
Por Christian Kloppemburg e Jéferson Pitol Righetto*
No final de semana passado, dias 14, 15 e 16 de abril, a REDE Sustentabilidade realizou seu V Congresso Nacional elegendo uma nova direção nacional. Interessante o resultado da eleição do Elo Nacional¹ e a repercussão na imprensa. A maioria das agências noticiosas analisam o V Congresso² da REDE Sustentabilidade, a partir da ótica de quem ela representa.
É fundamental realizar uma reflexão sobre quais interesses que a imprensa hegemônica defende. Ela que até pouco tempo, sustentou Bolsonaro para garantir privilégios a quem determina os rumos da economia, e sustenta o discurso hegemônico de um caminho único na condução da política econômica, privilegiando altos juros que conduzem a economia para recessão, que beneficia poucos em detrimento da maioria excluída que busca o crédito até mesmo para consumir o básico necessário, para a sobrevivência.
Cotidianamente a imprensa pressiona o governo Lula para que ele assuma rumos menos populares, pois ele indica caminhos muito mais à esquerda do que nos seus primeiros dois governos.
A recente declaração de Lula na China³, de que o dólar não pode ser moeda única para o comércio internacional, além de afirmar que não venderia mais estatais, gerou imediata reação dos que defendem a submissão à condição do comércio mundial atual.
A imprensa e as viúvas do neoliberalismo desenfreado apostam na cisão e no caos dentro governo Lula e para isso tentam opor a Ministra Marina Silva⁴ ao senador Randolfe Rodrigues, para atingir o núcleo do governo.
Não é à toa que o Senador, líder do governo Lula, esteve mais distante do V Congresso da REDE, evitando que a imprensa fizesse ilações de que existem disputas entre integrantes do governo federal.
Os expoentes da REDE Sustentabilidade no governo Lula têm um papel fundamental. Marina Silva, está à frente do Ministério do Meio Ambiente e tem o papel de devolver ao Brasil a liderança da proteção ambiental do planeta em tempos de aceleradas mudanças climáticas que ainda podem ser freadas e passam pela proteção dos biomas brasileiros, em especial a Amazônia.
Tarefa que ninguém no mundo tem capacidade para realizar, melhor do que Marina. Ela que tem o apoio do partido, do governo e da sociedade e necessitará ainda do Congresso Nacional para reconstruir o sistema de proteção ambiental brasileiro, onde a bancada governista que está sob a liderança destacada do senador Randolfe Rodrigues é chave para isso.
O senador da REDE que liderou a resistência ao fascismo e lutou incansavelmente contra a corrupção durante a CPI da Covid-19 contribuiu muito para salvar a vida de milhões de brasileiros e evitar que bilhões de reais fossem desviados para corrupção.
Ao contrário do que a maioria da imprensa ventila, Marina Silva não foi hostilizada no Congresso da Rede, tão pouco saiu isolada do encontro nacional. Saiu fortalecida para cumprir o que o partido e a sociedade esperam de seu papel à frente do Ministério do Meio Ambiente. ]
Apesar das divergências sobre os rumos do partido entre as duas teses postulantes ao comando nacional, ambas chapas disputantes sempre reafirmaram que Marina é a principal liderança do Partido nacionalmente.
Rede Vive e Rede pela Base, chapas que concorreram ao Elo Nacional, concordaram que o momento da REDE é de fortalecimento e crescimento sem a possibilidade de fusão com qualquer outro partido, mas sem abrir mão de compor a grande frente ampla nacional que integra o governo Lula.
Cabe aos companheiros da frente ampla, uma reflexão sobre a decisão da REDE Sustentabilidade de seguir mais à esquerda. A guinada do partido é uma guinada à esquerda no seio do governo, fortalece a frente ampla em torno de Lula e vai diretamente contra os interesses de quem não quer a real independência do nosso país e que não quer um governo que tenha no seu centro a emancipação do povo mais pobre e excluído socialmente.
Christian Kloppemburg – Advogado Público
Jéferson Pitol Righetto – Geógrafo
Membros do Elo Estadual REDE Sustentabilidade/RS
REDE Vive pela Base
Subscrevem também:
André Vilson Costa da Silva, Porta Voz/RS – 1º Coordenador Executivo Nacional
Beto Grill 1º Coordenador Executivo/RS
1 – Equivalente ao diretório nacional de outros partidos políticos.
2- Em disputa contra Heloísa Helena pelo comando da Rede, grupo de Marina Silva é derrotado: ‘Saio daqui
sangrando’ | Política | O Globo –
https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2023/04/em-disputa-contra-heloisa-helena-pelo-com
ando-da-rede-grupo-de-marina-silva-e-derrotado-saio-daqui-sangrando.ghtml
3 – ‘Acham que queremos acabar com o dólar’, diz Lula na China sobre americanos
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2023/04/14/acham-queremos-acabar-dolar-lula
-china-americanos.htm
4 – Derrota de Marina Silva na eleição para o comando da Rede expõe isolamento da ministra no
partido https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2023/04/derrota-de-marina-silva-na-eleicao-para-o-c
omando-da-rede-expoe-isolamento-da-ministra-no-partido.ghtml