economia/trabalho

FARSA DO NOVO CAGED”: É MENTIRA QUE EMPRESARIOS ESTÃO CONTRATANDO MAIS QUE DEMITINDO! Saiba por que:

A Grande mídia tem repercutido mensalmente as falas do Ministro da Economia falando que apesar da pandemia, e contra todo a lógica, o Brasil estaria quebrando recordes de contração de trabalhadores mês a mês. Uma mentira deslavada para iludir empresários trouxas, por que o trabalhador, ele próprio sabe que o desemprego só tem avançado.

O CAGED – Cadastro Geral de Emprego e Desemprego do extinto Ministério do Trabalho é o o número de admissões e demissões de trabalhadores com Carteira Assinada, mês a mês. Quem dava as informações eram os empresários da Iniciativa Privada. Simples assim.

De janeiro pra cá, O Ministro da Economia, onde o extinto Ministério do Trabalho e Emprego virou um mero apêndice, vem anunciando sucessivos “recordes históricos” de Geração de Empregos . Isto me surpreendeu, já que não é isto que se vê nas ruas, onde o que há são lojas e empresas de vários setores fechando. O que é aliás corroborado pela mídia, que tem mostrado grandes industrias , geradoras de muitos empregos, indo embora do Brasil. É o caso de Fábricas de automóveis e até de Eletro Eletrônicos.

Mas de onde viriam então estes “recordes” mensais consecutivos, que como mentiu o Jornal Nacional da Globo, “há mais de 20 anos não se contratava tanto”???

É uma grande farsa que Guedes esta mostrando.

Os Empresários deixaram de ter a obrigação de alimentar o CAGED em Setembro de 2020. E o “Novo CAGED” não tem nada de CAGED, por que ali são lançadas todas as formas de contratação, incluindo as do Setor Público, que não alimentavam o CAGED.

Bolsistas, Estagiários, Aprendizes, Servidores Públicos concursados, e até 2 ou três contratos “intermitentes” que uma mesma pessoa tenha, são registrados ali. No CAGED eram os trabalhadores com CARTEIRA ASSINADA.

EM NOVEMBRO de 2020 todos os órgãos e empresas do Setor Público passaram a registrar seus dados no E SOCIAL. Como tudo no Brasil é lento, e na pandemia a lentidão é maior, o que é mais plausível, é que das mais de 5 mil Prefeituras e milhares de órgãos e Empresas Públicas estejam lançando aos poucos os seus dados no no novo Sistema, que não tem nada a ver com o CAGED. É provável que em muitos casos estejamos falando de mero Registro no Sistema, de quem já esta contratado, em função de concurso muitas vezes, há muito tempo.

Cronograma de Obrigatoriedade de lançamento dos dados de todos os Setores, e não só da Iniciativa privada no ESOCIAL, que não tem nada a ver com o CAGED. E no Print a seguir, os Grupos a que se refere o Cronograma. Em NOVEMBRO de 2020 os Órgãos e Empresas Federais passaram a lançar seus dados no novo sistema. Estas empresas e órgãos públicos não alimentavam o CAGED. Logo, não é um “Novo CAGED”, É um outro Sistema que no caso dos entes e empresas públicas, não eram registrados antes. Portanto, gente já concursada e contratada há muitos anos esta sendo lançada agora neste NOVO SISTEMA . É disto que Estamos falando.

É totalmente falsa a comparação que o Governo faz!

Duvida do Blogueiro? Então acessa a Nota Técnica do arremedo de Ministério do Trabalho que tem lá no Ministério do Guedes! Clica neste link.

E quando se trata de “Admissões”, há ainda os muitos casos de Trabalho Temporário sem direito nenhum e os de trabalho intermitente, que um mesmo trabalhador é obrigado a trabalhar para mais de uma empresa para completar o Salário Mínimo, uma aberração introduzida no Brasil com a tal “reforma trabalhista” de 2018. O mesmo trabalhador pode ter 2 ou 3 contratos de trabalho, que serão cada um deles contabilizado como um emprego a mais.

3 pensamentos sobre “FARSA DO NOVO CAGED”: É MENTIRA QUE EMPRESARIOS ESTÃO CONTRATANDO MAIS QUE DEMITINDO! Saiba por que:

  1. Mostra a Verdade aí, Sabichão! Eu sou empresário (EPP) e tenho constantemente empregado pessoas, mesmo que em regime intermitente – o que a Lei permite – e está em acordo com o colaborador! Parece que temos aqui um Defensor do ‘quanto pior melhor’, pregador em terra devastada! Não há mais espaço para este tipo de visão num país devastado pelas práticas socialistas-fascistas-comunistas de outrora! Acorda!

    Curtir

    • Eu tenho uma EPP e não contrato trabalhadores pra serem escravos. Se não tem condições de ser empresário sem explorar os outros, larga mão de ser empresário. Não tô pregando terra arrasada. Só um trabalhador com um bom salário garante que ele pode comprar produtos e não só sobreviver, A economia só sobrevive para os pequenos e médios empresários, se o trabalhador conseguir comprar os produtos que eles produzem. Senão a economia vai afundando e só os muito ricos, que apostam em Bolsas de Valores é que ganham. É o que esta acontecendo. Durante a pandemia muitos pequenos tiveram uma visão como a tua. Mas quem ganhou dinheiro mesmo foram os 42 bilionários do Brasil, que aumentaram a fortuna deles em 42%. E O Governo esta manipulando os dados de emprego sim. É uma farsa.

      Curtir

  2. Pingback: IBGE: 32,2 milhões estão desempregados, sub empregados e ganham menos do que deveriam – https://bemblogado.com.br/site/

Deixe um comentário