SAÚDE/trabalho

Sobre os salários de médicos e trabalhadores cubanos e brasileiros e a ideologia de Bolsonaro

Médicos cubanosBolsonaro quer definir quanto devem ganhar médicos cubanos mas não se importa que no Brasil trabalhadores ganhem salários de fome e médicos ganhem fortunas sem ter que atender os pobres trabalhadores. Isto é ideologia. Por que a idéia dele(ideologia) é destruir qualquer laço de solidariedade que possa haver entre os trabalhadores. O que move os médicos cubanos não é o dinheiro, mas a solidariedade aos povos que precisam. São considerados heróis pelo povo cubano. Enquanto Estados Unidos e outros países mandam soldados invadir países e matar gente, Cuba manda médicos para outros países para cuidar de gente que precisa. Muitos dos médicos cubanos que vieram ao Brasil, antes já haviam estado em outros países. Depois de um tempo, voltam a Cuba, para ficarem com suas famílias e são substituídos por outros. De 2013 para cá, os mais de 20 mil médicos Cubanos que participaram do Mais Médicos atenderam milhões de trabalhadores do campo e das periferias das grandes cidades. Na maioria dos lugares onde eles atendem, até então nenhum médico brasileiro havia ido. E nem irá. Por que o que move os médicos brasileiros e Bolsonaro, é a ideologia capitalista, de ganhar sempre mais. É por isto, que nem ganhando R$ 10 mil por mês, os médicos brasileiros vão a estes lugares mais longinquos e pobres (1.870 municipios não tinham nenhum médico antes do Mais Médicos e os doentes morriam ou tinham que se deslocar para outras cidades) . Por que nem a maioria dos médicos Brasileiros e nem Bolsonaro pensam no povo. Pensam em ganhar dinheiro. E só. E como o dinheiro que vem da produção é um só,  se alguns ganham muito, muitos ganham muito pouco ou nada. E nem tem saúde, educação, segurança, lazer. Já em Cuba TODOS tem ensino público e gratuito da Escola Infantil até a Univeridade. Saúde, educação e lazer também são para todos e por conta do Estado. É outra forma de viver. É outra ideologia. E quem foi atendido por médico cubano sabe que eles atendem bem, fazem diagnósticos completos e muitas vezes, ao invés de sair receitando drogas da farmácia mais próxima, até remédios caseiros receitam. Já os médicos brasileiros fazem atendimentos rápidos e mandam pros laboratórios privados, que lucram com isto, para fazer dezenas de exames e na colsulta de retorno, depois de olharem os exames dos laboratórios privados, te mandam comprar um monte de remédios(drogas quimicas) que são fabricados por…laboratórios privados. Isto é ideologia. Bolsonaro diz que combate a ideologia “comunista” por que é radical defensor da ideologia capitalista. O que move os médicos cubanos é a Solidariedade internacional que deve haver entre os trabalhadores (médicos são trabalhadores) para evitar que o capitalismo além de lhes tomar parte do trabalho para seus lucros, lhes tome também a vida em guerras ou até mesmo por deixá-los sem atendimento adequado de saúde.

Por aqui no Brasil, quem quer dominar tudo são os Planos de Sáude privados. Então, para além dos médicos milinários que não vão aos rincões e nem as vilas e bairros pobres das grandes cidades, dos laboratórios que ganham mais dinheiro quanto mais remédios venderem, também os Bancos querem receber mais uma fatia de grana dos que terão ocndições de pagar um Plano de Saúde. Por isto querem destruir o SUS – Sistema Único de Saúde. Imagina o que pensará um cidadão de um lugarejo pobre, quando já não tiver mais um médico a atendê-lo. Se não lhe abrirmos a mente, ele será convencido pela Globo e por fake news de whatsapp que já que não funciona, tem mais é que privatizar. E se tudo der certo na propaganda nazista bolsonarista, eles ainda culpam os tais “comunistas” por tirarem os médicos.

O que é ideologia:

Ideologia é um termo que possui diferentes significados e duas concepções: a neutra e a crítica.[1] No senso comum o termo ideologia é sinônimo ao termo ideário, contendo o sentido neutro de conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas. Para autores que utilizam o termo sob uma concepção crítica, ideologia pode ser considerado um instrumento de dominação que age por meio de convencimento (persuasãoou dissuasão, mas não por meio da força física) de forma prescritiva, alienando a consciência humana.

Para alguns, como Karl Marx, a ideologia age mascarando a realidade.[2] Os pensadores adeptos da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt consideram a ideologia como uma ideia, discurso ou ação que mascara um objeto, mostrando apenas sua aparência e escondendo suas demais qualidades. Já o sociólogo contemporâneo John B. Thompson também oferece uma formulação crítica ao termo ideologia, derivada daquela oferecida por Marx, mas que lhe retira o caráter de ilusão (da realidade) ou de falsa consciência, e concentra-se no aspecto das relações de dominação.

5 pensamentos sobre “Sobre os salários de médicos e trabalhadores cubanos e brasileiros e a ideologia de Bolsonaro

  1. Mais um esquerdopata brasileiro apaixonado por Cuba. Porque não vai morar lá?????? Assim você, sua família e descendentes terão tudo gratuito. Só esqueceu de dizer que a maioria destes médicos vieram por dinheiro, não para ficarem ricos, com certeza, mas para que suas famílias pudessem comer. Pois como médicos lá, não conseguem comprar um quilo de frango. Esqueceu de dizer que este país “maravilhoso”, “justo”, “democrático” e “humanitário” tole a liberdade das pessoas em quase todos os aspectos. Os mais de 150 médicos que vieram para o Brasil e resolveram se libertar das amarras ditatoriais da corte cubana, são considerados desertores e proibidos de pisar em Cuba (bem democrático e humanitário). Por fim, creio que quando você for morar no seu “país maravilhoso” você entenderá perfeitamente o significado da palavra “ideologia”. Aliás, me parece que você já entende, pois seu artigo cheio de meias verdades é pura ideologia.

    Curtir

    • Toda a saúde, educação, alimentação é gratuita em Cuba, custeada pelo Estado. Já aqui no Brasil parcela significativa do povo está perdendo até o direito à alimentação mínima, que dirá educação até a Universidade, tudo gratuito. Estes médicos não estão fora de Cuba pra ganhar dinheiro pra si. Eles estão, por que são solidários com o seu povo, que ajudou a forma-los médicos de forma gratuita. Ao prestarem este bom serviço médico em vários países, eles se sentem trabalhando para sua própria pátria.

      Curtir

      • É amigo!!! você conhece Cuba????? Conhece algum médico cubano????? Pois a sua falta de informação (ou não) é absurda. Você realmente acredita no que escreve???? Ou quer apenas enganar os mal informados para defender sua “amada” ideologia????? Sim, tudo é “gratuito” em Cuba, pois como comunistas é uma das formas de controlar a população. Mas gratuidade, não implica em qualidade. Muito pelo contrário, o povo cubano (assim como o venezuelano) tem passado fome. Se você conhecesse Cuba saberia disso… Saberia que um médico lá não consegue sustentar a sua família, ou melhor, que o governo “democrático” não sustenta de forma digna as famílias dos médicos. Então, quando disse que eles vieram por dinheiro, não é com intensão de ficarem ricos, mas com a intenção de conseguirem COMER (ele e suas famílias), pois a tal “alimentação mínima” está difícil por lá. Eles não estão por “solidariedade ao povo que os ajudou a se formarem médicos de forma gratuita”, estão por NECESSIDADE. Se tivessem comida e vida decente em Cuba ficariam por lá (converse pessoalmente com alguns médicos cubanos). Eles são tão patriotas que precisam ser ameaçados pelo governo cubano: “se saírem fora não podem nem visitar Cuba”, “se saírem fora são tachados de traidores”, “se saírem fora suas famílias ficam a mercê”…. Isso não é patriotismo é MEDO de um regime ditatorial e tirano que já matou e perseguiu milhares de pessoas (no mínimo 50x mais que a “ditadura militar do Brasil”). Como disse já que você ama tanto os “Castros”, melhor se mudar para Cuba com sua família, assim você e os seus terão tudo gratuito. Quem sabe um dia seus filhos ou netos serão médicos “solidários e patriotas” do governo cubano???

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s