CINEMA/Cultura/Porto Alegre

A SESSÃO NÃO PODE PARAR !! (Por Luiz Antonio Grassi)


Em plena pandemia, a defesa da gestão pública da Cinemateca foi vitoriosa. Um glorioso abraço pouco antes do confinamento sanitário, vitórias judiciárias e o retardamento das decisões privatizantes por conta da pandemia, tudo conjugou-se para que hoje, o antigo Capitólio, transfigurado em cinemateca, volte à cena e ao cumprimento de suas funções.

Além de uma valiosa programação (que vem recebendo mais público do que a maioria das outras), há o tesouro de um acervo valiosíssimo onde o restauro, a preservação e seu aproveitamento ficam garantidos e resguardados. E ainda, um programa educacional, em parceria com a UFRGS, possibilita a centenas de professores e milhares de estudantes enriquecerem-se com a alfabetização audiovisual.


Nesse contexto, a AAMICCA – Associação de Amigas e Amigos da Cinemateca Capitólio, que teve papel decisivo na preservação do prédio e em sua transformação na instituição atual, também se reinventou. Com feição renovada, a Associação parte, agora, para uma mais forte atuação dentro de seu objetivo principal: coadjuvar e reforçar a atuação e as funções da Cinemateca pública.

A campanha de novos sócios que a AAMICCA está lançando possibilitará que todas as ações que já vinham sendo feitas, junto à Secretaria Municipal de Cultura, à Coordenação da Cinemateca e ao seu corpo funcional, assim no Conselho Consultivo da C.C. ecoem mais fortes e atinjam melhor seus objetivos.


A AAMICCA vai continuar vigilante e lutando para que o Poder Público garanta as condições materiais, funcionais e administrativas da instituição.

O prédio e o mobiliário precisam de manutenção constante, o conforto básico tem que ser continuamente garantido (ar condicionado, iluminação, sanitários etc), os equipamentos específicos, tanto da sala de projeção quanto do acervo necessitam, igualmente, de conservação, reparos e renovação.

E muitíssimo importante: o corpo funcional tem a absoluta necessidade de valorização dos agentes atuais e de reposição daqueles que se afastam, com a devida capacitação dos novos.
A AAMICCA está conclamando as pessoas cultuam o cinema, que valorizam a preservação da memória e a difusão da cultura para que se incorporem à defesa e ao fortalecimento da Cinemateca Capitólio.

( e-mail para associar-se : aamicca.capitolio@gmail.com )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s