Uncategorized

Cai a máscara das Jornadas de 2013

Por Gustavo Conde

“Que boca que tem o Lula, hein? Foi só ele falar que as jornadas de 2013 foram arquitetadas para derrubar o PT que aparece um terrorista ligado visceralmente ao movimento, o integralista Eduardo Fauzi”, diz o colunista do 247 Gustavo Conde, acerca das verdades que começam a surgir sobre 2013

Que boca que tem o Lula, hein? Foi só ele falar que as jornadas de 2013 foram arquitetadas para derrubar o PT que aparece um terrorista ligado visceralmente ao movimento, o integralista Eduardo Fauzi.PUBLICIDADE

É o peso que tem a palavra de Lula. Muito de nós vínhamos tentando denunciar a fraude que foram as “jornadas de 2013”, mas com a repercussão muito limitada.

Ninguém reclamava.

Mas quando Lula fala, a terra treme.

Nem vale a pena agora criticar PSTU, Psol e Movimento Passe Livre por embarcarem naquele movimento fascista e em sua defesa.

Foram vítimas.

Também é melhor deixar para depois todo romantismo analítico que enxerga subjetividades complexas e sedutoras naquela catarse anti-política de ricos brancos do Sudeste.

Estamos todos muito sensíveis ainda, não é?

Bom mesmo é ver como um comentário simples de Lula faz desmoronar toda essa cenografia barata.

Temer foi desmascarado, Bolsonaro foi desmascarado e agora, com atraso de 6 anos, as Jornadas de 2013 foram devidamente desmascaradas.

E a gente finalmente entende porque todos eles têm tanto medo de Lula: a palavra dele transcendeu o mundo da linguagem e migrou para a dimensão factual dos acontecimentos.

O que ele diz se escreve e se realiza. Mas “se realiza” não como “vidência” e sim como interpretação consistente. E em terra de jornalismo ilusionista, quem interpreta com rigor prevalece.

2020 começa bem. É mais um mito que salta para a lixeira da história como fraude. As jornadas de 2013 são o grau zero de nosso terrorismo de Estado.

3 pensamentos sobre “Cai a máscara das Jornadas de 2013

  1. Oi, Luiz, não vejo como o movimento de 2013 tenha sido arquitetado contra o PT especificamente mas observo q sim , foi apropriado por um setor da direita bem articulado q soube transformar uma apatia antipolitica e traduzi+lá num antipetismo.

    Curtir

    • O movimento de 2013 era uma versão brasileira das “revoluções coloridas” no mundo árabe em 2011, que destruíram nações inteiras. Guerra Hibrida

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s