Uncategorized

Brasil reúne ministros do Brics amanhã em Brasília

Os BRICS estão dando uma nova cara a ordem a Geo Política e econômica internacional. A insana semeadura do ódio feita nas mídias tradicionais e nas redes com o objetivo de derrubar o governo, é na verdade ação semelhante a que o império americano já adotou em muitos países nos últimos anos. Iraque, Líbia, Mundo Árabe, Hong Kong entre outros foram vítimas de revoluções “coloridas”. No caso do Brasil, nos atacam por que querem nosso petróleo. Mas nos atacam também por que querem impedir o fortalecimento dos BRICS. Não é a corrupção e os corruptos que eles querem. Até por que os maiores corruptores estão entre os banqueiros e rentistas internacionais, sócios umbilicais do império americano. Querem destruir a democracia e manter a hegemonia beligerante. Escrevo esta introdução para republicar matéria do Ministério do Desenvolvimento Agrário. É isto que destruir aqueles que chamam pela derrubada do governo democraticamente eleito de Dilma.
Brasil reúne ministros do Brics para discutir agricultura familiar, desenvolvimento rural e segurança alimentar
Brics agricultura

O Brasil sedia a quarta reunião entre ministros da Agricultura e Desenvolvimento Agrário do Brics, grupo político de cooperação formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O encontro ocorre nesta sexta-feira (13), no Itamaraty. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, vai tratar com outros líderes do bloco de temas como comércio, cooperação agrícola, desenvolvimento, agricultura familiar e segurança alimentar e nutricional.

Para o chefe substituto da Assessoria Internacional do MDA, Leonardo Batista, a participação da pasta significa uma conquista de espaço pela agricultura familiar na pauta do Brics e da agenda internacional. “2014 foi denominado pela ONU o Ano Internacional da Agricultura Familiar. Trazer para uma discussão com os ministros temas como agricultura familiar e reforma agrária é um avanço no cenário internacional”, destaca Batista.

Agendas preparatórias antecedem o encontro ministerial. Na quarta-feira, (11), será realizado o seminário Políticas Públicas para Segurança Alimentar e Fortalecimento da Agricultura Familiar nos Brics, organizado pelo MDA. O seminário tem como objetivo socializar o conhecimento sobre as principais políticas para o tema nos países do bloco. A discussão deve contribuir para a elaboração de um documento de estratégia geral do Brics para assegurar o acesso à alimentação para as populações mais vulneráveis.

E nos dias 11 e 12, ocorrem reuniões de técnicos dos cinco países, que compõem o grupo de trabalho de cooperação agrícola. Serão discutidos os principais temas de interesse do bloco nas áreas da agricultura e do desenvolvimento agrário: políticas para agricultura familiar e segurança alimentar e nutricional, cooperação técnica, mudanças climáticas, pesquisa e inovação, comércio e sistema de informações agrícolas.

Diálogo permanente

A primeira reunião dos ministros da Agricultura e Desenvolvimento Agrário do Brics foi realizada em Moscou, em 2010. No ano seguinte, as autoridades em Chengdu, na China, aprovaram o Plano de Ação 2012-2016, que orienta a cooperação entre os cinco países na área agrícola. O último encontro ministerial ocorreu em 2013, em Pretória, na África do Sul.
Serviço

Agenda BRICS

Local: Salão San Tiago Dantas, Itamaraty

11 de março
9h às 13h – Seminário Políticas Públicas para Segurança Alimentar e Nutricional e Fortalecimento da Agricultura Familiar nos Brics – participação do Marcelo Piccin, Diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor (Degrav), da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF/MDA)
15h às 18h – Reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação Agrícola BRICS

12 de março
10h às 18h – Reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação Agrícola BRICS

13 de março
10h às 13h – Reunião de Ministros da Agricultura e Desenvolvimento Agrário do Brics

Amanda Guerra
Ascom/MDA

– See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/brasil-re%C3%BAne-ministros-do-brics-para-discutir-agricultura-familiar-desenvolvimento-rural-e#sthash.gUAKaiMC.dpuf

Um pensamento sobre “Brasil reúne ministros do Brics amanhã em Brasília

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s