
Dia 6 de agosto, é Dia Nacional dos Profissionais da Educação, data instituída em 2014, pela então Presidenta Dilma Rousseff, visando reconhecer a importância não apenas dos docentes, mas também dos trabalhadores na educação, em todos o níveis de ensino.
A data escolhida se refere à sanção da Lei 12.014/2009, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), reconhecendo os funcionários de escola como profissionais de educação. Ocorre que o afastamento de Dilma, em 2016, foi um duro golpe também na educação e seus profissionais. De lá para cá, tanto à nível federal, quanto na maioria dos estados, muito especialmente no RS, a regra é cortar verbas, achatar salários já minguados e retirar direitos, tanto dos professores quanto dos servidores de escolas. O Pacote imposto pelo Governador Eduardo Leite, com o aval da maioria dos deputados estaduais, foi um crime contra esses profissionais.
No caso dos servidores de escolas, o descaso e desrespeito são ainda maiores, o que fica evidenciado no fato de que estes profissionais não receberam um centavo sequer do reajuste que, embora irrisório, foi concedido ao magistério.
A melhor forma de comemorar essa data é dar o troco.
Educação não é despesa, mas investimento.
Faz o L.

https://www.facebook.com/vereadoramariaeunice
1