política

Corrida maluca do TRF-4 não será suficiente para barrar Lula em 2018, garante jurista

O jurista e professor Luiz Fernando Casagrande Pereira, do Paraná, afirma que a corrida maluca do TRF-4 para condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda no primeiro semestre de 2018 não será suficiente para barrá-lo.

Especialista em Direito Eleitoral, Casagrande Pereira é autor de um parecer encomendado pelo PT no qual garante o petista na disputa de 2018 mesmo condenado pelo TRF-4 — a segunda instância.

À Folha o jurista disse que “muda pouca coisa no cenário geral” porque, independentemente do julgamento no TRF-4, virão os recursos. Segundo ele, é improvável que todos sejam apreciados antes do mês de agosto quando Lula levará seu registro ao TSE.

Nesta semana, causou espécie no mundo jurídico a pressa do TRF-4 após pressão da mídiapela condenação do ex-presidente na segunda instância. E o mundo político entendeu esse afogadilho do tribunal como “tapetão” para início da “batalha final” contra o petista, anunciado por procuradores da lava jato.

O recurso de Lula chegou ao TRF-4 no dia 23 de agosto deste ano. A última movimentação foi às 14h16 da última sexta-feira (1º), quando Gebran enviou o processo ao gabinete do desembargador-revisor Leandro Paulsen.

Mesmo com a corrida maluca do TRF-4, Luiz Fernando Casagrande Pereira vislumbra que Lula poderá apelar ao STJ e ao STF para manter sua candidatura. Além disso, explica o jurista, a pressa do tribunal de Porto Alegre configurar-se-ia “tratamento diferenciado” e perseguição ao candidato do PT.

O jurista paranaense em questão é o mesmo parecerista cuja tese livrou Michel Temer (PMDB) da cassação em junho passado no Tribunal Superior Eleitoral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s