Porto Alegre

Carris recuperada e pública (Por Adeli Sell)

CarrisLi há poucos dias a entrevista de um ex-integrante do governo municipal, opinando sobre a Companhia Carris Porto-Alegrense, centenária empresa de transporte coletivo, hoje responsável pelas linhas de transversais de ônibus da cidade. Segundo ele a Carris tem que ser liquidada, encerrada. Esta é uma posição simplista, que transfere o ônus da liquidação da empresa para o poder público, deixando limpo o campo para entregar as linhas à exploração privada.

Estamos falando de uma empresa com centenas de trabalhadores que dependem dos empregos para sustentar as famílias. A Carris tem quase 150 anos de história, responsável pelo transporte de centenas de milhares de pessoas, pioneira na utilização de tecnologias que hoje estão integradas ao serviço, como o elevador para deficientes, carrocerias com piso rebaixado e motor traseiro.

Não posso concordar com a privatização e muito menos a liquidação da Carris. Acredito que ela tem viabilidade econômica, que pode ser uma referência modelo para todo o sistema de transporte coletivo, como foi em passado recente. Precisamos de uma gestão comprometida com a recuperação, que, associada aos funcionários e usuários, com o efetivo controle público, se reverta este verdadeiro clima de terror que implantam com este tipo de declaração.

É hora de governar a cidade com o fito de soluções viáveis, deixando de lado a pirotecnia e o simplismo sem causa.

 

Adeli Sell, vereador (PT) Porto Alegre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s