Uncategorized

VAMOS PAGAR PELO HORÁRIO NOBRE DO FACEBOOK?

Fanpage 1aVocê sabia que em breve todas as Páginas de Facebook terão alcance orgânico zero? Isso quer dizer que os usuários só vão ver, no seu feed, posts de outros perfis amigos e de Páginas que patrocinaram suas publicações.

Neste momento, o Facebook já está implementando isso em seis países: Sri Lanka, Bolívia, Eslováquia, Sérvia, Guatemala e Camboja. Por enquanto ainda está em fase de testes.

Entretanto, o fim do alcance orgânico para as Fan Pages já é algo esperado para quem faz análise de dados e pode ver que nos últimos anos essa métrica está em decréscimo constante. É claro que o sistema de pesquisa do Facebook ainda vai funcionar. O usuário pode pesquisar e ver os posts de sua página ou mesmo assinar para receber notificações. Mas a maioria das pessoas não explora esses recursos da rede social.

Para quem tem uma Fan Page (Página) fica o desafio além da criatividade, de ter um bom orçamento para manter seus patrocínios diários. Poderá chegar o dia (aqui é especulação minha) em que teremos “horário nobre” para patrocínio no Facebook. Exemplo: patrocinar no horário da final do BBB vai ser mais caro que patrocinar na hora do Bom dia Brasil. Essa associação com a TV não é por acaso, visto que muitos planos de mídia on-line de hoje são justamente baseados na publicidade antiga.

Para o usuário essa mudança pode ser boa já que voltará a ver mais posts dos perfis de amigos. Muitas pessoas dão like em Fan Pages que nunca mais acessaram. Para algumas empresas/governos/organizações, essa poderá ser uma notícia trágica.

Então, deixo este questionamento: teremos um horário nobre para patrocínios no Facebook?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s