crédito/trabalho

Prefeitura de São Leopoldo tem Programa de Apoio e crédito a Micro Empreendedores. É o “Mão na Roda”

IMG_9256O Programa  Mão na Roda oferece o Micro Crédito Produtivo Orientado a Micro e pequenos empreendedores. A Prefeitura de são Leopoldo mantém o crédito a partir de Fundo Próprio e de parcerias, já que o Governo Temer acabou com o Programa Nacional de Micro Crédito Produtivo Orientado, deixando Micro e Pequenos empresários a ver navios. Mas são justamente micro, pequenas e médias empresas que geram empregos em maior quantidade e por isto são benéficas ao conjunto da comunidade e não apenas aos proprietários. Esta de parabéns a prefeitura de São Leopoldo ao manter este fundamental programa que ajuda no desenvolvimento Econômico e Social de toda\a comunidade.

“Em um momento em que 14 milhões de brasileiros estão desempregados, é necessário buscar uma saída da crise, investindo na economia local e no pequeno empreendedor”, disse o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, durante o evento comemorativo dos 11 anos do Programa Municipal de Microcrédito Mão na Roda. A solenidade foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedetec) nesta quarta-feira, 14 de junho, na Escola de Gestão Pública. Desde 2005, o Programa Municipal de Microcrédito Mão na Roda alcançou a marca de 1.541 operações e R$ 5,2 Milhões em investimentos. De acordo com o prefeito, a Sedetec desempenha um papel estratégico na ampliação da receita no município. “O desafio é ampliar os recursos para investimentos, aumentar o número de empreendedores atendidos e, mais importante, promover a formação e qualificação dos pequenos e microempreendedores. O microcrédito é um instrumento de estímulo e rearticulação da nossa economia”, destacou Vanazzi.

O secretário Olimar Queiroz (Sedetec) anunciou a parceria com o Conselho de Desenvolvimento Comunitário (CDC) para a divulgação do programa nas associações de bairro de São Leopoldo. “É importante construir parcerias e intensificar o aumento das linhas de crédito para auxiliar a comunidade e os pequenos empreendedores”, enfatizou Queiroz.

O prefeito realizou a entrega de cheques simbólicos do Programa Mão na Roda para os beneficiários homenageados: Maríndia Severo, Leori Fontana, Nivaldo Canabarro, Silvana Oliveira, Leandra Negrini, Patrícia dos Anjos, Liane Olsson, Rosélia da Silva, Marcos Angelim e Cledis Fagundes.

Também participaram da solenidade a vereadora Ana Affonso, representando a Câmara de Vereadores; o representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), Jorge Imperatore; e a gerente de mercado da agência centro do Banrisul de São Leopoldo, Taís Bagmara.

Saiba mais sobre o microcrédito

Um dos benefícios do microcrédito é a facilidade de liberação dos processos, pois com a redução dos entraves e das burocracias, o pequeno empreendedor consegue acelerar as documentações para abrir logo o seu comércio. A chefe do departamento de Microcrédito, Clarissa Azambuja, destaca que o programa proporciona aos empreendedores, formais ou informais, uma oportunidade no mercado de trabalho. “O objetivo não é só fazer o financiamento, mas garantir o sucesso dos empreendimentos e, assim, aumentar as possibilidades de geração de emprego e renda da população”, explica. O microempreendedor pode usar os recursos tanto para capital de giro, como também para investir em melhorias no estabelecimento.

O Programa Mão na Roda oferece empréstimos através da Instituição Comunitária de Crédito Portosol com uma linha de taxa composta: 30% do valor do crédito com taxa de juros de 0,79% a.m. e 70% com taxa de 3,20 a.m. (taxa média de 2,48% a.m.). O prazo é de até 10 parcelas para capital de giro e até 15 parcelas para fixo. Já com a Extracredi a taxa é de 3,5% a.m. e os prazos são de até 12 parcelas pra giro, 18 parcelas pra misto e 24 parcelas pra fixo.

Como funciona o Microcrédito

1- O microcrédito é a concessão de empréstimos de pequeno valor a microempreendedores formais e informais, normalmente sem acesso ao sistema financeiro tradicional.

2- A linha de crédito tem opções de pagamento em até 24 meses, período que varia de acordo com a finalidade do crédito.

3- O dinheiro pode ser utilizado tanto para operações do dia a dia da empresa, como para compra de bens fixos, como equipamentos, máquinas e melhorias nas instalações.

4- Para acessar o financiamento são exigidos documentos e garantias. Neste caso, além da documentação necessária, é solicitado um avalista que resida na região Metropolitana e possua renda compatível, não tenha restrição de crédito e não resida junto com o proponente. Também é necessário apresentar referências pessoais e comerciais tanto do solicitante como do avalista.

O que é o Mão na Roda?

O Mão na Roda é o programa municipal de microcrédito da Prefeitura de São Leopoldo que tem por base forte atuação e presença local dos agentes de oportunidade.

 

O que é o Microcrédito?

O Microcrédito é a concessão de crédito de baixo valor para atendimento das necessidades financeiras de pessoas físicas e jurídicas com atividades produtivas  de pequeno porte. O crédito é destinado para o negócio, sendo vetado uso para consumo pessoal de qualquer espécie.

 

A quem se destina?

Empreendedores formais e informais:

-Trabalhadores autônomos;

-Micro e pequenos empresários;

-Empreendedores individuais.

 

O que é preciso?

-Ter atividade produtiva em São Leopoldo;

-Ter experiência na atividade de no mínimo 6 meses;

-Não possuir restrições no SPC e Serasa;

-Avalista que more na região metropolitana e não resida com o proponente;

-Apresentar referências pessoais e comerciais;

-Trazer a documentação completa.

 

Onde procurar:

Departamento de Microcrédito

Térreo do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de São Leopoldo

Endereço: Av. Dom João Becker, 754  São  Leopoldo  – RS

Telefone: (51) 2200.0336

E-mail: microcredito@saoleopoldo.rs.gov.br

Fotos Charles Dias

*Colaborou Amanda Bier, estagiária de Jornalismo da Sedetec

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s