Eleições 2022/Rio Grande do Sul

Educador Social é mais Jovem Candidato do PT a Deputado Estadual no Rio Grande do Sul

Com 25 anos, João Marcelo Lucas Schneider é educador social em São Leopoldo, estudante de pedagogia, ator e diretor de teatro.

Com 42 anos de história, o Partido dos Trabalhadores tem entre seus quadros ícones das Lutas Sindicais e Populares com Olívio Dutra e Paulo Paim, esta abrindo espaço para uma nova geração de quadros militantes, alguns formados já nos áureos tempos de progresso propiciados pelos Governos Lula.

João Marcelo é desta cepa de Jovens que compreendem que a Luta de Classes requer que nossa juventude esteja Informada e Formada para lutar e manter direitos conquistados. Por isto, como Diretor e Ator, usa a metodologia do Teatro do Oprimido como instrumento de formação e conscientização.

“Acredito que somente ocupando os espaços é que será possível a Juventude garantir direitos aos bens básicos para uma qualidade de vida: emprego e renda, acesso à cultura, saúde e educação de qualidade“, afirma Marcelo

João Marcelo usa do Teatro do Oprimido como metodologia de ensino com o intuito de discutir e refletir sobre as opressões que cada pessoa enfrenta cotidianamente, construindo cenas e peças a partir das discussões. O Jovem candidato já ensinou mais de 150 jovens que passaram pelo trabalho de teatro realizado através do Grupo Movidos Pela Arte. A partir desse trabalho, torna-se evidente o quão transformadora a arte pode ser na vida de uma pessoa.

João Marcelo possui uma trajetória na defesa da educação, assistência social e cultura, principalmente dentro de São Leopoldo. João Marcelo é defensor dos direitos humanos e, como educador social, atua em diferentes comunidades periféricas de São Leopoldo, na defesa dos direitos das crianças, adolescentes e jovens.

Marcelo também atua como multiplicador do Teatro do Oprimido – T.O. (método desenvolvido pelo dramaturgo Augusto Boal e pela dramaturga Barbara Santos) e dirige o grupo de teatro comunitário Movidos Pela Arte, que tem como objetivo trabalhar oficinas de teatro para crianças, adolescentes e jovens no município desde 2017.


Com o propósito dar voz às regiões periféricas dos municípios e colocar a juventude como protagonista, João Marcelo comunica: “Queremos, juntos, mobilizar nosso estado para que tenhamos mais representantes da juventude ocupando o Poder Legislativo. É por isso que nos lançamos a este desafio político, pois a nossa pré-candidatura é fruto de uma construção coletiva que acredita na renovação, na construção de novas políticas de emprego e renda, na defesa dos direitos humanos, na defesa do SUS e na democratização da educação, da cultura e do esporte”.


João Marcelo tem sua candidatura construída a partir de diversos movimentos coletivos; a juventude, a cultura, movimentos sindicais e estudantis, representações da educação, da assistência social, do esporte, das mulheres, do movimento negro e do movimento LGBTQIA+; todos eles dão a sustentação para o debate e o fortalecimento de um projeto representativo e propositivo na reconstrução do estado através da candidatura de João Marcelo a deputado estadual no Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s