Brasil/soberania nacional/Tecnologia

China oferece Caças Chengdu J-10 em troca de Acesso a Base de Lançamentos de Alcântara. Por que o Brasil não aceita?

De acordo com informações publicadas pela Veja, a China apresentou ao governo brasileiro uma proposta  de um lote de caças Chengdu J-10 em troca do de acesso ao Centro de Lançamento de Alcântara, localizado no Maranhão. Entretanto, as discussões com as autoridades militares brasileiras não avançaram.

O argumento de “Funcionários do Ministério da Defesa” é de que a China frequentemente oferece equipamentos militares ao Brasil, mas limitações financeiras muitas vezes impedem a concretização dessas ofertas, segundo a revista Veja. Seriam só “limitações financeiras”? Mas não consta na matéria que valores em dinheiro tivessem sido mencionados.

A Base de Lançamentos de Alcântara é um importante local para lançamentos de satélites para o mundo todo, por causa de sua localização. O lote de Caças Chengdu J-10 poderia ser uma alternativa de Caça multifuncional para preencher a lacuna operacional entre os Super Tucano e os Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB).

Por outro lado, segundo a Revista Sociedade Militar, “analistas” (que analistas?) alertaram que conceder acesso chinês a Alcântara poderia complicar as parcerias de defesa existentes no Brasil.

Aí o Blogueiro foi ver que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) tem várias parcerias estratégicas com empresas e com o Governo americano:

  1. Virgin Orbit (EUA): A Virgin Orbit assinou um acordo para utilizar a infraestrutura do CLA para lançar seu foguete LauncherOne.
  2. Hyperion Rocket Systems (EUA): Esta empresa opera o sistema de plataforma de lançamento destinado ao Veículo Lançador de Microssatélites (VLM).
  3. Orion Applied Science and Technology (EUA): Foca em operações de lançadores de veículos suborbitais.
  4. C6 Launch (Canadá): Planeja lançar seu pequeno lançador de satélites na região.

Sobre Acordo com os EUA, o ex Ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral disse textualmente “O Acordo assinado pelo governo Temer, aprovado pelo Congresso e Sancionado por Bolsonaro em 2019, chamado de “Salvaguardas Tecnológicas” com o governo dos EUA, mediante o qual cedemos nossa Base de Lançamentos de Alcântara, de localização privilegiada, e assumimos compromissos que alienam nossa soberania” em artigo publicado por este blogueiro em 2019, que pode ser acessado clicando no link a seguir:

Relendo o artigo do Ex Ministro Roberto Amaral e outros também publicados aqui no Blog, chego a conclusão de que nossa Soberania Nacional esta manietada por um acordo assinado e aprovado durante os governos Temer e Bolsonaro, que pode custar ainda muito caro ao Brasil se seguir nesta toada de fechar esta que é uma das mais importantes Bases de Lançamento de Satélites apenas aos EUA e suas empresas.

E só pra relembrar : Em 2003 Alcântara já tinha Status de uma das Mais Importantes Bases de Lançamento de Foguetes do Mundo por conta de sua localização mas também pelo Programa Espacial Brasileiro, quando sofreu um estranho “acidente” que custou a vida de dezenas de cientistas, coisa hoje pouco ou nada lembrada também.


Descubra mais sobre Luíz Müller Blog

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

53 pensamentos sobre “China oferece Caças Chengdu J-10 em troca de Acesso a Base de Lançamentos de Alcântara. Por que o Brasil não aceita?

  1. É o cúmulo do absurdo, pra você ver o que esses pseudo governantes fazem com o país, que acordo de m……. feita com os Norte Americanos, ridículo, pra dizer o mínimo. Estamos travados a incompetencia sem precedentes.Ainda tenho que ouvir um senhor das mídias sociais (Conhessidissimo) elogiando o tal acordo, que belo acordo.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eita , um lambedor de bolas chinesas, arrotando “direitos, liberdades e soberania” para que possamos ser ferrados por uma ditadura comunista? Prefiro continuar alinhado ao Ocidente e não a burocratas imbecis do PC chinês.

    Curtido por 1 pessoa

    • Tu queres submissão a um Império. Eu não quero o Brasil submisso a nenhum império. Somos a 8ª economia do mundo e temos tudo o que muitos outros países não tem. O que precisamos é ter acordos que nos garantam acesso a mais tecnologias para agregar valor as riquezas naturais e minerais que temos.

      Curtir

    • Tu ainda dá papo pra esse blogueirinho? Veja que ele escreveu ali abaixo, que o LULE tirou 32 milhões da pobreza em 2 anos de governo. hahahaha hahahahahah ahhahahahaha hahahahaha haha

      Um cara que escreve uma MERDA dessas num blog quer ser levado a sério? Eu acho que não.

      Lula só tirou 32 milhões da pobreza se jogou eles na miséria total, aí eu até acredito.

      Lula é um LADRÃO CONDENADO, é um rato de esgoto dos mais pestilentos e sujo, não vale o cocô do gato doente. Quem defende esse ladrão imundo não vale nada.

      Curtir

  3. Um dos motivos é porque nossos Gripens são muito superiores ao J10 chinês, não faz sentido adquirir um avião inferior ao que já estamos adotando.

    Outro seria a dificuldade em nós adaptarmos ao material chinês, visto que ele é descendente de equipamentos e doutrinas soviéticas, muito diferente do que já utilizamos.

    Por último podemos dizer que os americanos jamais permitiriam que um país em sua esfera de influência utilize aeronaves chinesas, veja o caso da Argentina; Muito menos que uma base para lançamentos de foguetes possa ter possível uso para lançar mísseis, tudo isso bem ao lado dos EUA.

    Curtir

      • Que eu saiba os sul-coreanos lançaram foguete de lá em 2022, não os americanos.

        No mais, se o PT estava tão interessado na soberania nacional e etc, por que nós mesmos passamos 13 anos sem lançar nada em Alcântara após a explosão do VLS em 2001 ?

        Reflita se esse discurso de “soberania” não está sendo sequestrado apenas para impedir qualquer discussão fora dos moldes de visão que a esquerda quer impor; Há vida além dos muros do partido.

        Grato

        Curtir

      • Tá ali no artigo os acordos que existem. E se tu fosse um.pouco mais atento, verias que contesto a posição do PT de não mais debater o tema. E me diz: que visão é esta que a esquerda quer impor, que eu não tô envergando?

        Curtir

    • Que eu saiba os sul-coreanos lançaram foguete de lá em 2022, não os americanos.

      No mais, se o PT estava tão interessado na soberania nacional e etc, por que nós mesmos passamos 13 anos sem lançar nada em Alcântara após a explosão do VLS em 2001 ?

      Reflita se esse discurso de “soberania” não está sendo sequestrado apenas para impedir qualquer discussão fora dos moldes de visão que a esquerda quer impor; Há vida além dos muros do partido.

      Grato

      Curtir

  4. Cúmulo do absurdo é ver um bloqueiro pseudo conhecedor do assunto falar tanta bobagem . E desde quando o acordo de salvaguarda com os EUA impede que aluguemos as instalações da base para qualquer outra empresa ou país? É um acordo de salvaguarda tecnológica e não restringe ao uso só dos EUA. E ainda por cima é mau informado dando entender que a explosão de 2003 em Alcântara foi um ato de sabotagem quando todo mundo já sabe que foi um acidente causado por falha de aterramento do VLS, fato que já foi amplamente divulgado pela FAB e pela mídia em geral. Isso aqui não é um blogue de informação baseado em fatos e sim de “Eu acho”.

    Curtir

    • Quem escreveu sobre o acordo de salvaguarda dizendo que é ruim, foi o ex ministro da Ciência e tecnologia, não o blogueiro. E quanto a explosão de 2003, como podes ver no vídeo, as versões continuam circulando. Tu só acredita em decisão oficial quando ela bate com o que tu pensa né? Por que mesmo o Lula foi inocentado pelo STF, tu seguiu dizendo que ele é culpado e que o STF está errado. Então tá . Mas respeita a minha opinião. Por que tá escrito ali: este aqui é um blog de opinião

      Curtir

      • Lula é um ladrão, o STF só livrou ele da cadeia porque todos lá tem o rabo preso. O Brasil é um narcoestado baseado no socialismo. Me admira não enxergar a merda que esse país está se tornando na mão no narcosocialismo. Até mesmo um bloqueirinho militante deveria ter um pouco da noção da realidade. Esse lixo do PT vai terminar de destruir o país, já estamos com rombos trilionários, se essa grana fosse pra população podre, como o demagogo mentiroso fala, mas vai tudo pra cumpanheirada vagabunda viver bem. E o podre que se dane, continuem votando nesse ladrão safado e vivam comendo merda a vida toda.

        Curtir

  5. Certíssimo os militares brasileiros. O projeto GRIPEN foi baseado em um único caça multifuncional.

    parem com esse mimimi socialista. O LADRÃO presidente já fez acordos semelhantes com a Ucrânia, vomprouyim projeto de míssil e o Brasil perdeu bilhões de reais e ficou por isso mesmo. Blogzin safado

    Curtir

      • Tentar cobrar interpretação de texto de pessoas que são quase analfabetos funcionais é uma tarefa inglória, tovarish.

        Curtir

      • Eu tenho respeito por opiniões idôneas e sem comprometimento com causas e militâncias diversas. Quem é militante canhoto NUNCA vai postar a realidade, SEMPRE vão dar um jeito de postar coisas boas, mesmo que seja de um partido corrupto e de ladrões vagabundos. O que vale pra vocês é defender o sistema socialista, mesmo que vejam que é pura falcatrua. O país está afundando na mesma bosta dos governos anteriores do PT, só corrupção, só vagabundagem. Agora com o patrocínio da mídia porca que recebe muita grana do governo, dos artistas vagabundos que se escoram na Lei rouanet, (porque se fossem viver de talento iam morrer de fome), dos desvios de bilhões que esse desgoverno usa pra manter a sua causa, e com o STF apoiando tudo isso, por motivos que ninguém ainda sabe, só eles. O Brasil é um narcoestado, talvez os bloqueirinhos só entendam isso quando a água bater no fundo deles também. Aí vai ser tarde.

        Curtir

    • O Grippen é um caça multifuncional sim, mas para o valor unitário deles é um custo altamente proibitivo para termos a quantidade de esquadrilhas necessárias para cobrir adequadamente todo o território nacional, e para isso precisaríamos de aviões mais baratos tanto no custo quanto na manutenção e atualização de aviônicos e obviamente sob um contrato com transferência de tecnologia para nossa indústria bélica nacional, tal qual conseguimos com os suecos.

      Curtir

    • Esses bovinos adoram lamber as bolas dos ianques, qualquer um com o QI maior que o QI de um camundongo em coma saberia que os acordos entre os ianques e o Brasil só beneficiam aos ianques 🖕🖕🖕🖕🖕🖕

      Curtir

      • Doente é quem defende um regime cleptocrático e um ladrão no poder, né cumpanheiro? Quando leem algumas verdades, não conseguem argumentar, então acabam com a discussão, típico dessa canhota kkkkk Vai lá, cumpanheiro, vai apoiando esse sistema escroto de ladrões disfarçado de socialismo kkkk

        Curtir

  6. Novamente fazendo um comentário sobre o tema, o primeiro motivo é que o Gripen E que estamos colocando em serviço, com muito esforço por falta de verbas, é bem superior ao J-10. Não há motivos para adquirir a aeronave chinesa; Por que não oferecem o J-20, de quinta geração ?

    O segundo é que os aviões chineses vêm de tecnologia soviética, o que torna sua manutenção, operação e doutrina de uso muito diferente da que estamos acostumados, de origem ocidental. O custo para trocar toda a forma de trabalhar seria imenso.

    Por fim, sendo pragmáticos, jamais os Eua permitiriam que o Brasil usasse aeronaves chinesas, vejam como foi com a Argentina. Além disso, uma base de lançamentos de foguetes chineses aqui seria visto pelos americanos como um passo para ter uma base de mísseis ao seu lado, inconcebível para eles.

    Curtir

    • A base de Alcântara hoje está nas mãos das empresas e do Império Americano, como consta no artigo. Colocar outros parceiros no uso , com repasse de tecnologias ao Brasil, seria saudável pra soberania nacional

      Curtir

      • Concordo com o Diego na indagação , porque a China iria oferecer caças J-10, sabendo que já temos contrato inclusive com transferência de tecnologia com os suecos e o Grippen? Isso não faz sequer sentido para representar uma “tentação” para nossos militares da Aeronáutica de ao menos pensarem no assunto.

        Ou os chineses não estão tão interessados na base de Alcântara ou é só uma jogada deles para ‘esconder o jogo’ de suas reais intenções geopolíticas na região da América latina. 🤭

        Curtir

      • Mas Luiz, quais lançamentos foram feitos pelos EUA em Alcântara ? O único feito nos últimos anos foi o da empresa sul-coreana Innospace.

        A verdade é que Alcântara está ociosa por falta de vontade política e estatal para buscar lançamentos para essa base. Nem nosso programa espacial lança a parti dele, haja visto a falta de verba crônica.

        Quando falo vontade política e estatal, não me refiro a governo de esquerda ou direita, o problema vem de décadas.

        Curtir

    • Os bloqueiros comunistas piram. não entendem nada de nada e querem dar esses pitacos absurdos. Jatos da china?? kkkk vai estudar o projeto do Gripen primeiro. Já chega aquele tufo que o Brasil tomou da Rússia comprando aqueles lixos de helicópteros que o governo do PT “negociou” com os russos. lixo que não se mantinha por falta de peças e manutenção. Já chega o acordo com a Ucrânia onde o Brasil tomou um tufo bilionário e não recebeu nada. Lula ladrão condenado IMUNDO.

      Curtir

      • É só clicares no link do artigo sobre os Gripen. Foram os Jatos comprados pelo Brasil no Governo Lula, por que diferente dos Jatos americanos, a Suécia decidiu topou transferir a tecnologia pro Brasil e é a Embraer que esta construindo eles. É disto que falo.

        Curtir

      • Certo, isso porque os militares brasileiros não aceitaram o ladrão condenado empurrar os jatos Rafale do bundamole do Macron, aqueles jatos superfaturados e sem ToT. Nem os americanos davam transferência de tecnologia nos seus jatos. Foi uma decisão acertada fechar com os gripen suecos. E não por vontade política, só por escolha técnica militar mesmo. Nem jatos indianos, nem russos e nem chineses, eles só vão vender as versões capadas pros demais países. Melhor então pegar um F-16 projeto antigo mas nas últimas versões modernizadas, que dá de 10×0 nessas porcarias indianas ou chinesas. China ainda está evoluindo nisso, mas não são confiáveis, iguais ao russos e americanos. Quer soberania? Aprenda a fazer, sem depender dos outros. Como é que a OITAVA ECONOMIA mundial não consegue? China levou décadas pra desenvolver um motor a jato confiável, não se faz tecnologia da noite pro dia, requer esforço e continuidade. Aqui em banárnia não temos nenhum dos dois, só corrupção.

        Curtir

      • Superficial. População miserável, escrava, sem nada. Poderio militar, só bravata. Tem um porta aviões. Um. Tudo lá é bravata. Oitava economia só na conversa. Povo morando como ratos e vivendo de migalhas. Realmente eu não consigo entender essa sua opinião.

        Curtir

      • No caso do porte da nossa economia, não é opinião. É fato. Já quanto a pobreza, o que tu dizes não é verdade. Em apenas 2 anos de gpoverno Lula, 32 milhões sairam da extrema pobreza. Aliás, extrema pobreza que tinha sido praticamente erradicada nos governos do PT e voltou com tudo durante os govrnos Temer e Bolsonaro.

        Curtir

      • pqp. 54 milhões recebem bolsa miséria. E tu vens dizer que saíram da pobreza? Vá conhecer o Brasil. Não é o que eu conheço. Um país de miseráveis pedintes, que nada produzem. Acordei.

        Curtir

      • Oitava economia do mundo, com um ladrão desgraçado condenado na presidência, um STF acobertando as falcatruas, a mídia porca comprada recebendo muita grana pra defender esse lixo de governo narcosocialista. É tudo que os blogueirinhos canhotos querem. Só o lixo do lixo.

        Curtir

      • kkkkkk a unica luz que certas pessoas usam pra ver seus proprios umbigos sujos,,é das trevas a que estão submetidas de sua profunda ignorância mental e moral.!!!! E nada nem ninguem as puxará desse atoleiro podre, tenhamos fé nas próximas geraçoes, a atual?? Apodreceu sob o peso de suas proprias #convicções# e #certezas# kkkkkk.

        Curtir

      • Luiz Müller disse:

        No caso do porte da nossa economia, não é opinião. É fato. Já quanto a pobreza, o que tu dizes não é verdade. Em apenas 2 anos de gpoverno Lula, 32 milhões sairam da extrema pobreza. Aliás, extrema pobreza que tinha sido praticamente erradicada nos governos do PT e voltou com tudo durante os govrnos Temer e Bolsonaro.

        pelo amor de deus cara, para de passar tanta vergonha, LUla é um farrapo humano, não tirou ninguém da pobreza, OU você realmente acredita no que o Larápio fala, ou você faz parte da corja comuna falcatrua nacional.

        Em apenas 2 anos LULE tirpou 32 milhões da pobreza? Cara, nem você acredita nessa merda, nem a globo, nem o próprio Lula. Cria vergonha nessa cara em mentir assim.

        Curtir

    • Nenhum país que se preze quer ser dominado ou “mandado” por outro(s); do mesmo jeito que não quero ser capacho de chineses tbm não queremos ser dos estadunidenses ou quaisquer outros neocolonizadores.

      A pessoa tem que ter brio e a coluna ereta ao invés de ficar se curvando e fazendo genuflexão aos interesses do Grande Irmão do Norte.

      Curtido por 1 pessoa

      • brio? Recebendo bolsa desse jeito, sem trabalhar? Que brio é esse? Povo de vagabundos e acomodados. Vivem de esmola. País quebrado. Uma minoria sustenta uma maioria de infelizes pedintes que vivem de esmola. Por favor. Que brio é esse?

        Curtir

  7. Essa é mais uma prova que temos um governo responsável e democrático, se o governo Lules fosse autoritário como o do Bozonazi iria simplesmente rasgar o acordo feito sob medida aos interesses estadunidenses e quem achasse ruim que desse uma de tio França e se explodisse. 😂

    Curtir

  8. Estamos no Ocidente e vamos fazer acordos perigosos com o Oriente. Está aí os resultados do que a Rússia está fazendo com a Ucrânia. Sempre estivemos com os americanos vamos continuar com eles.A China e a Rússia já estão na Venezuela, Bolívia, Argentina e até aqui no Brasil. Mas todo cuidado é pouco.

    Curtir

  9. Realmente a base de Alcântara deveria ser usada apenas para fins pacíficos e dessa forma poderia atrair diversos países do mundo interessados no lançamento de satélites igualmente para fins pacíficos. Assim, qualquer acordo que venha diminuir o uso da base por qualquer motivo não seria benéfico ao Brasil. Se temos uma boa base para lançamentos que pode interessar a vários países, para não haver qualquer suspeita do uso bélico, basta deixar bem claro nos contratos que estariam proibidos lançamentos para testes de ogivas militares de qualquer natureza e que todos os lançamentos seriam fiscalizados por equipes especializadas. Será que ninguém ainda pensou nisso???

    Curtir

Deixe um comentário