Porto Alegre/transporte público

Motoristas e Cobradores de ônibus da Região Metropolitana realizam operação tartaruga em Porto Alegre

Protesto se deve ao não pagamento de férias parceladas, a redução dos vales-refeições e as demissões dos últimos anos

Do Correio do Povo

Operação tartaruga de motoristas de empresas de transporte da região metropolitana gerou congestionamentos em Porto Alegre

Operação tartaruga de motoristas de empresas de transporte da região metropolitana gerou congestionamentos em Porto Alegre | Foto: Alina Souza

Motoristas de empresas de ônibus da região metropolitana realizaram na manhã desta terça-feira uma operação tartaruga (quando os coletivos andam em velocidade reduzida) a partir do trecho do Viaduto da Conceição, no Centro de Porto Alegre. O resultado foi um longo congestionamento de ônibus e veículos na Avenida Mauá e na Avenida Castelo Branco. Trecho da Avenida Farrapos também está congestionado com a mobilização.

As empresas envolvidas são Transcal (que faz o transporte entre Cachoeirinha e Porto Alegre), Soul (Alvorada), Viamão e Sogil (Gravataí). O protesto se deve ao não pagamento de férias parceladas e à quantidade reduzida de tickets refeição.

O protesto também tem como pauta as 1,7 mil demissões ocorridas nos últimos anos, especialmente após a pandemia.

Para permitir que o tráfego nas avenidas voltasse a fluir normalmente, a Brigada Militar orientou os motoristas a liberar parte da pista das vias. A Empresa Pública de Transporte e Circulação também trabalha na normalização do tráfego nas vias.

A mobilização foi coordenada pelo Sindimetropolitano, que representa os trabalhadores rodoviários de cidades da Região Metropolitana conta com apoio de Sindicatos rodoviários municipais.

O presidente do Sindimetropolitano, Mauro Santos, explica que a categoria vem sofrendo com redução salarial, de benefícios e de vale-alimentação. “O pessoal queria entrar de greve hoje mesmo”, afirmou Santos. “Hoje é um manifesto, amanhã pode não ter ônibus “, acrescentou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s