Brasil/jUDICIÁRIO

Campanha de difamação contra Favreto usa irmão de Toffoli que tem Síndrome de Down

A baixaria fascista segue seu curso de baixo nível nas redes sociais e acompanha a campanha máfio midiática contra Favreto e até contra Toffoli. Segue artigo de  

(…)

Há alguns dias, o Boatos.org desmentiu uma história que apontava que o senador Aécio Neves foi flagrado beijando o juiz Sérgio Moro. Nosso último post dava conta de que o desembargador Rogério Favreto, responsável pelo alvará de soltura do ex-presidente Lula no TRF-4, foi flagrado com Fidel Castro. Agora, vamos falar de um boato que é uma “fusão” dessas duas histórias.

Assim que o nome de Rogério Favreto surgiu como “o que mandou soltar Lula”, começou a circular uma imagem que seria dele dando um beijo no ex-presidente. Detalhe: o ministro do STF, Dias Toffoli, também estava na imagem. Leia algumas mensagens que estão circulando junto com a imagem:

Versão 1: Beijando Lula o desembargador Rogério Favreto que tentou soltá lo e o outro é Tofoli. Versão 2: Olha essa foto emblemática! O “desembargador” rogerio favreto beijando o Lula e o Tofolli com inveja! Velhos tempos do PT! Versão 3: Rogério Favreto, que beija o Lula, é o desembargador que tentou soltar o bêbado.

Rogério Favreto foi flagrado beijando Lula sob o olhar de Dias Toffoli em foto?
Assim como a imagem de Moro e, mais recentemente, de Fidel Castro, a foto do “beijo em Lula” circulou muito na internet. Mas será mesmo que a pessoa da imagem é o desembargador Rogério Favreto? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Para começar, a história segue aquele velho enredo das fake news: (vago, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis). Faltou só o pedido de compartilhamento para fechar o pacote. Com base nisso, já ficamos desconfiados.

Como sempre fazemos com imagens que chegam para nossa checagem, fomos procurar mais detalhes sobre a foto. Foi aí que descobrimos que ela não tem nada a ver com Rogério Favreto.

A imagem é justamente da posse de Dias Toffoli como ministro do STF, em 2009. A pessoa que beija o ex-presidente no rosto é o irmão dele, José Eduardo (que tem síndrome de down). Ou seja, Rogério Favreto não tem nenhuma relação com a imagem.

Vale dizer que, assim como existe uma foto de Moro com Aécio, também existe uma foto real de Rogério Favreto com Lula. Assim como no caso de Moro e Aécio, temos que reiterar que a imagem (apesar de ser uma selfie) não significa, por si, só muita coisa.

Resumindo: ao contrário do que apontam postagens na internet, o desembargador Rogério Favreto não foi flagrado dando um beijo no rosto do ex-presidente Lula. A pessoa da imagem é José Eduardo, irmão do ministro do STF, Dias Toffoli.

 

Reblogado da FORUM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s