
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou projeto de lei que declara como (AEIS I) área localizada na Vila Mato Sampaio. Hoje, dia 04/11 , 31 Vereadores votaram para derrubar o Veto do Prefeito ao Projeto. Agora a Comunidade VILA MATO SAMPAIO passa definitivamente a ser uma ÁREA ESPECIAL DE INTERESSE SOCIAL, um bom caminho andado para a Regularização de toda a Comunidade.
AEIS I são de acordo com a Lei “assentamentos autoproduzidos por população de baixa renda em áreas públicas ou privadas
Segundo o Vereador Engenheiro Comassetto, A Vila Mato Sampaio é uma comunidade consolidada, Seus primeiros moradores se estabeleceram na região ainda na década de 1960 e muitas famílias se constituíram lá. Com a luta dos moradores, a comunidade conquistou saneamento básico, escola, posto de saúde e transporte público. Agora, os condomínios já cercam a comunidade, e não raras vezes criam problemas para as famílias que ali já estavam estabelecidas e junto com as construtoras que construíram imóveis em volta da área tentam até tirar este antigos moradores de lá.
A Prefeitura e uma empreiteira Rossi queriam transformar a área em uma praça do condomínio Central Parque, expulsando mais de 80 famílias da Comunidade Mato Sampaio que residem ali desde os anos 60.
Não serão mais expulsas. Agora é batalhar para que a área seja Regularizada e tenha os mesmos direitos urbanos que tem os condomínios que se estabeleceram na volta através de empreiteiras.
No entendimento deste humilde blogueiro, estas empreiteiras é que deveriam custear toda a urbanização definitiva e a regularização fundiária desta comunidade, já que elas, as empreiteiras, vieram bem depois pra região.