Educação

Estudantes reocupam escolas no PR após “Furacão Ana Júlia” passar pela Assembleia Legislativa

alunas_cep_richa

Do Esmael Morais

Os colégios estaduais Castro Alves e Agostinho Pereira, ambos no município de Pato Branco, na região Sudoeste do Paraná, foram reocupados na manhã desta quinta (27) pelos estudantes secundaristas. A retomada ocorre menos de 24 horas depois de o“Furacão Ana Júlia” passar pela Assembleia Legislativa. (Abaixo, assista ao vídeo).

Abro um parêntese para Ana Júlia Pires Ribeiro, do Colégio Estadual Senador Manoel Alencar Guimarães (SESMAG), e Nicoly Moreira do Nascimento, do Colégio Estadual Santa Felicidade (SAFEL), de Curitiba, que “humilharam” os deputados com seus respectivos 16 e 15 anos, bem como com os discursos na Assembleia. Fecho o parêntese.

Volto à região do Sudoeste.

As duas escolas patobranquenses haviam sido desocupadas ontem, uma pela manhã, outra pela tarde, mas, após o discurso do “Furação Ana Júlia” na Assembleia, defendendo a legitimidade das ocupações, os estudantes reocuparam os estabelecimentos.

Também no município de Pato Branco, que fica a 440 km de Curitiba, indígenas fecharam o Núcleo Regional da Secretaria de Estado de Educação. O órgão já estava ocupado, mas agora os portões foram interditados para os funcionários do governo do estado.

Além de manifestarem-se contra o governador Beto Richa (PSDB), estudantes e os povos indígenas ainda protestam contra o ilegítimo presidente Michel Temer (PMDB) — contra a MP 746 (reforma do ensino médio) e a PEC 241 (congelamento de investimentos por 20 anos).

Na região Centro-Sul do Paraná, em Nova Laranjeiras, indígenas das nações Kaingang,
Guarani e Xetá interrompem a BR-277 contra o ministro da Saúde Ricardo Barros (PP), que, segundo eles, ameaça acabar com os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s