Uncategorized

FÓRUM ESTADUAL DE APRENDIZAGEM

LEI DO APRENDIZ – Mais do que lei, uma oportunidade para empresários e para jovens trabalhadores

Reunião da Coordenação do Fórum na SRTE/RS

Reunião da Coordenação do Fórum na SRTE/RS

Hoje tivemos a 1ª reunião da Coordenação do Fórum Gaúcho da Aprendizagem instituido através de portaria do Ministro do Trabalho. O RS é o Estado que tem o maior número de aprendizes cotizados, ou seja, contratados através da lei 10.097. Estes aprendizes são contratados pelas empresas para que no contra turno da escola façam qualificação profissional, seja no Sistema “S” (Senai, Senac, Senar, Senat, Secoop), seja em ONG’s habilitadas para tanto pelo MTE ou Escolas técnicas. Os jovens de 14 a 24 anos tem Carteira de trabalho assinada, cujo contrato é regido pela CLT, tendo duração por tempo determinado, qual seja o tempo do curso, ,que terá a duração mínima de um ano e máximo de 2 anos. A qualificação é dividida em (50%) teórico e 50% prático. A parte prática não é ainda trabalho produtivo, sendo considerado trabalho educativo, visto ser acompanhado por monitor da empresa e da instituição que esta qualificando o jovem. No RS temos chegamos no ano de 2009 com 32.000 jovens contratados por esta modalidade. Como o percentual mínimo é de 5% sobre o número de trabalhadores das empresas, temos condições ee chegar a 86.000 jovens contratados em nosso estado. E para isto é que foi constuído o Fórum Gaúcho de Aprendizagem. ELe faz parte do projeto nacional do nosso Presidente Lula, que tem a meta de atingirmos 800.000 jovens contratados até o fim de 2010. Tenho a felicidade de estar participando deste processo juntamente com a Auditora Fiscal Denise Brambilla, que muito tem auxiliado no sentido de convencer as empresas, de que de fato, mais do que uma imposição, esta Lei é uma oportunidade das empresas qualificarem jovens para ocuparem postos de trabalho que muitas vezes estão em aberto justamente por não haver trabalhadores habilitados no mercado de trabalho. O nosso Forum tem 272 participantes que vão se reunir bimestralmente. A Coordenação eleita que se reuniu hoje, tem 32 membros, da qual a SRTE tem a Coordenação Geral.

3 pensamentos sobre “FÓRUM ESTADUAL DE APRENDIZAGEM

  1. gostaria muito de entrar pra jovem aprendis mas no momentu nao estou estudandu,pareii na 8 serie mas pretendu o ano qee vem voltar estudar e garantir um emprego

    • Olá

      Lí teu comentário no meu Blog sobre o tema aprendizagem. Ví também que não estás estudando, o qque a princípio é um impeditivo, pois para acessar os programas de aprendizagem é nescessário que o jovem esteja cursando o ensino fundamental ou médio, ou entãom que já tenha concluído o ensino médio. No site do Ministério do Trabalho e Emprego há uma janela(link) permanente para a aprendizagem. Lá há muitas informações acerca do tema. Aqui no Rio Grande do Sul, na semana que vem vamos ter reunião plenária do Fórum Gaúcho da Aprendizagem. Provavelmente haverá um Blog do prório Fórum para melhor divulgar as ações em andamento. O RS hoje tem em torno de 32 mil jovens contratados através da Lei da Aprendizagem.
      Agradeço o teu comentárioo no meu Blog e me coloco a disposição para maiores informações.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s