Eleições 2022/PETROBRAS/Uncategorized

Dia 24 de agosto, 68 anos da Morte de Getúlio Vargas, que deu dignidade aos trabalhadores e Soberania a Nação (Artigo e vídeo do Senador Paim)

Criou a PETROBRAS, A ELETROBRAS, BNDES, Companhia Siderúrgica Nacional, Vale do Rio Doce e o SENAI E SENAC para Ensino Técnico Profissional. E foi o 1º Presidente a se preocupar em regular o trabalho para impedir a super exploração do trabalhador, por isto criou a CLT.

“Saio da Vida para entrar na história” escreveu Getúlio Vargas na sua “Carta Testamento”. E entrou como Líder que levou o Brasil a fazer a transição de uma nação colonizada para uma Nação Industrializada. 

Criou a PETROBRAS, A ELETROBRAS, BNDES, Companhia Siderúrgica Nacional, Vale do Rio Doce e o SENAI E SENAC para Ensino Técnico Profissional. E foi o 1º Presidente a se preocupar em regular o trabalho para impedir a super exploração do trabalhador, por isto criou a CLT.

Não há como negar no entanto o caráter nacionalista e desenvolvimentista de seu governo e nem negar o valor de seu gesto final, que impediu naquele longínquo 1954 que o Brasil se transformasse já lá no que querem transformá-lo agora, uma Colônia serviçal do Império.

Com os direitos dos trabalhadores sendo liquidados e com as nossas grandes Empresas sendo entregues a preços vis ao capital financeiro por Paulo Guedes, depois de terem sido alçadas novamente a grandes empresas do mundo a época dos Governos Dilma e Lula, é bom lembrar deste que “deu sua vida e seu sangue pelo Brasil, como escreve o Senador Paulo Paim no excelente e sucinto artigo que publico a seguir:Getúlio com a mão cheia de Petróleo na inauguração do 1º Poço de Petróleo da PETROBRAS!

Getúlio Eterno

A célebre frase de Osvaldo Aranha continua mais viva do que nunca: ‘Getúlio. Quando se quiser escrever a História do Brasil, queiram ou não, tem-se de molhar a pena no sangue do Rio Grande do Sul, e ainda hoje, quem quiser escrever e descrever o futuro do Brasil terá de molhar a pena no sangue do teu coração’.

Todos nós, que sonhamos e acreditamos que é possível termos um país com direitos e oportunidades iguais para todos, temos a obrigação de reavivar diariamente o legado deixado por Getúlio Vargas.

 Por sua decisão foram criados a Petrobras, a Eletrobrás, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (atual BNDES), a CSN, a Companhia Vale do Rio Doce, o Ministério do Trabalho.

Com Vargas no poder, o país conheceu a Justiça do Trabalho, a Previdência Social, a Carteira de Trabalho, a CLT, o salário mínimo, as férias anuais, o descanso semanal remunerado e tantos outros benefícios.

O crescimento econômico do país exigia trabalhadores capacitados, e Getúlio negociou com os empresários a criação do Senai e do Senac, destinados a formar mão de obra para a indústria e para o comércio. Nascia, assim, o ensino técnico profissionalizante.

Também são dessa época as primeiras universidades brasileiras dignas desse nome. Foi Vargas quem criou a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Porto Alegre (em 1934), a Universidade do Brasil (1937) e a PUC (1940).

Vargas lutou para que o Brasil se tornasse uma grande nação. Ele queria que o povo brasileiro fosse protagonista da sua própria história. Ele deu a sua vida em defesa da sua gente. Viva Getúlio Dornelles Vargas! Eterno no coração do povo brasileiro.

Paulo Paim

Um pensamento sobre “Dia 24 de agosto, 68 anos da Morte de Getúlio Vargas, que deu dignidade aos trabalhadores e Soberania a Nação (Artigo e vídeo do Senador Paim)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s