O DIA NA HISTÓRIA

Em 25/08, 4 anos atrás, Frei Sérgio e 7 militantes encerravam Greve de Fome pela Libertação de Lula

Várias Mídias tem sua coluna “Hoje na História”. No geral são coisas atinentes as elites financeiras e/ou intelectuais. A Classe Trabalhadora tem muita história de Luta. E TODO DIA é dia de memória dos Trabalhadores.

Procuro fazer isto aqui no Blog. Ontem mesmo publiquei aqui o artigo Dia 24 de agosto, 68 anos da Morte de Getúlio Vargas, que deu dignidade aos trabalhadores e Soberania a Nação.

Hoje, 25 de Agosto é dia de lembrar o Aniversário de Nguyen Giap, herói que comandou a vitória do Vietnã sobre os Impérios Americano e Francês

Mas é dia também de lembrar os que lutam com e pela Classe Trabalhadora Brasileira.

E aí, quando escrevi dia 25/08 no google me veio o texto a seguir, do #TBT do Frei Sérgio Göergen :

Em 25 de agosto de 2018 eu e mais 7 companheiros e companheiras encerramos 26 dias da Greve de Fome por Justiça no STF. Foi uma ação extrema, porém pacífica, que pedia aos juízes e juízas que colocassem em pauta uma ação que devolveria a liberdade ao presidente Lula, naquele período preso político em Curitiba.

Mais que isso: denunciávamos o risco do fascismo, a escalada autoritária, o golpismo e a volta da fome. Chegamos a ser recebidos por 10 dos 11 titulares do STF. Algumas pessoas dizem que nossa greve de fome foi derrotada por não ter sido possível libertar Lula naquele momento e impedir que Bolsonaro e seus cúmplices chegassem ao poder. Discordamos!

As sementes de resistência semeadas naqueles 26 dias ainda seguem brotando. Hoje Lula está livre e nós estamos cada dia mais organizados e mobilizados para defender a democracia, vencer a eleição, começar a reconstrução do país e devolver ao povo sua dignidade e seu direito ao protagonismo de sua própria história.

Há 4 anos encerrava com valorosos companheiros e companheiras minha quinta greve de fome, uma greve que ainda hoje é relembrada como um grito de alerta e saudada como um esteio que ainda serve de sustento às lutas de nossos dias.

Frei Sérgio Antônio Görgen

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s