Uncategorized

Método do Juiz Moro é “medieval” e “envergonha sociedade civilizada”, diz Ministro do STF

ZavasckiTeori Zavascki jamais vai ser o Homem do Ano da Globo, e isto é um formidável ativo que ele carrega.

Teori é aquele tipo de ministro do STF tão raro: aquele que não se deixa deslumbrar e intimidar pela mídia.

Suas sentenças não parecem feitas para agradar a Globo, e sim para buscar o máximo de justiça numa disciplina complexa e não exata.

Mais que nenhum outro juiz, ele deu uma cara nova ao Supremo quando a ele chegou, num momento em que Joaquim Barbosa, sob incentivo cínico da mídia, comandou um espetáculo tétrico de justiça partidarizada no Mensalão.

Depois de escolhas desastrosas de juízes pelo PT – Barbosa por Lula, Fux por Dilma – Zavascki devolveu ao menos parte da respeitabilidade perdida pelo STF no Mensalão.

É antológica a enquadrada que Zavascki deu, ontem, em Sérgio Moro, candidato a ser um novo Joaquim Barbosa como símbolo da justiça torta com sua condução descaradamente antipetista da Lava Jato.

Zavascki usou as palavras certas: o método de Moro – manter presas pessoas sem culpa configurada em busca de delações — é “medievalesco” e envergonha qualquer “sociedade civilizada”.

Moro acabou ali.

O que se verá, daqui por diante, são os restos de Moro vagando por Curitiba, à espera do desfecho de uma história da qual ele sai como vilão.

Gilmar Mendes acompanhou Zavascki na sessão que liberou nove empreiteiros que já não tinham o que fazer na prisão. Mas é difícil encontrar nobreza em Mendes.

É mais fácil imaginar que ele tenha votado certo pelo motivo errado – raiva de Moro por estar recebendo os holofotes que foram dele e colegas do STF no Mensalão.

Zavascki fez uma coisa que parecia impossível até pouco tempo atrás: deixou o STF com cara de tribunal de justiça, e não de departamento jurídico da direita.

Por isso, palmas para ele.

De pé.

Por Paulo Nogueira no Diário do Centro do Mundo

Atualização nescessária: Nunca esquecendo que Teori Zavaski morreu num estranho acidente aéreo no dia 19 de janeiro de 2017

58 pensamentos sobre “Método do Juiz Moro é “medieval” e “envergonha sociedade civilizada”, diz Ministro do STF

  1. Excelente artigo acerca da postura repteliana e da idade média que vêm praticando o Juiz Sergio Moro. Temos que nos indignar contra a imparcialidade da mídia que alimenta e infla o ego de jovens juízes que, por estarem na condição de juízos, intérpretes e aplicadores da lei, se arvoram a serem donos da verdade e afrontam os direitos fundamentais de ordem constitucional. Assim preceitua a Constituição Federal do nosso país em seu Art 5º, incisos III – ninguém será submetida tortura nem a tratamento DESUMANO ou degradante XLIX – é assegurado aos presos o respeito à integridade física e MORAL. O método na aplicação da Lei da Delação Premiada não pode ser DESUMANO (ameaçar os presos que sua família também poderar ser presa – isto é medieval), nem sem respeito à integridade MORAL do preso (manter o preso, preso indefinidamente sem que tenha concluído o seu julgamento, conclusão do processo de culpabilidade – isto também é imoral e medieval).

    Curtir

    • Entao pergunta quanto ele ganhou.para postar essa materia. exaltando.essa.figura exemplar do stf … pq para ele corrupto.tem que ficar solto.nas ilhas caima … …

      Curtir

      • Gostei muito si no supremo tiveres sinco juiz como ele não táva essa bagunça que tá oge só falta eles da um basta no Eduardo cunha e no more e no aecio e no teme e na globo e coloca eles no lugar que eles merece está

        Curtir

      • Calma querida Márcia. Tudo a seu tempo. O Juiz Moro está julgando em primeira instância. O STF terá poder de decisão, se necessário, em última instância. Por isso o adjetivo SUPREMO!!!

        Curtir

      • CONCORDO COM VC .MINHA OPINIAÕ,VAI ALÉM, DEIXOU A PRESIDENTE, SER DESRESPEITADA,PARA DEPOIS VIR FALAR ME;;;;;;;; É INACEITAVÉL ESSE COMPORTAMENTE DESSE TALZINHO.NÃO CONFIO.

        Curtir

      • Paulo qual é seu sobrenome, diz aí vai? Quero saber. porque se for o Paulo que conheço é um ladrão também, Ele cobra absurdo pelo que faz. Superfaturar também é roubar, ou não é. O comercio de alimentação está roubando abestadamente, com mais de 50% de aumento de uma tacada só. Isto não é roubo. Fala sério. E depois dizem que o governo gasta além do que pode gastar, por este motivo é que gera a inflação em nosso pais. Fala sério. Me poupe.Quem gera inflação são os burgueses do comercio que aumenta seus produtos , o mesmo produto e aumentado várias vezes. Deveria ter uma fiscalização consciente, transparente e colocar na cadeia e tomar o capital deles, numa segunda roubalheira, não é Senhor Fernando Henrique Cardoso(FHC), Diz que o trabalhador/a é quem gera a inflação. Só pode ter uma filosofia ideológica canalha, e safada, cretina, e obsoleta, coronelista, anacrônica e tudo o mais que não presta ao trabalhador e trabalhadora de nosso país, Brasil. PSDB nunca mais. Falei sério!

        Curtir

      • Caro Paulo, chamar Lula de vagabundo é coisa de gente lobotomizada pela Globo, tenha uma opinião menos simplista, explica onde Lula e quando Lula se portou como um vagabundo? Inveja mata querido.

        Curtir

      • No seus dizeres Lula, é vagabundo, corrupto, mafioso. Agora pra você os certinhos são os; Aécio , Cunha, Temer, Alckmin, Anastasia, Moro, “Caiado”o assassino da UDR, e tantos outros do golpe. Essa gangue paralisou o pais desde 2014 para cá, não deixando a presidente governar, começaram a manipular o golpe já em 2003, em 2010 contrataram a mãe de Santo Janaina Paschoal,pra oficializar o golpe. Essa atitude é vergonhosas e sem caráter.

        Curtir

    • É graças ao STF que não faz seu trabalho direito que o nosso pais encontra-se na atual situação e é graças a este mesmo STF que Juízes como Moro devem agir… Vocês não se envergonham de causas demorarem eternidades para serem julgadas, e advogados somente com objetivo de protelarem sentenças entram com inúmeros recursos… e por fim colocam em liberdade indivíduos que claramente seriam condenados em outros países… Julguem pelo socialismo que tanto se é distorcido, façam jus aos altos salários e mordomias pagas por este mesmo povo que sofre pelas sentenças vendidas e julgadas ao interesse dos mais bem afortunados… Pra finalizar “desumano” é tratar um povo com o mínimo de estrutura básica, com programas meramente eleitoreiros de assistencialismo pobre e sem futuro.

      Curtir

      • Concordo.
        Chega de morosidade na justiça e de roubalheira.
        Prisão não pode ser apenas para pobre, p…. e p…
        Também tem lugar para políticos e petropatas.

        Curtir

      • Concordo totalmente.
        Chega de morosidade na justiça e de roubalheira.
        Prisão não pode ser apenas para pobre, p…. e p…
        Também tem lugar para políticos e petropatas.

        Curtir

    • Bem… juízes , ministros e demais cidadãos que nos representam, são precionados pelos milagres do momento (dinheiro), e damos esse poder a políticos com nossos votos…depois de coloca-los nas posição em que se encontram,são como flechas atiradas ao vento não conseguimos para-las, e muito menos controla-los…corrompem-se e trabalham em favor dos que os pagam melhor…controlam as leis e as fazem em benefício próprio e de uma minoria privilegiada…

      Curtir

    • Parabéns Sr. Ministro Teori Zavascki, seu profissionalismo é como luz na escuridão que tanto juízes se encontram, trazendo para nós que enxergamos a verdade desencanto e descrença na justiça brasileira

      Curtir

  2. Não obstante, o faz (já muito tarde)!. Toda essa encenação (polítiqueira de extrema direita “neonazismo” brasileiro), inclusive, incluindo aí, o Tribunal Regional Federal do Paraná com (expresso apoio) aos atos do Moro, indeferindo os recursos contra as decisões (arbitrárias e até mesmo ilegais) desse juiz. Portanto, as palavras do “Zavascki” e não apagarão da história esse momento (deplorável do STF) agindo como o BRAÇO JUDICIAL da Direita no Brasil. Restá-lhe ao menos, aplicar (as penas da lei a esse juiz e aos seus pares do Tribunal Reg. do PR).

    Curtir

  3. Não basta serem Ladrões Safados , Traidores da Pátria. Tem que ter a Cumplicidade de quem è a última trincheira de proteção de um Povo que foi vilmente atraiçoado, por quem depositava toda a Esperança, de poder possuir um Governo Digno e cumpridor de seus deveres. STF ESCOLHIDO EM ELEIÇÃO NA MAGISTRATURA , JA´!!!

    Curtir

    • Épreciso acabar, e já, com a escolha pelo Presidente da República e aval do Congresso com a nomeação de Ministro do STF. Concordo com a opinião que um Ministro o Supremos seja eleito pelos membros da Magistratura medinte votaçao dos memos.

      Curtir

      • Pois bem, Junia, eu já disse isso a um ex-ministro do STF, Sr. Audi Passarinho. Nos encontramos num aniversário de um amigo meu que também era amigo dele. Então, disse a ele que não achava correto o presidente da República escolher ministro que tinham em suas atribuições julgá-lo. Ele alegou que os ministros tinham total independência. E então lhe mostrei que, no regime militar, o STF dava muitas sentenças que desagradavam mandatários do regime, e então os militares cassaram alguns ministros e elevaram de sete para quinze o número de ministros do Supremo, para ter a maioria de ministro do seu lado. É lógico que eles têm independência, haja vista Joaquim Barbosa, mas nem sempre julgam com essa independência.

        Curtir

  4. Só falta o (STF + CNJ + Corregedoria do Ministério Público Federal) fazerem alguma coisa (tomar algumas providências).

    Se estar ocorrendo (ilegalidades) dentro do próprio judiciário, não é cabível que os órgão máximo desse (p) ESPEREM a INICIATIVA de 3ºs para poder agir!!!!. “Eles” tem a responsabilidade, o “dever” moral e LEGAL (poderes constitucionais) para ACABAR com os abusos aos direitos e garantias constitucionais que o Moro e representantes do Ministério Público estão praticando.

    Curtir

  5. Não consigo entender o Show pirotécnico q algumas autoridades do Judiciário praticam apoiados na mídia, ora se querem fazer política deveria desencompatibilizar ou afastar do cargo, nossa democracia esta sendo ameaçada pelos excessos cometidos.

    Curtir

  6. Como o Ministro Teori do STF, portanto a mais alta instância da justiça Brasileira, quando provocado vem referendando praticamente todas as decisões do Juiz Sérgio Moro, será que hoje o articulista mantém seu ponto de vista.

    Curtir

  7. SO VOSES Q ESTÃO ACOSTUMADOS COM A FROUCHIDÃO PETISTA RECLAMA DO JUIZ MORO ! ELE ESTÁ CERTO ,,, E VOCES TENTANDO ALIVIAR OS BANDIDOS ,,, SEUS DIRFARÇADOS !!!!!!!!! TODO APOIO AU JUIZ SÉRGIO MORO

    Curtir

  8. Entao pra voces ladrao.tem.que ser.solto desde que seja do PT. O Dr Sergio Moro ta prendendo e o STF pode.mandar soltar. Entao pq nao manda ??? No Brasil nao existe advogados existe sim subversores das leis que as usam a.seu bel.prazer. .. ou.para grups selecionados .. Voces querem.me dizer que nao houve o.memsalao ? que a petrobras nao esta sendo falida. e que lula e dilma realme te.nap.sabem.de.nada … Voces sao marcianos por acaso … A resposta pra tudo que estabacontecendo no.Brasil vel.do EEUU .. La a corte suprema deles nao atende a interesses excusos de grupilhos terceiro mundistas e vao arrebentar o que ainda resta da.pobre Petrobras .. Ai.eu quero ver advogadozinho de porta de chadrez que esta enchendo anburra por defender corruptos falar algama coisa …

    Curtir

  9. Como qualquer Juiz no desempenho e seu munús público deve manter e fazer prevalecer a aplicação da justiça sem mais sem menos dois pesos duas medidas, julgar por equidade. Palavra que se encontra esquecidas nas lides forenses de hoje.
    Querer embaraçar o bom andamento da causa com esquemas sórtidos para emperrar a maquina estatal que já encontra imperrada por causa de interesses escusos só eleva mais o desprestígio dos homens públicos desa Nação.

    Curtir

  10. Engraçado vc falar do “desastre” das indicações de Barbosa e Fux e nem comenta nada sobre o Toffoli… Esse nem passar em concurso de juiz conseguiu, mas por ter sido advogado do PT ganhou a “boquinha” em um lugar que deveria primar pelo Saber… Pq não o citou? Pq ele atua conforme os interesses do partido? Tendencioso e arbitrário seu texto. Típico…

    Curtir

  11. Um idiota o escritor desse artigo. Quer esconder a verdade dos fatos explícitos e a seriedade o juiz que revolucionou o poder judiciário e a possibilidade de jeitinho do STF em salva a pele de todos estes ladrões que roubaram do povo brasileiro, inclusive desse idiota. A não ser que este esteja levando, o seu, também. Grade neles Moro.

    Curtir

  12. A rede globo há muito tempo vem desinformando e incitando a população ao ódio… o Moro através dos vazamentos seletivos… condição coercitiva, grampos … vem praticando uma clara e violenta perseguição ao PT… a Câmara através da bancada do Cunha (200 picaretas) impedem Dilma de governar… o PMDB ao in vez de pedir a cassação do bandido Cunha, por estarem com o rabo preso, fazem o que o bandido determina… Portanto, ao STF, no seu tempo, é dado a sagrada missão de por ordem nessa “bandalheira” com o objetivo de golpe, já que no voto jamais venceriam.

    Curtir

  13. “Moro acabou ali”? Noto que há uma crescente demanda de parte ponderável da sociedade por métodos medievais de regulação da vida social. Não tenho essa visão otimista de que o Juiz e suas diatribes estejam encerradas – eu tenho é a impressão de que encontraremos Moro em alguma eleição, ali na esquina. (Embora eu tenha me enganado nessa vaticínio sobre Joaquim Barbosa: até agora esse não se candidatou, a despeito de meus prognósticos de outrora!)

    Curtir

  14. Lava sua boca para falar de Barbosa!….. bom para você, deve ser a marionete do Toffoli!!! Absurdo é o cara ser advogado a vida toda de um partido e ser indicado por este partido para julgar suas questões no supremo, outro é o “progressista” Luiz Edson Fachin…. QUE ABSURDO!!!! a FALTA DE BOM SENSO destas pessoas é incrível, num dia criticam um deputado por elogiar um torturador, e no outro exaltam feitos de ditadores tiranos assassinos, ….. para o mundo q quero descer !!!!

    Curtir

  15. O Brasil nunca teve justiça em um momento sequer de sua história. O STF e o circo mais do povo medíocre e covarde que tem. O Brasil ainda precisa para escola para aprender a ser um país. Não voto nunca, então não sou partidária de ninguém. Aliás acho não só os políticos com o magistrado e o STF tudo medíocre. O Brasil oficial não é sério, é um circo de quinta.

    Curtir

  16. E cruel a tentativa de inversão de valores no Brasil….. Vergonha e quem rouba a nação. Os corruptos desgraçados que sangram o nosso Brasil. É preciso que o povo se revolte ante eles perceber que são eles quem trabalham para o povo e não o povo para fartar ladrões.

    Curtir

  17. O fato de Sérgio Moro ser antipetista, por si só, já o torna merecedor do respeito da sociedade brasileira, pois mostra que ele não é aliado de nenhuma organização criminosa, ao contrário de Lewandowski, Toffoli, Rosa Weber, etc.

    Curtir

  18. E querem induzir na nossa mente que a morte do ex ministro Teoria Zawaski foi um simples acidente.Tal como a morte da vereadora Mariele Franco, que era líder absoluta nas pesquisas de intenção de voto para o senado no Rio de Janeiro.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s