
O assassinato da única vereadora de Formigueiro, chocou a população do município nesta terça-feira (17). Elisane Rodrigues dos Santos, 49 anos, foi encontrada morta a facadas nesta manhã, no interior do município.
Segundo o Diário de Santa Maria, O crime deve ter acontecido entre o final da noite de segunda-feira (16) e manhã desta terça, já que a vereadora chegou a participar da sessão de segunda à noite.
O corpo da parlamentar do PT estava caído ao lado do seu carro, uma caminhonete Fiat Strada branca, em uma estrada da localidade de Rincão dos Machado. Segundo o site Formigueiro Real, o corpo foi encontrado por agricultores.
Elisane apresentava pelo menos 10 marcas de facadas, a maioria na região do pescoço. Inicialmente, as informações eram de que Elisane havia sido morta a tiros, o que não se confirmou.
A Polícia Civil investiga o crime. Nenhum objeto pessoal da vítima teria sido levado. Além do carro, a polícia também encontrou no local a bolsa com carteira, celular, dinheiro e cartões de banco.
Profissionais do Instituto-Geral de Perícias (IGP) de Santa Maria estão em Formigueiro para o trabalho da perícia.
Em março deste ano, em função do seu reconhecido trabalho político e social em Formigueiro, Elisane foi homenageada com o Prêmio Mulheres de Luta 2025 por iniciativa do Deputado Valdeci Oliveira, juntamente com outras lideranças femininas do Rio Grande do Sul.

Elisane exercia seu primeiro mandato na Câmara de Vereadores de Formigueiro. Era a única mulher entre nove parlamentares.
NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE das Mulheres do PT RS
Com imensa dor e indignação, o PT Mulheres do Rio Grande do Sul se solidariza com a família, amigas, companheiras de militância e com toda a comunidade de Formigueiro diante do brutal assassinato da vereadora Elisane Rodrigues, ocorrido na manhã desta terça-feira (17).
Elisane era a única mulher eleita na Câmara Municipal de Formigueiro, eleita em 2024 para seu primeiro mandato pelo PT, Elisane foi uma voz firme e comprometida com a defesa dos direitos sociais, da causa Quilombola, da saúde pública, da justiça social e do diálogo.
Técnica de Enfermagem e Auxiliar de Análises Clínicas, atuava no hospital local com o mesmo cuidado com que se dedicava à política: com escuta, ação e coragem.
Sua morte não pode ser naturalizada.
Seguiremos honrando a memória da companheira Elisane com mais luta, mais organização e mais coragem.
Elisane presente, hoje e sempre.
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Tem mão de gente insatisfeita, afinal ela era à favor dos menos favorecidos…tem mão de bolsonazistas nesse crime, os “poderosos” de sempre e, como sempre, ficam impunes
CurtirCurtido por 1 pessoa
É mais uma barbárie fruto do ódio implantado no país.
CurtirCurtido por 1 pessoa
✊🏾✊🏾🤜🏽🤛🏽🤜🏽🤛🏽✊🏾✊🏾
BASTA DE IMPUNIDADE!
BASTA DE CONIVÊNCIA, COMPLACÊNCIA, CONDESCENDÊNCIA, CUMPLICIDADE!!
CAMBADA SESTA QUADRILHA NAZI-FASCISTA DE FILHOS-DE-CU DUCARAI!!
✊🏾✊🏾🤜🏽🤛🏽🤜🏽🤛🏽✊🏾✊🏾
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nenhuma a Menos! Elisiane : Presente agora e Sempre! queremos Justiça, nos queremos vivas! não aceitamos a naturalização dos feminicidios, queremos a prisão do assassino e seus mandantes que não toleram as mulheres nos parlamentos, na política nem nos lugares de destaques e pela Esquerda!! Elisiane era uma parlamentar firme , trabalhadora e por isso as elites peçonhentas, do mal a assassinaram-na, mas seremos todas Elisianes!
Luci Mari C Leite Jorge
GT Mulher ASSUFRGS.
CurtirCurtido por 1 pessoa