Porto Alegre

Marchezan foi ‘re-inaugurar’ obra feita pelo Governo Dilma e toma vaia na Restinga (Vídeo)

video

Guarda Municipal agrediu manifestantes

 

A reportagem e o artigo são Da TV Restinga

Na manhã desta última sexta-feira, 10 de Novembro, houve uma confusão generalizada durante a visita do prefeito Nelson Marchezan Júnior na reinauguração das obras do novo complexo cultural e esportivo (CÉU das Artes) no Barro Vermelho, aqui na Restinga. A obra, que é um projeto do Governo Federal, implantado durante o governo da ex-presidenta Dilma Rousseff, estava parada por falta de recursos, mas com a recente liberação de verbas pela Caixa, pôde ser retomada. Mas o que nem a prefeitura nem o prefeito Marchezan poderiam esperar, é que no local estariam presentes um grande número de municipários protestando contra o parcelamento de salários e também contra o projeto de lei elaborado pelo executivo que prevê o corte de benefícios e direitos adquiridos pelos servidores públicos municipais.
Ao microfone, quase sem conseguir falar devido ao barulho das vais, Marchezan disse que aquela inauguração se tratava de um ato público, que os manifestantes estariam atrapalhando e que portanto eles estariam cometendo um ato infracional. Ele informou ainda que todos estavam sendo gravados e que posteriormente irão sofrer com as penas da lei, o que para Jona Reis, diretor do SIMPA Sindicato dos Municipários de Porto Alegre e que estava transmitindo ao vivo pelo facebook a solenidade, isso soou como uma ameaça aos servidores. Para finalizar, o prefeito disse que aqueles que estavam ali não mereciam ser chamados de servidores públicos, o que gerou mais indignação por parte dos municipários, que estavam ali exercendo seu livre direito de manifestação, previsto na constituição federal. Em seguida, iniciou-se uma correria e começou a confusão. Guardas Municipais partiram para cima dos manifestantes. Houve agressão física, onde pelo menos 2 pessoas, pelo que dá para se ver nas imagens, são jogadas ao chão. A GM também usou spray de pimenta e um guarda municipal chegou a puxar e apontar uma arma de choque (teaser), para um outro municipário, que aparece segurando um pedaço de pau na mão. Uma cena triste e lamentável, onde de ambos os lados encontravam-se funcionários públicos, colegas, submetidos pela atual gestão municipal a uma situação no mínimo vexatória. Mesmo com todo clima tenso, o prefeito, alguns vereadores, secretários e representantes da comunidade, seguiram com o ato da reinauguração da obra, que quando concluída, será de grande importância para os jovens da nossa comunidade. Uma pena que um momento importante destes para a Restinga, tenha terminado desta forma. A Brigada Militar também foi chamada ao local e um grande aparato de segurança, com muitos guardas municipais e um grande contingente de brigadianos com viaturas e motos, escoltaram o prefeito na saída do local.
Em nota, a Prefeitura de Porto Alegre diz que lamenta os episódios de agressões, ameaças e culpa o SIMPA pelo ocorrido e que seguirá adotando todas as providências legais, nos âmbitos administrativo e judicial, para garantir a normalidade da prestação dos serviços e o direito dos servidores que querem trabalhar. Pelo lado dos municipários, o SIMPA diz que repudia as manifestações do prefeito e as atitudes da Guarda Municipal e entende que esta postura não é compatível com o cargo de um chefe do Executivo e de sua “força de segurança”, que devem trabalhar para resolver os problemas da cidade e proteger o patrimônio público, ao invés de criar subterfúgios e provocar confrontos desnecessários com quem se manifesta dentro dos parâmetros legais.
As imagens do vídeo, que são uma compilação do fato ocorrido, são de Jonas Tarcísio Reis.  

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s