Tecnologia

“Tem custo investir na produção de chips, mas a ignorância é muito mais cara” diz Mercadante 

Foi como reagiu o ex-ministro da Ciência e Tecnologia e atual coordenador da Transição, Aloizio Mercadante, ao ser indagado se o Governo Lula estaria pensando em investir pesado na indústria de semicondutores, pois sem recursos não haveria como o país se desenvolver nessa área.

Lula criou a CEITEC para isto! Mas Guedes e Bolsonaro encaminharam a Extinção da Única Fabrica de CHIPS e Semi Condutores da América Latina.

A assertiva de Mercadante trouxe esperança da anulação definitiva da Extinção e pelo contrário, do Fortalecimento da Empresa Pública de Tecnologia de ponta instalada no RS.

 Da Capital Digital

Para Mercadante a possibilidade de parcerias público/privadas e investimentos do BNDES, há uma grande expectativa positiva de retomada da fábrica e do conhecimento brasileiro nessa área. Ele lembrou que produzir semicondutores não é apenas uma estratégica comercial.

Há a interesse também de não criar dependência tecnológica numa área com poucos players no mercado e existe ainda o componente geopolítico. Por estar concentrada na Ásia a indústria de semicondutores apresenta sempre um risco de se concentrar numa região politicamente instável.

“O Brasil não tem esse tipo de problema e pode ser uma grande opção na indústria de semicondutores para a criação de novos centros tecnológicos”, destacou Mercadante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s