energia/privatização/Rio Grande do Sul

SARTORI NÃO VAI MAIS PRIVATIZAR A CEEE. VAI QUEBRÁ-LA!!

“Na senda da intervenção na Fundação Eletroceee e fechamento da CGTEE em Porto Alegre, e candidatíssima a próxima bola da vez a CEEE-D, empresa do Grupo CEEE, que realiza a distribuição de energia elétrica nas regiões Sul e Sudeste do Estado.”

Sartori

Tudo certo Sartori?

“SALVAR A CONCESSÃO É URGENTE” – O Alerta feito por funcionários da CEEE é grave e não esta recebendo a atenção necessária dos que lutam pelo interesse público. Sartori ao se recusar a cumprir o papel de Governador do Estado, sócio majoritário da CEEE, de capitalizar a empresa, esta levando-a a insolvência. O objetivo é claro: forçar a privataria na empresa. E o argumento é o que já usam: A empresa dá lucro “mas esta quebrada”. A Energia Elétrica é estratégica para um Estado que quer crescer sem depender dos outros. Foi por isto que Brizola estatizou a antiga empresa de energia. A CEEE, assim como o BANRISUL, foram e são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Além de produzir energia, a CEEE, por Estatal que é, acaba regulando os preços da energia elétrica e possibilitando por exemplo a Taxa Social de Luz, que é energia subsidiada para as pessoas dos programas sociais e também fundamental para negociar energia a preços mais em conta para indústrias que queiram se instalar no Estado, gerando empregos. Se a Energia Elétrica for entregue nas mãos da iniciativa privada, que só visa lucro, já dá pra saber o que acontecerá: não mais os interesses dos gaúchos e de seu Estado, mas o interesse do lucro que prevalecerá.

CEEE-D – Salvar a Concessão e urgente(I) – Na senda da intervenção na Fundação Eletroceee e fechamento da CGTEE em Porto Alegre, e candidatíssima a próxima bola da vez a CEEE-D, empresa do Grupo CEEE, que realiza a distribuição de energia elétrica nas regiões Sul e Sudeste do Estado.
Independentemente do debate e possível realização do plebiscito para que o Estado possa abrir mão do seu controle acionário (privatização ou federalização) a empresa pode sofrer intervenção da Agência Reguladora por não cumprir com a meta de Sustentabilidade Financeira por ela assumida na renovação do Contrato de Concessão, em 2015. Se acontecer será catastrófico para o Estado e para os funcionários e aposentados da CEEE.
O assunto e relativamente complexo e está sem uma mobilização forte para que seja evitada a intervenção.
Circulam várias informações e iniciativas que não resolvem a situação.
O fato é: a CEEE-D está em situação financeira muito grave e não cumpre o seu Contrato de Concessão. O Governo do Estado, a quem cabe a obrigação de resolver o problema , não só não o resolve como até agora nega- se em propor uma solução para a situação, mesmo que hajam propostas para o equacionamento sem envolver o caixa do Estado.
 Conforme já alertamos, a CEEE-D poderá perder a sua Concessão, antes da realização de um possível plebiscito, o que deixará a empresa reduzida a uma “jamanta” de dívidas e outros passivos. O seu valor (ativo) está exatamente na Concessão, que lhe garante mercado e valor por mais 28,5 anos.
E por que não há mais mobilização: em grande parte porque as pessoas não acreditam que a ANEEL possa realizar a intervenção. Vários aspectos são citados neste sentido.
Nada mais equivocado.
Em 2012 a ANEEL interveio em 8(!!!) das 9 distribuidoras do Grupo REDE Energia atingindo atingindo os Estados de Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins.
Ja em 2004 interveio na CEMAR (Maranhão), privatizado-a, sendo vencedor o Grupo Equatorial.

Dois outros artigos já publicados aqui no Blog denunciavam a maracutaia e o vencimento do prazo, que já ocorreu, para a necessária capitalização que o Governo deveria ter feito e não fez. Para ler, clique nos links a seguir:

*GOLPE: SE SARTORI NÃO FIZER NADA, CEEE PODE PERDER CONCESSÃO DE ENERGIA NO FIM DESTE ANO

**URGENTE: CEEE VAI PERDER CONCESSÃO DE ENERGIA NO RS SE SARTORI NÃO FIZER NADA

2 pensamentos sobre “SARTORI NÃO VAI MAIS PRIVATIZAR A CEEE. VAI QUEBRÁ-LA!!

  1. Quem nos governam vivem em outro mundo, onde tudo é lucro: Saúde, Educação, Água, Segurança, quem tem muito dinheiro tem essas coisas, o resto de nós paga os impostos e dívidas feitas por esses grupos que nos governam.

  2. Esta muito claro q esse sartori nao fara nada, mas so q ele nao age sozinho tem a assembleia legislativa, sera q esses deputados estao vendidos prs esse desgoverno? Ou vao se opor a essas decisoes absurdas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s