Uncategorized

O QUE É O SUSAF – RS – Uma conquista da Agro Indústria Familiar do RS e dos consumidores gaúchos

Antes desta lei de 2011,  era proibido o pequeno agricultor vender queijos, salame, embutidos, iogurte e outros produtos de origem animal industrializados artesanalmente  fora de sua cidade de origem.

rotulos

Rótulos de algumas agro indústrias familiares certificadas pelo SUSAF-RS

As vezes nós trabalhadores urbanos não nos damos conta da dificuldade que tem os pequenos agricultores para que possam trazer seus produtos para o meio urbano. O SUSAF é uma Lei do Deputado Edegar Pretto. O SUSAF é o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte que permite a comercialização em todo o Estado, dos produtos de Origem animal produzidos por Agroindústrias familiares inspecionadas pelo Serviço de Inspeção Municipal – SIM. Antes desta lei, era proibido o pequeno agricultor vender queijos, salame, embutidos, iogurte e outros produtos fora de sua cidade de origem. Este Sistema, instituído pelo Governador Tarso Genro, por Lei do Deputado Edegar Pretto, atual Presidente da Assembléia Legislativa, autoriza que pequenas Agro Indústrias Familiares e artesanais cerificadas pelo município, possam comercializar seus produtos em qualquer outro município do RS, sem passar por nenhuma burocracia ou constrangimento. Infelizmente até agora, pouco mais de 20 municípios aderiram até agora ao SUSAF-RS. Com a posse do Edegar Pretto como Presidente da Assembléia Legislativa, é uma oportunidade para ampliar a cobertura de municípios e portanto termos mais oferta de produtos agro industrias artesanais de origem animal, saudáveis e com certificação, em nossas mesas. É também a oportunidade para a geração de mais emprego e renda para nosso interior tão sofrido diante do abandono a que o Governo Sartori jogou o Rio Grande.

Graças AO SUSAF-RS hoje é possível as pequenas agro industrias familiares comercializarem seus conservas, embutidos, queijos, Iogurtes e outros produtos de origem animal em cidades fora de sua origem, e inclusive em mercados e lojas do ramo. Parabéns aos Agricultores e parabéns aos gaúchos que valorizam o Estado e o que nele é produzido.

agro-industria

Doces e Conservas

herbon

Embutidos

agro-familiar

Massas

agro-familiar-2

Queijos

Um pensamento sobre “O QUE É O SUSAF – RS – Uma conquista da Agro Indústria Familiar do RS e dos consumidores gaúchos

  1. Pingback: O QUE É O SUSAF – RS – Uma conquista da Agro Indústria Familiar do RS e dos consumidores gaúchos | Luíz Müller Blog | BRASIL S.A

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s