Uncategorized

Decepção e indignação em evento comemorativo dos 80 anos do IBGE

paulo-jannuzzi

Paulo Jannuzzi

Por Paulo Jannuzzi* no Facebook

Decepção e indignação em evento comemorativo dos 80 anos do IBGE dia 5 de dezembro no Rio de Janeiro.

São esses meus sentimentos em dia que devia sentir, como servidor e brasileiro, orgulho da trajetória de 80 anos de contribuições republicanas do IBGE para a sociedade, economia e políticas públicas no país.

Um sessão de abertura com autoridades, uma mesa com ex-presidentes e nenhum reconhecimento dos 80 anos do IBGE, 50 anos de PNAD e 150 anos de Censos Demográficos. E pela manhã ainda se concedeu medalhas de reconhecimento técnico-científico para personalidades de duvidosa contribuição às Estatísticas Públicas (veja abaixo).

Mas sou otimista. O IBGE já sobreviveu a governos e presidentes autoritários, liberais, iluminados e medíocres. Resistiu à mediocridade do governo Color, de seus ministros e dirigentes. Eles passaram e foram esquecidos, ou lembrados pela pequenez de sua gestão. O IBGE, ao contrário, cresceu, introduziu novas pesquisas, novas publicações, ampliou sua agenda de trabalho.

É isso !! Resistência pela defesa da missão institucional !! É isso que a história nos cobrará.

Cerimonia de medalhas:

Também na cerimônia de abertura, o IBGE homenageará três personalidades que têm contribuído com a produção e utilização das informações estatísticas, com a geografia e o meio ambiente. O deputado Carlos Melles (DEM/MG), que presidirá a GEMA, receberá a Medalha do Mérito Agroambiental Isaac Kerstenetzky; o presidente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Carlos Ivan Simonsen Leal, receberá a Medalha do Mérito Estatístico Mário Augusto Teixeira de Freitas; e o governador do Amapá, Antonio Waldez Góes da Silva (PDT), receberá a medalha do Mérito Geográfico José Carlos de Macedo Soares.

*Paulo de Martino Jannuzzi é Professor do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas(ENCE) do IBGE e professor colaborador da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Foi Secretário de Avaliação e Gestão de Informação (SAGI) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome de março de 2011 a 11 de maio de 2016. Graduou-se em Matemática Aplicada e Computacional pela Unicamp em 1985, concluiu o Mestrado em Administração Pública pela Eaesp/FGV em 1994, o Doutorado em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas em 1998 e desenvolveu projeto de pesquisa de Pós-doutoramento em Estatísticas Públicas na ENCE em 2001. Atua no campo interdisciplinar entre a Demografia e Políticas Públicas, lecionando disciplinas, desenvolvendo projetos, orientando alunos e publicando trabalhos em Estatísticas Públicas, Monitoramento e Avaliação de Programas Sociais.

3 pensamentos sobre “Decepção e indignação em evento comemorativo dos 80 anos do IBGE

  1. Pingback: Decepção e indignação em evento comemorativo dos 80 anos do IBGE | Luíz Müller Blog | BRASIL S.A

  2. Para o pleno exercício da democracia é de fundamental importância que todos os cidadãos tenham conhecimento da realidade socioeconômica do Estado brasileiro.
    E o IBGE tem essa importante missão.
    Através de suas informações contribuirmos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

    Esse processo de transformação e conscientização deve se iniciar desde os primeiros anos nas escolas públicas e privadas.
    Infelizmente, os nossos usuários predominantemente são pessoas ligadas ao mundo acadêmico, pesquisadores, sociólogos, investidores de mercado que de acordo com suas opiniões, interesses pessoais e concepções ideológicas desenvolvem projetos de políticas públicas que não retratam as suas verdadeiras nesse cidades.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s