Uncategorized

Deputado Zé Nunes reitera posição contra privatização da CORSAN, CEEE E PROCERGS

Foto Mauro Mello

Nesta quarta-feira (4), o deputado estadual Zé Nunes (PT), participou da audiência pública da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle e Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que discutiu o futuro das empresas Corsan, Procergs e Banrisul. Como coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público, reiterou sua contrariedade à PEC 280, que retira a obrigatoriedade da realização de plebiscito para a venda dessas empresas. “Não podemos permitir que retirem o direito do povo gaúcho de decidir sobre o destino de seu patrimônio”, criticou.

A audiência encaminhou o reforço à luta em defesa das empresas, especialmente no interior do Estado, com a realização de audiências públicas em cidades com potencial para pressionar deputados estaduais em suas regiões. Também o fortalecimento e aprovação de moções nas Câmaras de Vereadores em todo o Estado. Desde que a mobilização em defesa do Banrisul recomeçou em setembro, 143 Câmaras de Vereadores já aprovaram moções em defesa do banco público. A terceira e última providência diz respeito à presença massiva das empresas públicas envolvidas neste ataque na próxima terça (10), reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, quando o relator poderá apresentar seu posicionamento.

A PEC encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça desde o dia 15 de outubro e tem como relator o deputado Elisandro Sabino. Os sindicalistas estão acompanhando todas as reuniões da comissão. Dos 12 deputados da CCJ, são necessários sete votos contrários à PEC para que não vá ao plenário.

O parlamentar destacou a importância do banco para a economia do RS. Segundo ele, o Banrisul é um potente instrumento para a economia gaúcha. “Estamos acompanhando esta pauta há vários anos, e podemos que o Banrisul pode financiar a economia gaúcha, tem condições de aumentar seus financiamentos em até R$ 9 bilhões, sendo que pelo menos R$ 5 bilhões no curto prazo” informou.

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s