
A Caminhada, o Ato, o número de presentes e o Espirito que dominou Porto Alegre ontem com a Presença de Lula é sem precedentes em Campanhas Eleitorais.
Com maioria de mulheres e jovens presentes, é possível imaginar mudanças no quadro eleitoral da Capital gaúcha, que já foi Símbolo histórico da ascensão do PT e da participação popular nas gestões públicas.
Já se vão 34 anos daquele dia marcante onde Olivio Dutra e Tarso Genro foram eleitos como Prefeito e Vice na cidade e inauguraram um ciclo que foi até 2004, onde a Participação Popular foi a tônica e a Cidade mudou de Perfil.
O Orçamento Municipal, pela participação da sociedade, passou a ir majoritariamente para as Periferias, com foco na Educação, Saúde e melhorias estruturais nos bairros.
O atual Prefeito, o Bolsonarista Sebastião Melo tentou impedir inclusive o Passe Livre no dia da Eleição, impedindo ou dificultando muitos moradores pobres das periferias de irem votar, marcou simbolicamente a sua gestão como representação de interesses outros, que não os das comunidades periféricas. Isto depois de desconstituir e sucatear Serviços de Saúde, Educação e Assistência nos bairros pobres da cidade.
O Passe Livre em dias importantes, como os de Campanhas de Vacinação e eleições, remontam também aqueles tempos onde o PT e a Frente Popular Governaram Porto Alegre.
A vitória de Lula na Cidade já no 1º turno e sinalização de que a Vitória será ampliada na Cidade, já faz muitos imaginarem Porto Alegre retomando aquele bom caminho e voltando a Ser Referência Mundial em Gestão Publica e Participação Popular.
O Primeiro passo agora é conter o avanço do bolsofascismo, elegendo Lula.
Depois, é iniciar o caminho para a Retomada de Porto Alegre para seu povo.