Uncategorized

Falta de remédios em Farmácias Públicas de Porto Alegre simboliza desmonte do SUS no Brasil inteiro

remedios-ckO desmonte do SUS foi denunciado aqui no Blog ainda no ano passado. Uma das ações deste desmonte ainda no ano passado, foi a não renovação dos contratos do Programa Aqui tem Farmácia Popular. Este programa é uma parceria com a rede privada de farmácias para distribuição de alguns remédios a preços simbólicos. Agora também já começam a faltar remédios  nas farmácias públicas, que distribuem remédios gratuitamente. É o que diz a matéria do Jornal JÁ que reproduzo a seguir. Na leitura da matéria na íntegra, é possível identificar que a redução e ou atraso na compra de remédios, tem a ver com a redução do repasse de recursos da união e do estado. É mais um resultado do Golpe impetrado no Brasil, e que fica cada vez mais claro, não foi contra o PT ou Dilma, mas contra o povo, que agora já sente as consequências. Vai a matéria do Jornal JÁ:

Falta de remédios em farmácias distritais é mais um problema em Porto Alegre

Faltam remédios nas 10 farmácias distritais de Porto Alegre. A Prefeitura não escondeu o problema e promete já estar resolvendo a questão até o fim do mês. “Dentro das dificuldades que enfrentamos temos feito todo o esforço para manter o fornecimento de medicamentos para a população. Realizar a liberação dos recursos é o primeiro passo para que tenhamos normalizada a distribuição destes remédios. Nossa expectativa é de que até o fim de janeiro tudo esteja dentro dos prazos” explicou o secretário de saúde do Município Erno Harzheim.

A atual gestão culpa a anterior de não fazer um repasse de R$  R$ 1,079 milhão previsto para o dia 29 do mês de dezembro. O pedido de aquisição de insumos, medicamentos controlados e básicos foi feito no início de janeiro e mais um na última segunda. O prazo para entrega, desde o pedido, é de 15 dias.

Além disso a Prefeitura também reclama em uma defasagem no repasse dos recursos para a aquisição de remédios. A União deve arcar com 52% do financiamento, o Estado com 24% e o município com outros 24%. Segundo o secretário, hoje a prefeitura entra com 46% do montante para completar a inflação acumulada no setor.

Um pensamento sobre “Falta de remédios em Farmácias Públicas de Porto Alegre simboliza desmonte do SUS no Brasil inteiro

  1. Pingback: Falta de remédios em Farmácias Públicas de Porto Alegre simboliza desmonte do SUS no Brasil inteiro | ALÔ BRASIL

Deixe um comentário