Lula fez 50% dos votos de Porto Alegre. Bolsonaro chegou a 39% e o Bolsonarista Onyx Lorenzoni conseguiu apenas 28,66% dos votos na Capital do Estado. Já o interior possibilitou que Bolsonaro tivesse 6% a mais de votos que Lula no RS.
No entanto, este resultado em Porto Alegre é bem diferente da fatídica Eleição de 2018, quando Fernando Haddad chegou a apenas 20% dos Votos no 1º turno contra os 45% de Jair Bolsonaro.
Porto Alegre, que dos anos 90 até o inicio dos anos 2000 foi baluarte e referência mundial por seus arrojados programas de participação cidadã, parece estar sinalizando a disposição de retomar este papel pela forma como votou nestas eleições.
E é também significativo que entre os Deputados Federais e Estaduais mais votados na Cidade, a maioria seja de representantes da Esquerda, PT,PSOL e PCdoB, sem falar no trabalhista PDT , que depois do tropeço destas eleições, pode de novo voltar ao campo da esquerda.


Com Sebastião Melo literalmente vendendo a Cidade e seus espaços para a Iniciativa Privada e visível decadência e precariedade dos Serviços Públicos, como Transporte Coletivo, Saúde e Assistência Social, é bem provável que a População opte por dar uma volta a esquerda já renovada em nomes e projetos.
