Eleições 2020/Porto Alegre

JUVENTUDE DO PDT DECLARA APOIO A MANUELA D’ÁVILA

Foto montagem deste blogueiro – A foto é das Redes Sociais da Manu e a Marca é da Juventude do PDT Porto Alegre

Carta Aberta da Juventude Socialista do PDT de Porto Alegre a respeito da Eleição Municipal de 2020

A grande política deve ser baseada em grandes princípios e demanda grandes decisões. O trabalhismo, nesse sentido, hasteia as bandeiras das batalhas democráticas do povo brasileiro rumo à construção do projeto nacional e popular necessário para que se superem as mazelas sociais e econômicas que ainda separam o Brasil de seu verdadeiro destino: tornar-se uma grande e vibrante nação, plenamente justa, desenvolvida e soberana. Tal responsabilidade, ainda mais acentuada em tempos em que o país sufoca entre as disputas de neofascistas e neoliberais, não comporta dúvidas, não comporta atrasos, não comporta pequenezas.

A unidade popular, assim, se faz mais imperativa do que nunca. Apesar disso, ao analisarmos a retrospectiva política e eleitoral recente do nosso campo, não é isso que encontramos. Pelo contrário, mesmo contra companheiros, se multiplicam os ataques baixos, as notícias falsas, as disputas jurídicas, manobras que dilaceram os laços que deveriam nos unir em nossas lutas. Não é digno da tarefa que temos com o nosso país que a unidade se torne ardil narrativo que só resgatado quando é conveniente, mas, da mesma forma, não é digno que tais disputas turvem o horizonte que compartilhamos. Se temos discordâncias pessoais, políticas, táticas, estéticas, sejam elas quais for, nada disso é maior do que a luta pelo desenvolvimento do país e a emancipação do nosso povo.

Assim, do norte ao sul, de Porto Alegre a Fortaleza, é necessário que os partidos do campo popular saibam sua tarefa e se posicionem firmemente contra os projetos anti-populares e/ou bolsonaristas que se colocam e, por isso, enquanto Juventude Socialista do PDT de Porto Alegre, viemos a público declarar o nosso apoio à candidatura de Manuela D’Ávila no segundo turno da disputa pela prefeitura de Porto Alegre. Não porque não temos discordâncias, mas porque nossa convergência, bem como nosso compromisso com a nossa cidade e com o país que o trabalhismo visa construir, está acima de quaisquer uma delas. Da mesma forma, acreditamos que qualquer trabalhista, se guiado pelos princípios do trabalhismo, chegará na mesma conclusão.

Não pode ser menos que óbvio que apoiar um candidato com base bolsonarista, com discurso privatista, contrário aos direitos dos educadores e aos princípios do campo popular não condiz com os princípios fundantes do Partido Democrático Trabalhista, com os quais todo filiado e filiada compromete-se formal e fielmente. Não pode ser menos que óbvio que a neutralidade política mais do que insuficiente, é cúmplice. Não pode ser menos que óbvio que a direitização do nosso projeto de longo prazo é uma estratégia míope e que não deve nunca ser adotada.

Assim pensa a Juventude Socialista do PDT de Porto Alegre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s