Uncategorized

A solução não é aumentar, mas diminuir a Jornada de Trabalho para que haja mais empregos

Trabalho infantil

CNI propõe voltar a era da “revolução industrial”, onde não havia os mínimos direitos e até o trabalho infantil era corriquiro

Quando há muito desemprego, a solução para que este seja reduzido, é dividir os empregos que há, reduzindo o impacto sobre um número maior de pessoas. Ou seja, há que se reduzir a jornada de trabalho dos trabalhadores empregados, para que outros possam cumprir estas horas. Haveria assim mais pessoas ganhando salários. E se ganham salários, mesmo que reduzidos temporariamente, compram coisas, Se compram coisas, há outros que tem que produzir as coisas que estes compram. E assim a máquina econômica capitalista anda. Aliás, foi num modelo semelhante, mas de injeção de dinheiro na economia através dos pequenos, que Lula salvou a economia brasileira da pior crise do capitalismo neste século, nos anos 2008,2009 e subsequentes. Injetou dinheiro na economia, distribuindo um quinhãozinho bem pequenininho para milhões de pessoas pobres, que se não fosse este dinheiro, estas pessoas não teriam comprado o que compraram. E assim, cada R$ 1,00 investido no Bolsa Família, virou R$ 1,78 na economia do país. Os pobres salvaram o Brasil da crise. Este seria novamente o tempo de fazer isto, mas relacionado aos empregos. Mas pelo contrário, o empresariado nacional, fiador do golpe contra a democracia, vai ao extremo do ridículo e propõe jornada de trabalho de 80 horas semanais. Voltam ao tempo da tal “revolução industrial”, quando não havia direitos trabalhistas e as jornadas de trabalho eram tão massacrantes quanto no tempo de escravidão.  Se aumentar a jornada de trabalho individual dos trabalhadores, reduzirão mais ainda o número de empregos, e teremos portanto muito mais trabalhadores desempregados. Numa situação onde o governo golpista ataca desavergonhadamente programas sociais como o Bolsa Família, para onde irão estes milhões de desempregados? Para as ruas, mendigar e passar fome. é o que acontece já nos Estados Unidos e vai se agravando na Europa com milhões de pessoas desempregadas e passando fome. Esta é a conta que o povo paga. Já os ricos, estes continuam acumulando cada vez mais fortunas. A CNI e os retrógrados empresários nacionais querem explorar mais que a Europa e os EUA, por isto propõe logo 80 horas semanais de trabalho, e de preferência sem horário de refeição. Fazem isto, por que não investiram em tecnologia, mamaram nas fartas tetas dos subsídios governamentais, até mesmo durante os governos do PT e investiram seu dinheiro em papéis do mercado financeiro. Não há outra solução para o Brasil, do que reduzir a Jornada de Trabalho para gerar mais empregos. Aliás, a Jornada de Trabalho do Brasil ainda é das mais longas do mundo e pela qual os trabalhadores recebem menos: Veja a tabela:

Custo do trabalho por hora

Custo médio por hora trabalhada de um trabalhador em alguns países do mundo, comparado com o Brasil

Contra os argumentos acima, os empresários sempre vem com a lenga-lenga da “produtividade” por trabalhador. Mas a produtividade tem a ver com tecnologia. E como pensar em tecnologia, se os empresários, que ganham incentivos governamentais, não pegam este dinheiro para investir em tecnologia? Aliás, na mesma linha, a argumentação deles diz que trabalhadores tem pouca formação. No entanto, foi justamente nos governos Dilma e Lula que mais se investiu qm qualificação técnica e profissional, com o PRONATEC e centena de Escolas Técnicas, mas o empresariado decidiu derrubar o governo para investir no golpista governo que não quer nem saber de investir em Educação técnica. Os industriais brasileiros, com raras exceções, não capacidade nem de dirigir uma produção de bananas na república das bananas na qual estão transformando o Brasil diante do mundo. Uma vergonha!

Um pensamento sobre “A solução não é aumentar, mas diminuir a Jornada de Trabalho para que haja mais empregos

  1. Pingback: O que aconteceu na Suécia após REDUZIR a jornada de trabalho para 36 horas | Luizmuller's Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s