Porto Alegre

Sem fiscalização da Prefeitura, porcos invadem entorno do Gasômetro e Orla

Quem passasse na Praça Julio Mesquita (Do Aeromóvel) na manhã deste domingo, teria exatamente a impressão da maioria dos vizinhos que moram no entorno: Porcos passaram a madrugada grunhindo em meio ao som de marchinhas de carnaval, jogando e revirando lixo que pode ser visto em 3 das 4 fotos da montagem acima

A punição ao descarte irregular de resíduos, com multas que variam de R$ 444,26 para infração leve a R$ 7.108,13 em caso de infração gravíssima (valores de 2022). É o que determina o Código de Limpeza Urbana do Município.

No Código deve haver também Multa pra quem defeca e mija em Praças, ruas e portas de casas e prédios.

Mas para isto teria que haver fiscalização que não houve e não há. O Prefeito ávido por nova eleição, prefere não fiscalizar pra futuramente não perder o voto dos porcos e seus donos.

Também não há ali e em toda a cidade, preocupação da Prefeitura em ampliar a Coleta Seletiva, que reduziu aliás nos últimos anos.

Também não há nenhuma campanha mais permanente de conscientização sobre o descarte de lixo. Pior, a Prefeitura retirou inclusive os containers verdes das ruas e as pessoas desinformadas passaram a jogar lixo reciclável no mesmo container do Lixo Orgânico.

A Empresa Privada recebe para recolher e transportar o lixo destes containers. E muito. Mesmo assim, além do lixo orgânico, ela leva também lixo reciclável, que vale dinheiro. Ou seja, estão roubando nosso lixo na cara dura. Lixo que poderia estar servindo de Geração de Renda para milhares de catadores, se houvesse Recolhimento Seletivo deste lixo, como já houve no passado.

Como diz o jargão popular: “Parabéns aos Envolvidos”.

Parabéns aos foliões sem consciência coletiva que não se avexam em emporcalhar praças, parques e ruas…longe de suas casas.

Parabéns as empresas de Lixo, que ganham pra transportar lixo e ainda ganham dinheiro vendendo lixo que poderia servir de geração de renda para centenas de catadores.

Parabéns ao Prefeito Melo, que segue enrolando a patuléia com a entrega da cidade a iniciativa privada.

Aliás, não m surpreenderia, se depois desta porquice toda, o Melo anunciasse a entrega também da Praça Julio Mesquita a Iniciativa Privada, se eximindo de sua tarefa de Gestor Público, assim como já fez com boa parte das área públicas de Porto Alegre, incluindo a Orla do Guaíba.

A conta da privataria, da falta de gestão da coisa pública e inclusive do descaso dos cidadãos da cidade, virá no futuro próximo.

Mas quando a conta chegar, muitos dirão :”ah, mas eu não votei no Melo” ou “porcos são os outros que jogam este lixo aí deste jeito”.

Então tah!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s