Desta vez a CNN puxou a frente e publicou vídeos convenientemente editados para que as Redes de Ódio da Direita pudessem espalhar sua narrativa fake sobre o 8 de Janeiro. Tudo muito igual a outras narrativas, a maioria delas iniciada por vídeos e cenas cinematográficas da Globo.
Nos meses que antecederam o Junho de 2013, a Rede Globo, vira e mexe, estava ao vivo nas ruas acompanhando as tais mobilizações contra o aumento das passagens de ônibus. As imagens alias eram fartamente espalhadas por próceres de “esquerda”, como se ali estivesse em construção uma “revolução”. A gente sabe onde tudo aquilo foi parar. Dilma iniciou seu 2º Mandato com apenas 12% de aceitação, mesmo tendo ganho a eleição e os movimentos de rua de 2013 viraram a “revolução colorida” tupiniquim, pintada de verde amarelo que culminou por derrubar a Dilma. Perdemos as Narrativas.
Depois veio a Lava Jato combatendo a “corrupission”. Mesma coisa: Muitas imagens das “operações” da Farsa a Jato com nomes pomposos e a Esquerda prostrada , com parte da “esquerda” apoiando as ações e outra parte, incluindo o PT, num discurso de que o Combate a Corrupção promovido pela Lava Jato estava certo, embora o constante envolvimento de dirigentes, parlamentares e do próprio PT, estivesse “errado”. Perdemos a Narrativa, Lula foi preso e Bolsonaro Eleito.
Muitas narrativas perdidas depois, por desarranjos entre setores da burguesia, o mesmo STF que havia até então apoiado a Farsa a Jato recua, reconhece a farsa e com isto liberta Lula, que concorre e vence, apesar das narrativas criminosas seguirem, e mesmo com Lula no páreo, muitas vezes vitoriosas.
Bolsonaro só não venceu por que Lula era o candidato. Não fosse Lula, e a ultra direita teria nos derrotado de forma fragorosa.
Por que a Direita trata a Comunicação como o que ela é: Arma de Guerra. E a munição são as narrativas. E os estrategistas municiam as tropas com as narrativas necessárias para avançar no campo de batalha. E as táticas adequadas são orientadas as tropas de acordo com a situação.
Com as imagens que não eram conhecidas nem pelo Governo e muito menos pelos petistas, editadas de acordo com os interesses golpistas, uma parcela da “esquerda” compartilhou as imagens editadas mesmo, xingou e provocou a baixa de um General no Governo e pior, avaliza a tal CPI, sinalizando uma desautorização do Judiciário que estava executando muito bem o combate aos Golpistas, com a fundamental atuação de setores da PF capitaneados por Flavio Dino.
Independente do resultado da CPI, a narrativa que corre é a que já se estabeleceu e segue sendo compartilhada freneticamente. “Ah, mas os vídeos foram adulterados”. E daí? O General G.Dias foi demitido e as imagens editadas seguem nas redes, independente do que a CNN venha a fazer agora.
E a CPI? Esta só serve para tentar paralisar o governo e para dar sustentação para Narrativas que se amplificarão nestes dias. A Direita tem as narrativas dela para amplificar: “ou o governo foi incompetente ou o Governo foi conivente”.
E qual é a narrativa da esquerda? Defesa diante de um ataque não é ataque. É só defesa. A defesa é importante mas não ganha nem batalha, que dirá uma guerra.
Vi o Ricardo Cappelli levantando dúvidas com relação a CPI. Ele é do Governo. Próceres do Governo são a favor. Ele não poderia falar contra. Mas eu posso.
Uma CPI destas só teria sentido se entendêssemos a Comunicação como arma de guerra e não só de jornalismo, propaganda e marketing. Por que aí a cada dia nossa narrativa se anteciparia a ação da CPI, que no geral é só um espaço de projeção de individuos. Ou qual foi mesmo o resultado da tal CPI da COVID|? Apesar dela, Bolsonaro quase venceu a eleição e a maioria dos negacionistas que passarm por ela, se elegeram.
E pior: Mesmo quando temos um conteúdo para uma vitoriosa narrativa, estranhamente pouco falamos dela: A sociedade se assustou com os ataques Nazistas as Escolas. O Governo Lula, através do Ministério da Justiça, agiu rápido. Investigação e çontra Células Nazistas e Operação Escola Segura. 302 criminosos presos. A sociedade pode se acalmar. Mas a narrativa além de dizer isto mil vezes, deveria também mostrar o que são os criminosos presos: Bolsonaristas recrutados via Redes Sociais, incluindo chats de Jogos.
Qual é mesmo a narrativa da Esquerda? Qual é a Estratégia e quais são as táticas para orientar nosso exército de milhões de militantes que combatem o mal de forma individual e voluntarista e que precisam ter um Centro de Comando para a Guerra?
Não é possível que um Partido como o PT dependa do apelo de Influencers como Janones, que nem do PT é, para uma Guerra com a proporções mundiais que é a Guerra hibrida e que aqui batalhas várias já, todas tão parecidas.
#ProntoFalei
Penso que o STF, mais precisamente o Ministro Alexandre de Moraes deveria receber este texto, de modo que o STF possa punir a CBN por publicar “fake-news” e incentivar a que se proceda a Regulamrntação da Mídia.
CurtirCurtir
Penso que este rexto teria que ser encaminhado ao STF ou, mais precisamente, ao Ministro Alexandre de Moraes para que ele enquadre a CNN nas investigações das “fake-news” e incentuve a Regulamentação da mídia tradicional e digital, incluindo as redes sociais.
CurtirCurtido por 1 pessoa