
ICMS sobre Gasolina, Gás e Diesel SEMPRE FOI de 30% ou 35%. Não é por causa dele que os combustíveis estão subindo. É por que Bolsonaro adotou o PPI – Preço Paridade Internacional.
O PPI atrela o preço dos combustíveis ao Dólar e aos preços internacionais do Petróleo. Mas o Brasil é Auto Suficiente, produz tanto quanto consome. E produz em Reais. Então não precisa ligar ao Dólar.
Lula e Dilma controlavam os Preços dos Combustíveis. Isto é possível por que o Governo ainda é Acionista Majoritário na PETROBRAS. Bolsonaro não controla os preços por que não quer. Ele esta mancomunado com as petroleiras internacionais.
Bolsonaro quer enganar o povo com o discurso fácil do “reduzir os Impostos”. O ICMS é a principal fonte de recursos dos Estados. Se reduzir, vai reduzir a Educação, a Saúde e a Segurança, que já são precárias.
E quer usar o dinheiro da criminosa privatização da ELETROBRAS pra cobrir metade do ICMS que os Estados deixassem de arrecadar…durante 6 meses. E depois?? Não teríamos mais a ELETROBRAS, e MENOS EDUCAÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA AINDA.
E o povo, ganhando cada vez menos, com a inflação explodindo, pagará ainda mais pela Energia Elétrica, que estará toda privatizada e sem nenhum controle do governo, como já esta hoje o Gás, a Gasolina e o Diesel.
Ou seja, Diminuir o ICMS sobre combustíveis vai produzir o efeito contrário do que se poderia imaginar: Vai Aumentar a pobreza dos Pobres e da “Classe média”.