América Latina/china/Cultura

Diálogo “Além da Cordilheira dos Andes” reuniu fotógrafos, artistas e autoridades de Zhejiang (China) e da América do Sul

Para celebrar as relações com a América do Sul, o Departamento de Cultura e Turismo da Província de Zhejiang realizou a Conferência on line “Terra Natal de Inspiração, Zhejiang Poético – Além da Cordilheira dos Andes”.

“Terra Natal da Inspiração – Zhejiang Poético” – Exposição Online para a América do Sul é inspirada no conceito de “criação de inspiração”. Parte de elementos representativos da criatividade cultural e do encanto natural de Zhejiang, tais como cerâmica, arquitetura, caligrafia, pintura, ópera, cenários e gastronomia. Apresenta as obras-primas da província de Zhejiang, através do tempo e do espaço ao povo sul-americano nas formas de imagem e texto, 3D, vídeo e interação de novas mídias. O objetivo é exibir o encanto humanista e a beleza ecológica de Zhejiang; e apresentar um banquete visual e um espetáculo cultural.

O proposta faz parte de uma série de sessões de exposição que estão sendo lançadas em aplicativos chineses como o WeChat; também nos meios comunicação e redes sociais das embaixadas e consulados chineses, nos centros culturais chineses no exterior e do Departamento Provincial de Cultura e Turismo de Zhejiang.

Na América do Sul a exposição será lançada nos websites dos meios de comunicação social e instituições culturais no Brasil, Argentina, Colômbia e outros países, para mostrar online a beleza da poética Zhejiang para a região.

Participaram on line do evento os seguintes convidados: da China, o famoso fotógrafo de Zhejiang, Xu Jian; e Zhang Xinchao, diretor, fotógrafo, estudioso da videocultura de Zhejiang. Do Brasil, os convidados foram Ceyton Boson, diretor da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Barueri-SP; Marcelo Godoy, produtor da TVT, que sediou o diálogo on line; Max Alvim, cineasta e documentarista; Paulo Hartmann, fotógrafo e designer;

Com participação gravada foram os seguintes convidados do Brasil: Antônio Andrade Barbosa, presidente do Boi Garantido, Sérgio Noronha, produtor cultural; Paulinho Sacramento, Roteirista, Diretor, Gestor Cultural; Daniel Castro, jornalista, escritor e consultor; Guilherme Gorgulho Braz, jornalista eDoutorando em Ciências Sociais pela Unicamp; e Fábio Menegatti, Repórter na Rede Record.

Parceria Zhejiang/América do Sul

Uma das mais desenvolvidas e conhecidas províncias (estado) chinesas no mundo, Zhejiang tem como capital Hangzhou, que foi a sede em setembro de 2016, da 11º Cúpula do G20, na qual a beleza da cidade ocupou grande parte do noticiário internacional. Mas a província é conhecida também no Ocidente desde o século 13, quando Marco Polo, mercador veneziano,  descreveu com admiração sobre a sua beleza e esplendor – em 2011, a fantástica paisagem do Lago Oeste entrou na lista de Patrimônio Mundial da Unesco.

Para celebrar as relações com a América do Sul, o Departamento de Cultura e Turismo da Província de Zhejiang realizou dia 30 de novembro/2022 a conferência on line “Terra Natal de Inspiração, Zhejiang Poético – Além da Cordilheira dos Andes”.

O objetivo do evento foi mostrar oportunidades de intercâmbio cultural e turístico harmonioso e amigável de Zhejiang, reforçando a importância estratégica e simbiótica desta parceria. E reuniu representantes, líderes, profissionais e especialistas públicos e privados, das áreas de comunicação, cultura e turismo da América do Sul para dialogar com os representantes do Departamento de Cultura e Turismo da Província de Zhejiang.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s