Uncategorized

O BRASIL COMANDA A DEFESA DA DEMOCRACIA NA AL

Um golpe tirou um presidente eleito do poder em Honduras. O Brasil contestou o golpe desde o início. A questão não é quem Zelaya representa. A questão é o processo que levou ele ao poder. Foram eleições livres e democráticas. E ele foi “apeado” do poder sem nenhuma razão constitucional. Agora, os golpistas de plantão, com a anuência do império estão forjando um processo eleitoral sob a batuta dos golpistas. Reproduzo abaixo texto do Zé Dirceu (original no Blog do Zé – Link  no Blog Roll). Depois de muitos anos, as coisas voltam ao lugar. A esquerda esta na defesa da democracia, e o que é melhor, o Brasil esta na linha de frente da defesa da democracia. A bandeira vermelha que lançamos no chão pátrio há 30 anos faz o país se destacar na economia e na política mundial. Orgulho de ser brasileiro.

Esquerda com democracia; americanos com golpistas

 

–>Duas notas curiosas, não fossem trágicas…

 

Duas notas curiosas, não fossem trágicas, sobre a situação na nossa America Latina, uma sobre Honduras e a outra sobre a Colômbia

Em Honduras e em reunião na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington (DC), uma cena histórica: depois de 20 anos da queda do Muro de Berlim,  governos de esquerda e progressistas, liderados pelo Brasil, defendendo a democracia; e ao lado dos Estados Unidos, os governos de direita da Colômbia e do Panamá e o de centro-direita do Peru, defendendo uma saída para os golpistas hondurenhos.

Não é nada mais, nada menos que isso – uma saída para os golpistas esse processo eleitoral organizado e dirigido por eles mesmos em Honduras, com vistas ao pleito de mentira e ilegítimo do próximo domingo.

Na Colômbia, novela termina em comédia ou tragédia

<!–

 

–>Já na Colômbia com apoio de novo dos EUA…

 

Já na Colômbia com apoio de novo dos Estados Unidos (veja post acima, sobre Honduras) e com anuência da midia da região, começando pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), o presidente Álvaro Uribe tenta por todos meios fazer um referendo que lhe permita “disputar” um terceiro mandato.

Na verdade essa consulta é uma forma de legalizar sua ditadura,  já que comprou o Parlamento as duas vezes – para aprovar a reforma constitucional que permitiu sua reeleiçao (a primeira vez) e agora para passar a convocação do referendo.

Mas, a Suprema Corte do país parece não concordar e adiou para fevereiro do ano que vem a decisão sobre a constitucionalidade ou não do referendo o que, na prática, o inviabiliza.

Vamos ver como acabará essa novela, se em comédia ou em tragédia, se em golpe, ou numa nova manobra de Uribe contra a Suprema Corte, ou se numa “mudança” dos votos pelos mesmos meios – ora os meios! – que levaram o Congresso a aprovar duas reformas que o permitiram ficar no poder.

Objetivo de tanta manobra de Álvaro Uribe? Continuar no poder num terceiro mandato e se aliar aos Estados Unidos como ponta de lança contra os governos progressistas do continente. Tudo a pretexto de combater o narcotráfico.

EUA retomam posição histórica: ao lado de golpistas

A eleição não passa de uma manobra para entregar o poder ao Partido Nacional, infelizmente com anuência de setores do Partido Liberal do presidente constitucional deposto Manuel Zelaya.

Assim, as elites conservadoras de Honduras dão um golpe, interrompem um processo constitucional, democrático, reformador e popular e, ainda, conseguem apoio daqueles que se diziam baluartes da democracia e da liberdade de imprensa, algo que não existe mais em Honduras.

Essa é uma cena que realmente merece um registro: a bandeira da democracia volta às mãos da esquerda na America Latina; e os Estados Unidos que patrocinaram, sustentaram, financiaram e apoiaram os golpes militares na década de 60 e 70 no continente e em diversas partes do mundo, retomam sua posição histórica – ao lado dos golpistas.

Um pensamento sobre “O BRASIL COMANDA A DEFESA DA DEMOCRACIA NA AL

  1. Pingback: Trackback

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s