Lula/Salario Mínimo

Histórico do Aumento Real do SALÁRIO MÍNIMO, mostra quem tem compromisso com o Povo

É nos Anos de Governo do PT que o Salário Mínimo tem Aumento Real, Maior que a Inflação – Gráfico Publicado por @moreira_uallace do MDIC, no Twitter

O Salário Mínimo é um balizador dos Demais Salários, desde sua Criação por Getúlio Vargas .Durante muito tempo os ganhos não eram medidos na Moeda Corrente, hoje Reais, mas em “Salários Mínimos”.

Me lembro inclusive do Piso Salarial dos Trabalhadores no próprio Acordo Salarial de determinada Categoria Profissional era de 1,6 Salários Mínimos“, assim descrito e não “X” Cruzeiros, a moeda corrente antes de 1994.

Nos tempos de Fernando Henrique Cardoso, houve uma tentativa de eliminação do Salario Mínimo Nacional. O objetivo do neoliberalismo era eliminar qualquer parâmetro salarial , para poder pagar menos aos trabalhadores.

Na Reforma da Previdência de 1995, o tucano FHC inclusive tirou o Salário Mínimo como Referência de Pagamento aos Aposentados, que tiveram seus aumentos desvinculados do Aumento Anual do Salário Mínimo, o que aliás, é motivo para contendas Judiciais de quem Já estava aposentado a época.

É assim que os neoliberais transformaram o Teto da Previdência de “10 Salários Mínimos”, para um valor nominal que alterava ano a ano, mas sempre abaixo do Salário Mínimo. Por conta dos anos sem o PT no Governo, hoje o Teto de Aposentadoria do INSS esta bem abaixo deste patamar, já que foi justamente nos Governos Petistas que o aumento do Salário dos Aposentados foi de novo vinculado ao Salário Mínimo.

O PT sempre Defendeu o Salario Mínimo como fonte de Distribuição de Renda e como muitos de seus próceres dirigentes vem da Classe Trabalhadora, sabe que ele é também referencial para os demais Salários.

Viva o Salário Mínimo. Viva Jango e Getúlio que Criaram o Salário Mínimo Nacional. E Viva Lula e o PT que no Governo, resgatam o valor econômico e também simbólico do Salário Mínimo Nacional.

Deixe um comentário