Os EUA Suspenderam as sanções impostas por causa do Tráfico em 2019. Afora algumas matérias secundárias na mídia como esta da Deutsche Welle, ninguém falou nada. E de lá pra cá

Da mesma época da matéria acima, a do print a seguir:

No ano passado, o cultivo da planta ocupava área de 7.600 hectares. No início deste ano, as áreas cultivadas estendem-se entre 45.000 e 65.000 hectares, segundo a Agência das Nações Unidas para o Controle da Droga e Prevenção do Crime (ODCCP).
“Voltamos ao nível da década de 90, no início do regime talibã”, comentou o diretor da ODCCP, Steinar Bjornsson.
O governo do primeiro-ministro interino, Hamid Karzai, que assumiu o poder após a queda do talibã, proibiu a produção e o comércio da papoula. Mas, segundo a ODCCP, novas áreas foram semeadas depois dos atentados de 11 de setembro e da intervenção americana no Afeganistão.
Na segunda-feira (25), os Estados Unidos suspenderam suas sanções impostas por causa do tráfico e produção de droga no Afeganistão, sem aguardar entretanto resultados concretos. O assessor do Departamento de Estado encarregado da luta contra o narcotráfico, Rand Beers, explicou que os Estados Unidos têm interesse vital em apoiar inteiramente o governo interino afegão na reconstrução do país.
Até aqui a matéria da Deutsche Welle. Os Estados Unidos Suspenderam as sanções impostas por causa do Tráfico em 2019. Fazia parte do acordo com o Talibã. Ou alguém acha mesmo que esta retirada dos americanos sem levar um tiro é uma derrota igual a do Vietnã, onde os americanos saíram corridos a bala?
É claro que o acordo não inclui só a produção Irrestrita da Papoula, que já se torna o componente mais importante da economia afegã e fonte de renda do Talibã, mas que tem a ver tem.