ELEIÇÕES 2018/política/Rio Grande do Sul

Em Nota Pública, Grupo interno do PSB expõe divergência sobre método e apoio a Sartori (vídeo)

No vídeo, Deputado Stédile expõe as razões pelas quais o PSB se decidiu pela aliança com Sartori

Este blog já havia publicado o artigo “Em Manifesto, PSB de Beto Albuquerque, diz que apoio a Sartori é só para manter os cargos de seus apadrinhados”

Na Nota Pública, o Grupo Levanta Rio Grande, retirou a Pré Candidatura do Professor Hermes Zannetti ao Governo do Estado e questionou o método e a falta de discussão sobre programa de governo para aderir a candidatura Sartori:

“Essa decisão foi tomada a partir do momento em que, por pressão de dois líderes expressivos do partido, foi negada a apreciação e votação de condicionantes programáticas que constituem pressupostos básicos para que qualquer legenda democrática decida por uma coligação ou uma candidatura própria em uma eleição majoritária. Essas condicionantes também são orientações do programa, do manifesto e do estatuto partidários.  “

Segue a Nota na Íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO – MOVIMENTO LEVANTA, RIO GRANDE!

O Movimento Levanta, Rio Grande! optou na manhã deste sábado (21), durante o Congresso estadual do PSB, por retirar a sua CAUSA candidata ao governo do Estado, liderada pelo deputado Constituinte Hermes Zaneti. Essa decisão foi tomada a partir do momento em que, por pressão de dois líderes expressivos do partido, foi negada a apreciação e votação de condicionantes programáticas que constituem pressupostos básicos para que qualquer legenda democrática decida por uma coligação ou uma candidatura própria em uma eleição majoritária. Essas condicionantes também são orientações do programa, do manifesto e do estatuto partidários.

Tais pressupostos são, por óbvio, aqueles que os eleitores esperam dos partidos políticos: princípios ideológicos e programáticos. No caso do Rio Grande do Sul, esses princípios incluem a forma de enfrentamento da dívida pública, que permanece impagável e está sendo negociada pelo atual governo para ser prorrogada por mais 20 anos, inviabilizando de vez o nosso estado; a defesa de estatais estratégicas, como o Banrisul, a CEEE e a Sulgás – bem como de importantes Fundações que atuam na área do conhecimento –, hoje enfraquecidas em consequência dessa dívida espúria; as políticas públicas em áreas que são pilares da sociedade, como a educação, a saúde e a segurança; as políticas de cultura, de ensino superior, de ciência e tecnologia, entre outras.

No entendimento do Movimento Levanta, Rio Grande!, a negativa em discutir essas questões como preliminares à decisão sobre a política eleitoral evidenciou a existência de tratativas pré-acordadas com o atual governo, situação que anulava qualquer espaço deliberativo real do Congresso partidário. A retirada de nossa candidatura, antes mesmo da votação sobre a estratégia eleitoral, revelou-se imperativa quando ficou evidenciado que o atual governador, senhor José Ivo Sartori, aguardava na porta do Palácio Piratini, à espera da aprovação da coligação eleitoral que viabilizaria o lançamento de sua pré-candidatura à reeleição, o que até então não havia sido formalizada pelo seu próprio partido, o MDB.

O Movimento Levanta, Rio Grande! permanecerá atuante na defesa de suas teses, que têm o objetivo de repensar profundamente a atual situação econômica e financeira do estado e do País, como base para a retomada do nosso pacto político. O Movimento tem ainda por missão evidenciar aos partidos, inclusive ao PSB, a urgente necessidade de se reorientar a política em nome do que a população espera dos políticos: a defesa de ideais e iniciativas voltados ao bem comum.

MOVIMENTO LEVANTA, RIO GRANDE!