Fui impedido hoje de caminhar em uma área da Orla do Guaíba. O Embarcadouro dos Barcos Turísticos é público. Um Evento Privado que cobra ingressos esta instalado ali. Pra passar, só se pagar!
O Prefeito Sebastião Melo esta VENDENDO a Cidade, literalmente. E o empresariado que esta comprando, não esta nem aí para os Direitos da Cidadania.
No Artigo O fim do Direito ao Passe Livre em Dia de Eleição é só a “ponta do iceberg”, falei sobre sobre uma das facetas da submissão dos interesses públicos a privataria sem precedentes na história de Porto Alegre, que é o Fim das Gratuidades no Transporte, que também não se resume só ao Passe Livre no dia das eleições como querem fazer crer. (Clique ali no link pra ler que a coisa no transporte público é muito mais grave.)
O Cerceamento a liberdade a que eu e outros fomos submetidos neste sábado na Orla do Guaíba é só mais um dos muitos incidentes que estão se sucedendo e mostrando aos Cidadãos que há algo muito estranho acontecendo.
Um Evento Privado fechou toda a área, impedindo a circulação de pessoas. E não é a 1ª vez, pelo que me informaram. Ao questionar o evento, o funcionário do evento me disse: “vai falar com o Melo, que nos autorizou.”
A exploração econômica da Orla do Guaíba foi “concedida” por sei lá quantos anos para uma Empresa Privada. Se já é questionável entrega de áreas públicas para serem exploradas pela Iniciativa Privada, mas infelizmente aprovado pela maioria dos Vereadores na Câmara, pior é impedir ou prejudicar o ir e vir dos cidadãos, cujos impostos são, ou deveriam ser, aplicados justamente para termos uma Cidade Acessível em todas as áreas.
O Prefeito Sebastião Melo esta literalmente VENDENDO a Cidade. A Orla é só mais um exemplo da desavergonhada entrega da Cidade a ganância empresarial, que não esta nem aí para Direitos da Cidadania e nem para a Estética dos bens públicos.
Vale tudo para ganhar dinheiro! Em outros artigos aqui no Blog já falei sobre esta escabrosa Privatização sendo promovida na Orla e também no Parque da Harmonia, sob o aplauso de incautos cidadãos que cedo ou tarde vão ter que pagar a alguma empresa, o que antes era público e acessado gratuitamente.
Clique no Print a seguir e leia um pouco mais sobre as barbaridades que estão acontecendo na Orla, incluindo a Deturpação Estética daquele Espaço, desenhado e feito para o laser, mas que esta sendo transformado em um pardieiro de containers comerciais que deturpam a estética e embaçam a bela visão da Orla.
Clique e Leia também sobre a Orla, os artigos a seguir:
A 200 metros do Gasômetro, Prefeitura transforma Orla do Guaíba em loteamento da vergonha de Melo
Orla do Guaíba: Incompetência, hipocrisia e oportunismo na campanha eleitoral