Porto Alegre/privatização/transporte público

Trabalhadores da CARRIS amanhecem mobilizados contra privatização, em defesa do Transporte Público. Assista e leia:

Ontem publiquei aqui o artigo GREVE e LUTO na CARRIS a partir desta Quinta-Feira (02/09) Assista o vídeo e Leia como isto vai afetar os porto alegrenses.

Também durante o dia de ontem, a cidade foi atacada por Vereadores eleitos pelo voto popular que não tiveram vergonha em decidir pela eliminação de 3.200 postos de trabalho de cobradores de ônibus em plena pandemia.

E mais desavergonhada ainda a postura da Diretoria do Sindicato que deveria ter convocado os trabalhadores a Luta desde o momento em que o Prefeito, a serviço das transportadoras privadas, disse que encaminharia a demissão dos cobradores sob o argumento de que as passagens baixariam de preço. Agora serão mais 3.200 vagas de trabalho a menos e muitos desempregados a mais em Porto Alegre para que a passagem “suba 7 centavos a menos”. É isto: ela não vai baixar. Ela vai subir a menos do que subiria. E quem decide quanto ela vai subir, na ótica do Atual Prefeito, são as empresas donas dos ônibus e não a Prefeitura, que é a Dona das linhas que concede para as empresas atuarem, embora a Prefeitura tenha a CARRIS, empresa Pública fundada por Dom Pedro II e que é a que transporta o maior número de passageiros de Porto Alegre.

O Plano de Melo, de favorecer as empresas privadas, só se completa com a privatização ou o desmonte da CARRIS, que ele e seus capangas chamam de “desestatização”.

Com a “desestatização”, serão liquidadas as Linhas T, que cruzam a cidade e evitam que o trabalhador pague 2 passagens e vão ser desativadas todas as linhas que não deem lucro. Ou seja, as linhas para lugares mais distantes ou que transportem menos passageiros em determinados horários, serão desativadas “por que não dão lucro”.

Colocando Faixa Preta de Luto em Cada ônibus que sai da Garagem por Exigência da Justiça

A LUTA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA CARRIS DEVE SER DO POVO TODO, POR QUE TODOS OS PROTO ALEGRENSES SERÃO PREJUDICADOS.

OS TRABALHADORES DA CARRIS ESTÃO NESTA LUTA A MUITO TEMPO, MAS RETOMARAM ELA COM FORÇA NESTA MANHÃ.

Embora a Justiça tenha obrigado parte da Frota a Circular, os ônibus estão circulando com uma Faixa Preta em Sinal de Luto pelo que pode acontecer ao Transporte Público em Porto Alegre, enquanto outra parcela dos Trabalhadores já prepara a ampliação dos Movimento para as empresas privadas, que pela decisão da Câmara de Vereadores, estão autorizadas a extinguir todos os cobradores. Esta decisão aliás, teve o aval tácito do Sindicato, que não mobilizou a categoria contra esta barbaridade.

São os Trabalhadores da CARRIS e sua Comissão de Representantes que esta a testa desta mobilização que é por todo o povo de Porto Alegre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s