Educação/internet/Tecnologia

Vergonha: Bolsonaro Veta a Lei que garantiria acesso gratuito a internet para Alunos e Professores de Escolas públicas

Aprovado por Deputados e Senadores e com recursos disponíveis para isto, num Fundo chamado FUST, que não pode ser usado para outra coisa, Veto só mostra que Bolsonaro quer um povo sem educação, ignorante!

Leia a seguir o Artigo de Nelson Fujimoto, Ex Secretário de Inovação do Governo Federal

Não ao veto de Bolsonaro que assegura internet para os alunos da rede pública

O veto integral do Presidente Bolsonaro ao Projeto que assegura internet grátis a alunos e professores da rede públicas, publicada no “Diário Oficial da União” hoje, é mais uma prova da insensibilidade deste governo e de seu completo descaso e falta de compromisso com os graves problemas que afetam a sociedade no atual momento de Pandemia da Covid-19.

Segundo dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil, que realizou pesquisa no ano passado sobre o uso da internet na educação, apenas metade dos usuários de internet com 16 anos ou mais até o Ensino Fundamental realizaram atividades escolares on-line, sendo que o telefone celular foi o principal dispositivo usado para acompanhar as aulas e atividades remotas, sobretudo nas classes “D” e “E” (54%). Destes praticamente 40% tiveram dificuldades para acompanhar as aulas por baixa qualidade dos dispositivos e da conexão à Internet.

Com a pandemia a desigualdade social e de acesso a tecnologias, tem um potencial de criação de um enorme abismo entre aqueles que podem dar continuidade ao seu processo de aprendizagem e aqueles que sequer possuem um dispositivo eletrônico com conexão à internet dentro de casa ou na escola e quando possuem tem grandes dificuldades de fazê-lo em função da falta de qualidade dos equipamentos e conexão à internet.

Por isso a Bancada do PT no Senado e Câmara tem se mobilizado para garantir o mínimo para aquelas populações mais carentes. Infelizmente a pandemia provocada pela COVID-19 desnudou mais uma vez a faceta mais perversa dos nossos governantes atuais, sobretudo no âmbito federal, ou seja, a total falta de empatia com os problemas sociais, sobretudo da população mais carente. É urgente, portanto, que a mobilização permaneça ativa para derrubada do veto.

Nelson Fujimoto foi Secretário de Inovação do Governo Federal de 2011 a 2015. Atualmente é doutorando em Políticas Públicas pela UFRGS e membro do NAPP TIC.

Leia também sobre o assunto aqui no Blog:

Proposta de Emenda a Constituição que garante Internet como Direito de Todos os Brasileiros tramita no Senado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s