Rio Grande do Sul/Tecnologia

Na Contramão do mundo, Prefeitura de Canoas quer Extinguir a CANOAS TEC, Empresa Municipal de Tecnologia

Fiquei impressionado com o que Canoas avançou em termos de Tecnologia desde o nascimento da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas (CANOASTEC) em 2011.

Sempre a um clique no Celular, a gente nem se do trabalho que dá pra construir cada aplicativo, programa ou site que facilita nossa vida. E nem nos damos conta de que muito destes só são construídos por que tem investimento público.

É o caso da CANOAS TEC. Uma Fundação Pública, da Prefeitura de Canoas que é proprietária de inúmeros serviços, aplicativos e programas que sem eles, os cidadãos teriam muita dificuldade ou nem acessariam estes serviços que em muitos casos estão a um clique no celular e provavelmente nem acessariam a Internet Gratuita em vários lugares públicos.

Eu também fui surpreendido pelo fato de que a CANOAS TEC tem hoje boa parte de cidade “informatizada” ou possível de sê-la, através da Rede de Fibra Ótica de dar inveja a muitas cidades.

Pois A Prefeitura quer abrir mão desta Fundação que é Pública, para entregar a Estrutura e todo o conhecimento armazenado por esta Empresa de Tecnologia para a Iniciativa Privada.

Isto quer dizer que a Prefeitura quer entregar além das Redes de Fibra Ótica e equipamentos, algo que é muito mais caro nos novos tempos que vivemos, que são os dados de praticamente todos os moradores de Canoas, seja de inquilinos, proprietários, trabalhadores, usuários de serviços como Saúde, Educação, Assistência e outros nas mãos de uma …empresa privada.

Além dos nossos dados irem pras mãos de uma Empresa Privada, imagina a doideira: A Prefeitura hoje tem tudo isto. Mas ela entrega pra uma Privada. Aí, quando alguém for marcar uma consulta, a empresa vai cobrar da prefeitura pelo fornecimento daquele dado. Ou quando for encaminhar o IPTU, a Prefeitura que hoje tem teu dado, vai ter que pagar pra privada pra pegar teu dado e mandar pra ti o boleto do IPTU . E assim com todos os serviços. Parece pouco. Mas não é.

Nestes tempos de Revolução Tecnológica, quem tem dados como estes, não os entrega de jeito nenhum. Por que valem muito. E se eles são Públicos, que públicos permaneçam.

Por isto Partidos Políticos como a Rede Sustentabilidade, o PV, Sindicatos e Centrais Sindicais em uníssono repudiam a EXTINÇÃO da CANOAS TEC, de tantos serviços prestados a população de Canoas.

Nota de Repúdio à Extinção da CANOASTEC

A Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas (CANOASTEC) integra a administração municipal indireta, com a responsabilidade de gerenciar e assessorar o Executivo em relação à tecnologia da informação e comunicação. A CANOASTEC é instrumento fundamental para a modernização da administração municipal e o gerenciamento da sua estrutura informatizada.

A CANOASTEC foi instituída pela lei 5.627, de 26 de outubro de 2011, constituindo-se como Fundação Pública de Direito Privado sem fins econômicos, de natureza estatal, voltada ao interesse coletivo e de utilidade pública. O começo da operação deu-se efetivamente em março de 2012, com a constituição do quadro diretivo, e a assinatura do contrato de serviço com a Prefeitura Municipal de Canoas em agosto de 2012.

Tendo como missão gerenciar e assessorar o Poder Executivo Municipal em todos os aspectos relacionados à tecnologia da informação e comunicação, com foco no interesse coletivo e utilidade pública, provendo soluções inovadoras e sustentáveis.

Formalizamos nossa posição contrária à extinção da empresa. É necessário que o governo municipal apresente os impactos e riscos da terceirização dos serviços de TI da Prefeitura de Canoas.

A terceirização irá gerar impactos diretos nos serviços prestados para a população, além de aumentar o valor do custo para o município com serviços de TI; sem contar com a perda do conhecimento técnico dos profissionais concursados, colocando em risco a segurança das informações dos canoenses e da própria prefeitura frente às exigências da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Não é privatizando e nem extinguindo empresas públicas que vamos resolver o problema. É necessário que assim como outras empresas públicas, a CANOASTEC realize concurso público para contratar mais funcionários de carreira e ampliar e melhorar os serviços prestados à população.

NÃO À EXTINÇÃO DA CANOAS TEC

Canoas, 13 de fevereiro de 2023
Nota de Repúdio à Extinção da CANOASTEC
A Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas
(CANOASTEC) integra a administração municipal indireta, com a responsabilidade de
gerenciar e assessorar o Executivo em relação à tecnologia da informação e comunicação.
A CANOASTEC é instrumento fundamental para a modernização da administração
municipal e o gerenciamento da sua estrutura informatizada.
A CANOASTEC foi instituída pela lei 5.627, de 26 de outubro de 2011, constituindo-se como
Fundação Pública de Direito Privado sem fins econômicos, de natureza estatal, voltada ao
interesse coletivo e de utilidade pública. O começo da operação deu-se efetivamente em
março de 2012, com a constituição do quadro diretivo, e a assinatura do contrato de serviço
com a Prefeitura Municipal de Canoas em agosto de 2012.
Tendo como missão gerenciar e assessorar o Poder Executivo Municipal em todos os
aspectos relacionados à tecnologia da informação e comunicação, com foco no interesse
coletivo e utilidade pública, provendo soluções inovadoras e sustentáveis.
Formalizamos nossa posição contrária à extinção da empresa. É necessário que o governo
municipal apresente os impactos e riscos da terceirização dos serviços de TI da Prefeitura
de Canoas.
A terceirização irá gerar impactos diretos nos serviços prestados para a população, além de
aumentar o valor do custo para o município com serviços de TI; sem contar com a perda do
conhecimento técnico dos profissionais concursados, colocando em risco a segurança das
informações dos canoenses e da própria prefeitura frente às exigências da LGPD (Lei Geral
de Proteção de Dados).
Não é privatizando e nem extinguindo empresas públicas que vamos resolver o problema. É
necessário que assim como outras empresas públicas, a CANOASTEC realize concurso
público para contratar mais funcionários de carreira e ampliar e melhorar os serviços
prestados à população.

NÃOÀEXTINÇÃODACANOASTEC

Subscrevem esta nota


Rede Sustentabilidade


PCdoB-RS

CSB


PV-RS

SindPPD/RS

Força SIndical


Solidariedade-Canoas

CTB

UGT


CSP CONLUTAS


Fórum dos Direitos e Liberdades Democráticas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s