Uncategorized

Veríssimo: quando vamos acordar para a barbárie golpista que ameaça o Brasil?

Verissimo

Luiz Fernando Veríssimo

Às vezes imagino como seria ser um judeu na Alemanha dos anos vinte e trinta do século passado, pressentindo que alguma coisa que ameaçava sua paz e sua vida estava se formando mas sem saber exatamente o quê. Este judeu hipotético teria experimentado preconceito e discriminação na sua vida, mas não mais do que era comum na história dos judeus. Podia se sentir como um cidadão alemão, seguro dos seus direitos, e nem imaginar que em breve perderia seus direitos e eventualmente sua vida só por ser judeu.

Em que ponto, para ele, o inimaginável se tornaria imaginável? E a pregação nacionalista e as primeiras manifestações fascistas deixariam de ser um distúrbio passageiro na paisagem política do que era, afinal, uma sociedade em crise mas com uma forte tradição liberal, e se tornaria uma ameaça real? O ponto de reconhecimento da ameaça não era evidente (…). Muitos não o reconheceram e morreram pela sua desatenção à barbárie que chegava.

A preocupação em reconhecer o ponto pode levar a paralelos exagerados, até beirando o ridículo. Mas há algo difuso e ominoso se aproximando nos céus do Brasil, à espera que alguém se dê conta e diga “Epa” para detê-lo? Precisamos urgentemente de um “Epa” para acabar com esse clima. Pessoas trocando insultos nas redes sociais, autoridades e ex-autoridades sendo ofendidas em lugares públicos, uma pregação francamente golpista envolvendo gente que você nunca esperaria, uma discussão aberta dentro do sistema jurídico do país sobre limites constitucionais do poder dos juízes… Epa, pessoal.

Se está faltando algo para nos avisar quando chegamos ao ponto de reconhecimento irreversível, proponho um: o momento da posse do Eduardo Cunha na presidência da nação, depois do afastamento da Dilma e do Temer.

Por Luiz Fernando Verissimo

97 pensamentos sobre “Veríssimo: quando vamos acordar para a barbárie golpista que ameaça o Brasil?

  1. Pingback: Veríssimo: quando vamos acordar para a barbárie golpista que ameaça o Brasil? | psiu...

    • S r. Luis Fernando Verissimo, sou conterrâneo de seu pai e lhe digo que ele deve estar envergonhado de sua postura, pois é sabido e consabido que V. Senhoria se beneficiou do poder, e portanto jamais iria, por uma questão de lealdade comprometida se manifestar contrariamente ao CAOS estabelecido no Pais, por esse governo nefasto, e irresponsável, que só não vê, quem não quer ver, ou aqueles que comem no mesmo cocho.

      Curtir

      • Ser contemporâneo não significa muita coisa. Minha pergunta é: o senhor leu os livros do Érico Veríssimo? Conhece as posições politicas do autor que cita? Não me parece que conheça, pois se conhecesse jamais faria o comentário insultoso e descabido que fez. Aconselho ao senhor que leia urgentemente Incidente em antares, e se tiver a paciência e a boa disposição de ler mais um pouquinho, leia O prisioneiro. Depois conversaremos sobre as posições politicas do Érico e do orgulho que, tenho certeza, ele sentiria ao ver o filho tomar uma posição.

        Curtir

      • Lamentável sua agressão gratuita a um cidadão do povo que nunca exerceu grandes cargos públicos, que faz da escrita sua arma para difundir paz, harmonia, com sua verve por vezes hilariante e de uma lucidez hipnótica. Só mesmo essa insanidade que toma conta do país, esse surto perigoso de fascismo para entender o seu comentário nefasto.e odioso.

        Curtir

      • Jorge Alencar, aonde o senhor esteve durante os últimos 70 anos e que não se envergonha de toda a corrupção que já existia? Ou será que, finalmente, o Cunha veio para lhe aliviar e mostrar que o Brasil tem jeito?
        O PT perpetuou a corrupção? Que sejam presos os culpados, mas daí, Aécio, Cássio Lima, Temer, Paulinho da Força, e muitos outros, inclusive, o ladrão maior, Cunha, serem, hoje, os salvadores da pátria???
        É a Dilma é acusada de enriquecimento ilícito, corrupção ativa, formação de quadrilha?????
        Outros, muitos, o são!!!

        Curtir

      • Engraçado o Caos quem implantou Não foi o governo que teve erros sim. Mas essa nojenta PARALISAÇÃO E esse descontrole que o país entrou foi CULPA DESSE MALDITO CONGRESSO SE CORRUPTOS dessa corja de lobos famintos por poder e medrosos do que poderá acontecer com suas peles se Dilma continuar!!! Suas palavras são de quem IGNORA OS VERDADEIROS ACONTECIMENTOS no país e deve chocar o nosso Verissimo que lucidamente nos ALERTA por pior!

        Curtir

      • Bom dia, senhor!

        Por favor, esclareça as acusações de benefícios que o Sr. Verissino obteve do “poder”, posto que, ao contrário do que o senhor afirma, não estão claros os tais benefícios.

        Grata.

        Curtir

      • Acorda, pessoa! “quem come no mesmo cocho” pelo visto é o senhor!
        “Se está faltando algo para nos avisar quando chegamos ao ponto de reconhecimento irreversível, proponho um: o momento da posse do Eduardo Cunha na presidência da nação, depois do afastamento da Dilma e do Temer.”

        Curtir

      • Se cuida Veríssimo, conforme o Sr. Julgador acima, Jorge Alencar Bairros !?!?! o senhor está na mira dos fascistas! Na hora que começarem a queima de livros dê no pé do País e só volte após o obscurantismo que dominará algum tempo acabar, emparedado e escorraçado como foi Hitler e sua turma da Alemanha e do Mundo! A perseguição pelos fascistas do atual Brasil não é aos judeus, é às pessoas muito inteligentes, estudas, cultas ou e principalmente, com reconhecimento mundial como o Senhor (com S maiúsculo), Chico Buarque, Suplici, Lula e outros. Em resumo, todos aqueles que despertavam inveja aos xucros, mas que tinham vergonha de se manifestarem – por serem xucros. Agora perderam a vergonha na cara e de sua limitação intelectual e moral!

        Curtir

      • Vc é que deveria ter vergonha de ser golpista. Respeite a Democracia. Alguem que concorda com essa farsa para arrancar a força o poder conquistado nas urnas, nnao tem moral para falar de ninguem.

        Curtir

      • Que é isto? Pôde ter sua própria ideologia, mas colocar família em um ponto de vista, em uma concepção de mundo, se não é desrespeitoso é nefasto. Mas, gaúcho tem um que senão é vermelho e azul, nada mais existe além disto. Infelizmente, aqui é alguém que nasceu em Porto Alegre, infelizmente.

        Curtir

      • O SR. CERTAMENTE NÃO LEU OS VERISSIMO – NEM O PAI NEM O FILHO, INFELIZMENTE: LEIA, MEU SENHOR, LEIA MUITO, REFLITA E CONVERSE COM OS SEUS SOBRE OS LIVROS DESSES DOIS GRANDES ESCRITORES HUMANISTAS E LIBERTÁRIOS…

        Curtir

      • Seu BAIRROS, caos quem criou foram os bancos para acabar com o consumismo(Think tank)e são eles que estão batendo record de lucros, e quem não quer ver é o irracional que finge ter razão; e pouco importa ser conterrâneo de Verissimo , eles nunca gostaram de Cruz Alta, e quem mais sente falta do governo do PT são os que sofrem da boca para o estomago e não da boca pra fora.

        Curtir

  2. Estamos chegando lá, mas o pior será que todos ficarão na pior, faltará dinheiro pra tudo depois do pais privatizado, com uma invasão de tropas contratadas para contenções sociais, que tal a “Blackwater”, será o fim da boemia de Ipanema? Não tenho bola de cristal, mas olhando pro oriente posso ver a arquitetura do futuro para o EXBrasil

    Curtir

  3. É importantíssimo que o eleitor tenha bom senso de discernimento e procure se informar em várias fontes confiáveis sôbre a situação política atual. Importantíssimo também que os institutos de pesquisas informem se estão consultando sómente os eleitores que votaram em aécio neves o senadorzinho golpista, está tudo muito estranho !!!

    Curtir

  4. É verdade: o apelo ao golpismo é recurso recorrente, a pretexto de combate à desonestidade do governo pelas mãos de quem foi preparado para o manejo de armas, não da justiça que tem o caminho proprio, sob a égide da lei e da ordem. Os bem intensionados querem a punição dos culpados(que vem acontecendo), deixando-se levar, porém, pela sanha de irreverência e de vingança que só leva ao que se deu na Alemanha nazista, ouvindo o canto da sereia dos inconformados com a situação que, por sua vez, se apega a uma demagogia, igualmente, inaceitável.

    Curtir

    • Chegamos ao fim. a democracia no Brasil morre de forma prematura por não ter condições de lutar contra o gigantismo do golpe. Agora é tarde, já não tem conserto; a constituição foi rasgada pelo pelo judiciário que tornou-se parte interessada no evento, o congresso passou a ser composto de uma maioria conservadora tendo como presidente um parlamentar de tendencias fascistas, instituições como ministério público e polícia federal nada mais são do que instrumento de opressão e perseguição ideológica e por fim a mídia de poder avassalador, e assim como na ditadura militar, deixou o povo isolado e sem informação. A mídia entretanto teve uma evolução, hoje ela é também é FASCISTA.

      Curtir

      • Infelizmente, tenho que concordar com seu comentário. Com tristeza, muita tristeza! Não é esse o país que quero deixar para os meus filhos.

        Curtir

    • Precisaria ser re-publicado muito mais vezes!
      E vejo que na verdade,
      todos nós, que vemos e ainda não nos movimentamos,
      também estamos à margem desta realidade
      que se avizinha e, de alguma forma, somos responsáveis.
      De minha parte digo que o que ocorre é que
      a impotência nos domina diante de tantos desafios diários
      para lidar com tantos intemperes atuais – cada dia mais difícil
      se equilibrar nas lutas diárias.
      Será que esta rotina louca que domina as cidades,
      isso é um preparo precário para um por vir mais cinzento?
      Formular este questionamento até provoca uma ansiedade
      quanto a este por vir.

      Curtido por 1 pessoa

  5. E Veríssimo, em 1989 na primeira campanha Lula Presidente,Eu dizia a meus companheiros,nas caravanas no estado de São Paulo junto com José Cicote,Roberto Golveia etc.Vamos pra rua para politizar a classe trabalhadora,pois não podemos chegar a presidencia,pois se não vamos acabar com o PT.

    Curtir

  6. O cheiro de golpe é forte, mas o povo não percebe as nuances do está sendo elaborado por aqueles que querem voltar ao Planalto. Um golpe retrocederia o País a idade da pedra da democracia.

    Curtir

  7. Sergio é isso ai se existe movimento de golpe o que dizer de quererem fechar os olhos para todas as situações que estamos passando onde você enumerou algumas!!!

    Curtir

  8. Usar os resultados das investigações da Polícia Federal como argumento para promover um golpe é fruto de uma inocente ignorância dos que pensam que corrupção não existia antes ou da má fé de quem quer apenas voltar ao poder. A verdade é que há um ranço anti PT promovido pela extrema direita que não suporta as mudanças sociais que aconteceram nos últimos anos. Assistir colarinho brando sendo preso pela PF assusta boa parte da elite que pode ser apanhada a qualquer momento por deslises e vantagem que tenham sido obtidas no passado.
    Esses não são patriotas, o que menos importa a eles é o êxito do País.

    Curtir

  9. É golpismo a partir do momento que ninguém fala de ações de outros governos que detém maioria na assembleia e atende aos interesses conservadores. O que estes fazem nem sequer é conhecido publicamente

    Curtir

  10. Falta DIZER que existe a mão alienígena por trás desses movimentos golpistas e ela esta dentro da mídia e, por incrível que pareça, dentro da justiça brasileira, como esta infiltrada dentro das forças polícias e DOMINAM TODA A INFORMAÇÃO do BRASIL. Podem crer, que os mercenários já estão contratados por eles para desestabilizarem o BRASIL. Onde já se viu, uma república de bananas fazer submarino atômico?

    Curtir

  11. Eu sugiro que já deveríamos ter acordado p/ a barbárie (e nos revoltado contra) quando a ‘ministra/stf/rosa_weber’ declarou seu voto:

    “Não tenho prova cabal contra José Dirceu mas a literatura jurídica me permite condená-lo”.

    E antes disso, quando o ‘ministro/stf/joaquim barbosa’ cometeu CERCEAMENTO de DEFESA impedindo acesso dos advogados de defesa ao Inquérito 2474, onde se encontram as perícias técnicas que atestam o correto destino das verbas “carimbadas” como corruptas relativamente ao Banco do Brasil/Visanet (R$ 73,8 milhões).

    Isso depois de os golpistas, (burguesia e seus partidos+grande mídia/stf) terem mudado o foco da “corrupção” (empréstimo do PT junto ao Banco Rural – R$ 55 milhões destinados a partidos da base aliada) uma vez que o TCU aprovara as contas do PT, e a legislação eleitoral permite o financiamento interpartidário.

    Curtir

  12. Seu texto expressa totalmente a sensação estranha que venho tendo, pensando quando chegamos a um momento crítico que poderemos nos arrepender de não ter percebido.
    Sou alemã, moro há quarenta anos no Brasil. Nasci depois do fim do nazismo e imagino que eu teria sido da resistência, se tivesse vivido naquela época, mas eu teria percebido o momento de agir?
    @Sempre pensei que o fascismo não teria mais vez porque aprendemos com a história. Mas estou assistindo o que anos atrás me parecia impossível, que parte da nossa elite e classe média está numa guinada à direita que faz pensar quando chegamos no ponto crítico que faz necessário que sejamos mais declaradamente da resistência.

    Curtir

  13. Espero ter um pressentimento um mês antes do marco proposto (que achei ótimo, comparável à vinda do anticristo e das bestas do apocalipse) que me tempo para mudar para o Uruguai, não aguento outro golpe, o primeiro e o segundo em farsa.

    Curtir

  14. O problema é a falta de opção política que vivemos. Lamento infinitamente que o PT tenha perdido a oportunidade de ouro de mudar esse país. Votei no Lula acreditando na mudança pois estava cansado do velho continuismo que apresentava suas corrosões. O que ganhei com o voto de confiança que dei ao PT foi um grande sorriso de escárnio diante da mina decepção.
    Golpes sucessivos estamos sofrendo todos os dias e vejo que estamos sem saída. Presencio uma atitude letárgica de nossa dirigente que merece ser afastada por incompetência, assim como vejo uma oposição incoerente querendo dividir a herança de um defunto que ainda respira.
    Se houvesse um nome salvador entre os brasileiros que agisse de forma correta na política, garanto que o movimento não seria tratado como golpe, mas enquanto tivermos corruptos substituindo corruptos o país não muda. Todos, todos esses discursos seja dos acusadores, seja dos acusados são vazios! Mas ainda repito, o PT perdeu a grande oportunidade de fazer história nessa nação, o que é uma pena. Preferiu trilhar o mesmo caminho de seus opositores, o que é uma tragédia.
    Procurar na história uma analogia contextual que invoque aproximação com o nazismo ( nacional socialismo ) me faz tremer, mas Veríssimo, me sinto igualmente desconfortável quando ouço notícias do famoso foro, o Stalinismo também não fica para trás nas questões de crimes, discriminação e preconceito. Na mina opinião, estamos a beira de um abismo e nele sendo empurrados pela sede de poder, e essa sede não tem ideologia muito embora esteja travestida de várias. Estamos mesmo é sem opção!

    Curtir

    • Concordo com você Alvaro, não temos opções. O sistema político atual não nos pode apresentar opções pois está estruturado para manter um “status quo” que só beneficia os mandatários nos três poderes. Temos três opções: 1. Desobediência Civil em todos os níveis. 2. Voto em branco nas eleições até aparecer candidatos descentes. 3. Revolução geral, regada por sangue, para que a nova geração tenha condições de exigir dos governantes decência, honestidade e caráter. Com mudança radical na formula e no sistema de governo.

      Curtir

    • se vc ler historia podera notar que ela não muda do dia para noite. Mudar o rumo deste pais que levou 500 anos andando em uma so direção não é tão facil como se imagina, ainda mais em um pais do tamanho do nosso e como estamos vendo com uma elite que se recusa a mudar a qualquer preso. O PT como em qualquer instituição neste planetinha, existem pessoas boas e ruins em todos os cantos deste planeta. Cometeu alguns erros, sim, como qualquer ser humano, porem a elite-midia maximizaram esses erros como se fossem privilégios so do PT. Outra coisa, a maior culpa da crise é sem duvida o boicote que a Dilma sofreu, primeiro por um bando de bandidos que ficaram com medo com todas as investigações que estão ocorrendo ultimamente e diga-se de passagem que NUNCA em toda historia deste pais, NUNCA tantos políticos e empresários foram investigados, condenados e presos, coisa que não existia antes, era tudo engavetado. Segundo, a oposição munca se conformou por ter perdido mais uma vez para o PT e para uma MULHER, sim, ainda somos um pais machista. Terceiro, vivemos em uma crise MUNDIAL e claro que isso afeta tambem o pais. Quarto. ja foi dito com todas as letras pelo eduardo CU nha e outros que fariam e fizeram tudo para boicotar este governo, eles fizeram o pais parar com o apoio da midia, dos empresarios e do judiciário. Agora não venha dizer q a culpa é so da Dilma, pq isso é muita falta informação

      Curtir

  15. Concordo inteiramente com Veríssimo.
    Sinto-me acordando de um pesadelo tido com uma besta-fera transfigurada pelo ódio, cuspindo intolerância,
    faminta insaciável de poder,
    soltando fogo pelas ventas, inconformada por ter perdido o recente jogo democrático,
    bradando aos quatro ventos todos preconceitos, inclusive os ideológicos e
    investindo toda fúria, arrogância, desfaçatez, hipocrisia, falsa moral e artimanha, própria de velhas raposas, para assassinar reputações e devorar, um a um, os adversários políticos.
    Pior, seguindo a besta, marcham milhares, milhões de homens e mulheres.
    Na comissão de frente seguem a fera, figuras conhecidas nacionalmente. Lembro-me de algumas como Gilmar Mendes, Eduardo Cunha, Aécio Neves, os três filhos do Dr. Roberto Marinho, Miryam Leitão, Merval Pereira, José Serra, FHC, Pastor Malafaia, Agripino Maia, Álvaro Dias, Ronaldo Caiado, …
    Logo atrás da linha de frente, marcham inúmeras falanges. A “unidos da revista Veja”, a dos atores globais, a dos “fanfarrões do MP”, a dos “valentões da PF”, a dos “mafiosos de branco” e muitas, muitas outras.
    Seguem após, a turba. Hordas de gente. Cantando o hino nacional e vestindo camisas verde-amarelas da CBF. Muitos rostos conhecidos: parentes, vizinhos, quase todos os amigos e a grande maioria de meus conhecidos.
    Avisto ao fundo, estacionada na costa brasileira e dando proteção ao cortejo golpista, a 4ª frota americana.

    Curtir

  16. Com todo o respeito que o Veríssimo merece, a analogia apresentada aqui é totalmente esdrúxula. Fico me perguntando então quem seriam os judeus atuais? certamente não é o cidadão de bem, pagador de impostos que almeja probidade, moral e ética no trato da coisa pública… certamente não é o cidadão trabalhador pai de família que quer mostrar ao filho que o país atolado em corrupção e roubalheira ainda tem jeito. Precisamos deixar o viés ideologico de lado para perceber que o que está em jogo nao é decidir se e melhor ter um governo de esquerda ou de direita mas sobretudo é imperativo que tenhamos um governo HONESTO e COMPETENTE! Detalhe: Eduardo Cunha de Presidente da República é o fim da picada! Mas penso que a limpeza moral tem que ser ampliada… Pessoas como ele, Renan e ao menos mais uns 450 picaretas do CN tbm devem ser afastados… Democraticamente, nas urnas, talvez, um dia, quem sabe! Eu quero acreditar

    Curtir

    • Os judeus e os trabalhadores alemães não sabiam o que estava por vir. A maioria inclusive apoiou Hitler na sua eleição em 1933. E o argumento de Hitler era o mesmo de Mussolini: a corrupção…dos outros. E com muita propaganda nas mídias, Hitler convenceu os alemães de que os corruptos eram os comunistas e os judeus. E deu no que deu. Já te deste conta de que tu falas que todos os corruptos tem que ser condenados, mas corruptos evidentes e também identificados pelas mesmas delações premiadas, não são sequer investigados? O que esta em jogo não é o combate a corrupção. Moro e o PSDB não querem combater a corrupção. Querem atingir a Petrobras e de quebra ainda derrubar o governo.

      Curtir

      • tenho absoluta certeza que enquanto Dilma é crucificada pela podridão que sempre reinou no Brasil, a corrupção continua acontecendo, as pessoas continuam roubando o erário público e mandando grana pro exterior. São podres sepulcros caiados de branco. Nao foi o pt que inventou o roubo do Brasil. O pt apenas deixou a coisa rolar, como já vinha rolando há centenas de anos. OLHA O GOLPE AÍ, GENTE!!!!

        Curtir

      • Alguém me responda por favor, pq vários gerentes e diretores da Petrobras possuem empresas terceirizadas, geridas por laranjas e com a parentela toda empregada com altos salários, maiores que muitos servidores concursado? Quem é honesto 100% que a tire a primeira pedrinha….
        Que caras de pau…

        Curtir

  17. eu li que a jornalista sherazade afirmou que cunha é inocente e que é tudo armação do pt conta ele…ora, cunha foi citado pelo mesmo delator que citou os reus do pt…entao, quando o cara não é pt é mentira?só é verdade quando delata petistas? acho que um golpe se aproxima…agora estão endeusando Temer….kkkkkk

    Curtir

  18. Lamento a alienação e a ignorância da camadas oportunistas e dos pobres miseraveis que não enxergam a si próprio e creem no que não sabem porque creem

    Curtir

  19. Acorda Veríssimo. O caos já chegou. Trazido pelo lula e seus asseclas. Os judeus somos nós, o povo que sofre com o roubo, com os desmandos, com o desgoverno que impera. Tente agendar uma consulta pelo sus, tente estudar em uma universidade, experimente morar em uma maravilha dos minha casa minha vida. Experimente. Vais mudar de opinião. Vida, querido Veríssimo, parece que está passando a teu largo, tal qual Carolina, que não viu.

    Curtir

  20. Venho acusando a tentativa de golpe a muito tempo. Pega-se uma notinha ali, um recado lá, outro acolá, notícias muito estranhas na mídia, políticos sem escrúpulos fazendo-se de puros, e o que é pior, usando os inocentes úteis que se rebelam contra os alvos direcionados, sem entenderem o real motivo e objetivo dos golpistas.

    Curtir

  21. O pré-sal né!! vale trilhões os golpistas vão saber encher os bolsos outra vez… talvez depois do pré-sal, apareça alguém tirando o país da miséria como fizeram com a pós – ditadura. Pode aparecer outra fonte de trilhões. Queria ter uma bola de cristal. Ciclos: Pau -brasil; açúcar; ouro; seringal…sempre será: quem pode mais chora menos… quem pode pode quem não pode se sacode, né!!!

    Curtir

  22. Existem um grande esquema, uma perigosa facção, com um mar de lama, roubos, vários escândalos, sendo protegidos pela Operação lava jato! Aí, pegam um boi de piranha, um bode expiatório p acusar, denegrir a moral diante da opinião pública!

    Curtir

  23. Minha percepção é que as pessoas estão tão idiotizadas que não percebem ou não querem perceber que a política interna continua irreversivelmente atrelada à política exterior, em plena Segunda Guerra Fria. O Brasil está novamente sendo disputado por dois blocos político-econômicos como ocorrera antes do golpe de 64. Talvez a grande diferença seja que o bloco socialista esteja mais organizado e preparado para contrapor-se como alternativa ao avanço do domínio econômico-energético do capitalismo selvagem da Nova Ordem Mundial e oferecendo uma resistência inesperada. A importância logística do Brasil dentro do BRICS e dentro da América Latina é um fator de monta para a desconstrução do BRICS. O BRICS é o alvo e o Brasil apenas parte do cenário. A elite que tenta prosseguir com a Nova Ordem Mundial não tem limites e não vai parar se não houver uma consciência coletiva da necessidade de um mundo multipolar.

    Curtir

  24. Eu só tenho a falar, que quando minha irmã levou um soco , por ser petista, Eduardo Suplici atacado e inúmeros outros casos isolados, também me lembrou a Alemanha de Hitler

    Curtir

  25. Não sou muito chegado à leitura de artigos de LFV por ser ele tendencioso mas, convenhamos, nesse artigo LFV se superou e está completamente certo. Sem querer, LFV descreve as duas décadas do Nacional Socialismo Alemão (nazismo) visto sob o ângulo judeu e acertou em cheio na situação Brasileira vista sob o ângulo do trabalhador Brasileiro. Nesses doze primeiros anos do Nacional Socialismo Petista aos poucos o cidadão trabalhador brasileiro está vendo seus direitos tolhidos, o fruto de seu trabalho cada vez mais usurpado pelo governo. O monólito não está na chegada de Cunha ao poder, isso o povo não quer, o monólito está na aprovação da CPMF que determinará a extinção completa do trabalho e seu salário, quando o cidadão trabalhador entregará forçosamente a seus governantes a irrisória quantia de mais de 50% do fruto de seu trabalho e com toda a certeza e definitivamente estará implantada a temível Ditadura Fiscal. Epa!!!!!! LFV antecipou o retorno à escravidão dos Brasileiros.

    Curtir

  26. Afinal, de quem o Veríssimo está falando? Ele é comunista de carteirinha e petista roxo. Será que ele fala do seu partido ou de algum outro que ainda não tem muita força?

    Curtir

  27. Em todos os tempos: Antigamente pela Religião, Hoje, pela Mídia dominante,; a Classe Econômica Dominante encontrou maneiras de Iludibriar o Povo, criando um perigo Ilusório e assim dando seus golpes que com o tempo se manifestam.

    Curtir

  28. Tô mais perdido que cego em tiroteio!… Se correr o bicho pega se ficar o bicho come! E ai?!… Me pergunto pra onde vamos? Penso somos todos massa de manobra num navio sem comandante no meio de um maremoto!

    Curtir

  29. Gostaria de ver uma luz no fim do túnel, porém não consigo. Tentar encobrir o sol com a peneira é tolice. Querer achar que a administração do atual governo foi primorosa, é andar de mãos dadas com a hipocrisia, pois não é necessário utilizar-se de lupa ou qualquer outro instrumento oftalmológico para se poder enxergar o desastre que foi o governo Dilma, que levou o país a beira do abismo. Todavia, querer também achar que trocar Dilma por Cunha vai ser a solução, é, sem dúvida alguma, uma hipocrisia maior ainda. Infelizmente estamos em uma situação mais ou menos parecida a um time de futebol que está perdendo de goleada e, quando técnico olha para o banco, não consegue enxergar ninguém que possa ser o salvador da pátria, ou seja qualquer troca que se faça no momento, é, no mínimo, trocar seis por meia dúzia.

    Curtir

    • Não se trata de “troca”. Troca em um processo político democrático como era o nosso até então, é por eleições de 4 em 4 anos. A acusação contra a Dilma não é o fato de fazer um mau governo, que este outros tantos fizeram muito pior. Acusam Dilma das tais pedaladas, que não são aliás crime. Mas não a julgaram pelas pedaladas. Os votos dos deputados foram vistos pelo povo, ao vivo. Votaram contra Dilma, pela Família, por deus, por torturadores da ditadura, pelo clube náutico, pelo…Não é o Governo e nem a Dilma. A Democracia esta ferida de morte no Brasil e as consequencias serão muito duras.

      Curtir

  30. Talvez, com a chancela do LFV, poderemos dialogar, civilizadamente.
    Discordo, modestamente, pelo fato do sr. Cunha terse eleito presidente da câmara com o aval e apoio do PT (Renan também, e dizem que sem o apoio da Sra presidenta). Se isto, duas perguntas:
    Porquê a bancada do PT apoiou o sr. Cunha, mesmo a revelia da presidenta?
    Porquê o espanto? Quem anda com cobras, mais cedo ou mais tarde será picado.
    É finalmente, se a sra Dilma tivesse blindado sr. Cunha das denúncias contra ele, chegaríamos onde chegamos?
    Brasília é um mundo a parte, onde ética, decente, dignidade não conta no dicionário.
    Admirador dos Veríssimo s

    Curtir

  31. A indagação do Veríssimo é muito difícil. Na Alemanha nazista, na Russia Stalinista, na China Comunista, a propaganda foi decisiva na criação da sociedade de massa, que age por mimetismo. Mas os meios de propaganda daquele tempo não chegam aos pés dos instrumentos disponíveis nos dias de hoje e fartamente utilizados pelos grupos políticos dominantes. Basta recordar nossas últimas eleições para presidente. A sociedade de massa não pensa, imita. A coisa é realmente muito preocupante.

    Curtir

  32. A prova da verdade do texto de Veríssimo, está na Mídia, nas ruas, no Congresso, no STF, no MPF, no TSE e nos comentários ofensivos ao próprio e nobre Escritor deste texto tão bem escrito e pensado,

    Curtir

  33. E precisa esperar tanto. Meu Epa é agora. Mas um Epa só não faz nada. Precisamos ter uma ação efetiva….mas nem sei o que. Corte internacional?

    Curtir

  34. Veríssimo se o Pt tivesse a honestidade de ter feito as REFORMAS o brasilzinho, país de todos os TROUXAS onde quem paga a conta é você. Nós. Seria muito diferente . Tamofu

    Curtir

  35. Epa…..o Sr. Veríssimo deveria estar na situação dos milhões de brasileiros sem emprego, comida, e esperança; dessa forma ele estarei falando carios Epas.
    Ele como seus amigos privilegiafos da esquerda não se manifestam contra o assalto ao estado pelo pt, mas quando mudaram o Min da Cultura, hum… uma comoção. Canalhas !

    Curtir

  36. Parabéns, o Senhor disse tudo.
    Sou seu fã incondicional e seu pronunciamento demonstra realmente o quão importante és pra nossa cultura.
    Parabéns. . . Parabéns professor! ! ! ! !

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s