Uncategorized

Partido Comunista Egípcio comemora revolução e pede a punição dos responsáveis pela violência

A confusão está grande no Egito. Uma revolução esta acontecendo. O pvo esta fazendo a revolução. Mas falta aquilo que Lenin,Trotski, Gramsci e outros sempre sinalizaram: a direção política. Agora, através de nota o Partido Comunista Egipcio tenta cumprir o papel que qualquer partido que se reivindica da classe operária deveria cumprir, qual seja, dar uma direção clara para o movimento revolucionário. Não sei se vai conseguir, mas pelo menos tenta. Que bom. Reproduzo matéria publicada no Blog OPERA MUNDI

Partido Comunista Egípcio comemora revolução e pede a punição dos responsáveis pela violência

“A hora da verdade está próxima e o momento decisivo chegou quando o povo egípcio pronunciou sua palavra final reafirmando a necessidade de derrubar [Hosni] Mubarak e mudar seu regime”, afirmou o Partido Comunista Egípcio em nota divulgada na terça-feira (01/02), antes do discurso de Mubarak, em que o presidente garantiu que não se candidatará às próximas eleições.

Para a organização, o pedido do governo norte-americano pela saída de Mubarak e o apelo feito pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em relação ao início imediato de uma transição “ordenada, significativa e pacífica” significa o fim do regime “tirano” no Egito e o sucesso da revolução.

Segundo o texto, agora é necessário criar uma comissão presidencial que dê confiança à população e execute as mudanças políticas, econômicas e sociais exigidas nas manifestações. Após a destituição de Mubarak, o Partido Comunista considera essencial a formação de um governo de coalizão que assuma a administração do país durante o período de transição.

Posteriormente, uma assembleia constituinte eleita deve ser encarregada de elaborar uma nova constituição para o país, baseada no princípio da soberania nacional e que garanta a descentralização do poder nos marcos de um Estado civil, justo e democrático.

Por fim, o Partido Comunista Egípcio reitera a importãncia de punir os responsáveis pelas centenas de mortos e feridos durante os conflitos nas manifestações, bem como responsabilizar os culpados pelos roubos e danos das múmias no Museu Nacional do Cairo, localizado na praça Tahrir, centro dos protestos.

O Partido

O Partido Comunista egípcio foi criado em 1922, mas até hoje atua na clandestinidade. Influente nos setores sindicais e estudantis, foi dissolvido em meados dá decáda de 1960 e, em seguida, refundado em 1975.

Atualmente é um dos principais organizadores das manifestações, que desde janeiro tomaram as ruas das principais cidades do país para pedir a destituição de Mubarak.

Baseado em ideais como liberdade e justiça, o Partido Comunista Egípcio luta pelo estabelecimento da democracia no país e a libertação dos países árabes. Entre seus objetivos está o desenvolvimento econômico e cultural do Egito, bem como a conquista da igualdade social entre a população egípcia, levanto em conta as especificidades nacionais e a realidade do país.

Leia na íntegra o comunicado do Partido Comunista Egípcio:

A hora da verdade está próxima e o momento decisivo chegou quando o povo egípcio pronunciou sua palavra final reafirmando a necessidade de derrubar Mubarak e mudar seu regime. Parece que o regime de tirania está vivendo seus últimos momentos, especialmente porque os amos norte-americanos o abandonaram como consequência da revolução em marcha do povo e de sua escalada por toda parte no Egito.

Os milhões de pessoas que saíram hoje às ruas para exigir a saída de Mubarak irão garantir a derrota de todas as conspirações do ditador e de sua camarilha que visam desarticular a revolução e contorná-la.

O acordo para formar um comitê que goze da confiança do povo e dos manifestantes é uma questão crucial para a conquista das demandas políticas, econômicas e sociais da revolução. Enfatizamos as exigências básicas aprovadas pelas forças patrióticas representadas no parlamento do povo:

– A destituição de Mubarak e a formação de um conselho presidencial para um período de transição de duração específica.
– A formação de um governo de coalizão que assuma a administração do país durante o período de transição.
– Convocação de uma assembleia constituinte eleita encarregada de elaborar uma nova constituição para o país, baseada no princípio da soberania nacional e que garanta a descentralização do poder nos marcos de um Estado civil, justo e democrático.
– Processar os responsáveis pelas centenas de mortos e feridos entre os mártires da Revolução e vítimas da repressão dos órgãos de segurança, bem como processar os responsáveis pelo roubo da riqueza produzida pelo povo egípcio.

Viva a revolução do povo egípcio!

2 pensamentos sobre “Partido Comunista Egípcio comemora revolução e pede a punição dos responsáveis pela violência

  1. Pingback: Tweets that mention Partido Comunista Egípcio comemora revolução e pede a punição dos responsáveis pela violência « Luizmuller's Blog -- Topsy.com

  2. Prezado companheiro Luiz Müller, explicitei minha preocupação quanto à falta de rumo político do povo do Egito em alguns textos em meu Blog.
    Fiquei um tanto mais tranquilo ao saber que o Partido Comunista Egípcio contribuirá, por menor que ainda seja a sua abrangência naquele país, significativamente, em sua revolução.
    Aproveito este para lhe fazer um convite, antes quem sabe, solicitação. Que o senhor envie uma explicação clara sobre o Voto em Lista e a reforma política, ao meu Blog, para que eu a publique por lá. Clareando à mim e os leitores de meus artigos que também a solicitam. Demonstrando-nos onde e em que, este sistema de votação trará benefícios para o nosso povo. Ainda que, eu, ainda seja contra tal sistema.
    Abraços sinceros.
    José Fonte de Santa Ana.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s