Água/Porto Alegre/Rio Grande do Sul

No JA, Paulo Germano liga a máquina de narrativas da RBS pra convencer os porto alegrenses a privatizar o DMAE

Print da Tela no Comentário do Paulo Germano neste dia 27/12. Pra ver, basta clicar

Hoje o Paulo Germano comentou no Jornal do Almoço sobre “Agências de Regulação” de preços e serviços, quando falava sobre a Falta de água. É a senha pra ligar a máquina de narrativas da RBS pra sustentar a narrativa de privatizar o DMAE. Leia o artigo e saiba por que:

Quem coloca o Presidente do DMAE é o Prefeito. Se o DMAE não esta atendendo direito todos os cidadãos, tem que cobrar do Prefeito e eleger um que faça o DMAE e os serviços públicos funcionarem para o cidadão. Por que empresa privada não visa o cidadão, visa o lucro e só.

O DMAE aumentou a conta d’água acima da Inflação e o serviço tá piorando, como dá pra ver nas reclamações do povo na mídia. Em pleno natal faltou água em 16 bairros.

E ao mesmo tempo o DMAE tem Lucro Anual milionário há 10 anos. Mas o Melo esta usando este lucro pra outros investimentos, por que pro povo ele quer passar a ideia de que o DMAE Público não funciona e que bom mesmo é Privatizar.

O que o Sebastião Melo e a RBS querem, é privatizar o DMAE, que até bem pouco tempo atendia muito bem a população e que entrega água potável a 100% dos porto-alegrenses e trata  esgoto de 87,7% da população. Isto quem diz é a própria Prefeitura. Mas por que mexer num time que funciona. tá ganhando e sempre foi unicamente público?

Mas tendo lucro como tem e não entregando direito a água, o que eles estão querendo fazer, é convencer a população de que “privatizado é melhor”. Não é!!!

Tá errado vender o DMAE, como mostram dados de dezenas de países onde o Saneamento e a Água estão sendo REESTATIZADOS.

Quem determina o Presidente de uma Estatal Municipal como o DMAE, é o Prefeito que é eleito de 4 em 4 anos pelo povo. Ele é que pode exigir a tal “regulação”, inclusive impedir que a Conta De Água suba se não houver razão para isto.

Agência de Regulação é instrumento que governos interessados em entregar tratamento de água, esgoto, Petróleo e Energia nas mãos das empreiteiras. Aí eles dizem que “regulam” os preços dos serviços privatizados.

Mas quem tem maioria nas Agências reguladoras, são…as empreiteiras, sozinhas ou junto com “amigos”. Aí os preços sobem mais ainda. Olha aí o Preço da Luz por exemplo: A CEEE privatizada, agora Equatorial, já subiu o preço da luz, os serviços pioraram e…já estão anunciando que em 2023 a luz vai subir pelo menos …23%. E a tal “Agência Reguladora” , a AGERGS, só explica as razões de tal ou qual aumento na Luz. Até então, na água eles pouco metem o bico no Estado, por que temos a CORSAN Pública. E olha que estão tentando privatizar ela também, fazendo um monte de tretas, a ponto da Justiça Suspender a mal explicada venda.

O Sebastião Melo vender sua alma as empreiteiras, é um problema dele. Mas ele vender os bens e serviços públicos de Porto Alegre, é um problema nosso. E deveria ser também de formadores de opinião como o Paulo Germano, que não são donos de empreiteira, como aliás, o são os patrões dele e de outros.

Aliás, é uma vergonha pra todos os Porto Alegrenses, que já tenha muita gente chamando a cidade pelo apelido de “MELNIKISTÃO”. Não tá tudo contido simbolicamente neste apelido? O Vendedor das coisas públicas e alguns compradores?

4 pensamentos sobre “No JA, Paulo Germano liga a máquina de narrativas da RBS pra convencer os porto alegrenses a privatizar o DMAE

  1. Esses porcos privatistas,com poder aquisitivo muito superior a camada pobre da população,pouco se importam com quem tem baixa renda e pagará bem mais caro pela água se o DMAE for privatizado.Sempre defendem a venda de órgãos públicos,assim como fizeram com a Carris,CEEE, Corsan… A prefeitura precariza o serviço, prejudicando o consumidor,para convencê-lo que privatizar é melhor.Judia do povo,ao invés de prestar um bom serviço, sempre segundo seus interesses.Lamentável. Talvez um dia o eleitor aprenda a escolher nas urnas o candidato certo,que se importe a manter os órgãos públicos funcionando em pról da população.

    Curtir

  2. O prefeito Melo está nos saindo um traidorzinho de primeira, não bastasse a tentativa de concessao do Parque Farroupilha (Redenção) à iniciativa privada, agora quer vender o DMAE. Eu creio que ele está desistindo de sua carteira política, pois vai cair no esquecimento do povo, para não dizer: vai atrair a antipatia e aversão dos eleitores. Começando por mim.

    Curtir

    • Não sei não. O proselitismo que ele tá fazendo nas vilas é uma barbaridade. Se não houver uma Frente eleitoral para enfrentá-lo, nadará de braçada, como Bolsonaro nadou sem o Lula estar no jogo. Não te esquece que o Melo aderiu aos métodos e ao próprio Bolsonaro.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s