Porto Alegre/Rio Grande do Sul/Saneamento

A Luta contra a Privatização da Água e do Saneamento perde João Antônio Dib, um homem direito da direita

João Antônio Dib era de uma cepa de homens diferente dos que foram contaminados pelo bolsonarismo. Foi o Último Prefeito nomeado pela Ditadura Militar, de 1983 a 1986 mas nunca propôs entregar um prego sequer da Prefeitura para Empresas Privadas.

Sempre defendeu que Água e Saneamento eram direito do povo e portanto não tinha sentido vender Empresas como o DMAE – Depto. Municipal de Água e Esgoto e nem a CORSAN – Companhia Rio-Grandense de Saneamento, como é possível ler nesta matéria do Site da Câmara de Vereadores, onde cumpriu 10 mandatos consecutivos: Ex-prefeito João Dib critica proposta de Privatização do Dmae e apoiou fala de sua correligionária Vereadora Mônica Leal. Diz a matéria:

No mesmo tom de Dib, a vereadora Mônica Leal, igualmente do PP, esclareceu que o tema do saneamento não é sua área pois é jornalista, mas vem pesquisando na imprensa, inclusive nos sites de notícia internacionais, o debate sobre a privatização e a reestatização dos serviços sanitários. Conforme Mônica Leal, Paris e Berlim, por exemplo, estão numa lista de mais de 400 cidades, as quais realizaram a experiência da privatização e estão reassumindo os serviços porque a experiência não funcionou.

Além de Prefeito, Dib também já havia sido Diretor do DMAE e em 2021 não se furtou em participar de outra atividade, desta feita para chamar a atenção de Sebastião Melo: Ex-diretores do Dmae se unem contra Marchezan para evitar privatização. Ele achava então, que seria possível ainda demover o Prefeito Sebastião Melo da inexplicável entrega do DMAE, e pelas informações que lhe passavam outros homens supostamente direitos, e ocupavam cargos no Governo Leite, de que a CORSAN também não seria entregue.

Dib sempre questionou a Privataria e em 2022, diante do ataque privatista de Sebastião Melo ao DMAE e Eduardo Leite a CORSAN, fez questão de participar de um Ato Público em Defesa das Estatais, mesmo estando em Cadeira de Rodas.

Temos o DMAE que é Público e dá muito lucro, nós temos é que investir este dinheiro para melhorar cada vez mais o Serviço de Água e Esgoto pros cidadãos. Os servidores sabem o que a cidade precisa. Eu fui diretor do DMAE duas vezes, e vi ele cada vez melhor, hoje o Departamento está à altura das necessidades de Porto Alegre. Não tem por que Privatizar”, disse Dib em sua fala simbolizada na foto de capa deste artigo..

Que homens e mulheres direitos como João Antônio Dib voltem a comandar a Direita e enxotem os mentirosos e incompetentes vendilhões e bolsonaristas que se achegaram e tomaram de assalto o que embora de Direita, tinham compromisso com a verdade e não trocavam de camiseta de acordo com as conveniências…políticas e “econômicas”.

No artigo acima, vários links para matérias fontes.

Mas também Leia mais sobre o assunto clicando nos links a seguir

O Dmae e os servidores municipais (Por João Antonio Dib)

Porto Alegre: DMAE tem R$ 300 milhões em Caixa, mas Prefeito não investe e pior, quer privatizar o Departamento

“DMAE deve seguir Público e problemas de água devem ser resolvidos com financiamento da Caixa Federal e não com privatização, já que o DMAE dá lucro”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s