
Há três anos a Seca se abate dolorosamente sobre o Rio Grande. Mesmo assim, o Governo Eduardo Leite fez muitas promessas, poucas ações e as que vieram, vieram tardiamente. É ocaso do auxilio de R$ 1 mil por família da Agricultura Familiar, prometida desde a grande mobilização dos agricultores familiares de fevereiro de 2022, mas que só foi paga em Dezembro, quando já a nova seca dava sinais.
Vem em boa hora a Comissão Externa de Deputados, representantes do povo que são, para acompanhar, propor e também fiscalizar se o Governador esta cumprindo com seu papel de Executivo e atendendo o povo que precisa, como não fez antes com os Agricultores familiares.
É possível afirmar que a seca está afetando praticamente todo o Estado, com menor intensidade nas regiões do Litoral e Serra.
Preocupado com a situação, o segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira, protocolou a constituição de uma Comissão de Representação Externa para acompanhar os impactos gerados pelo longo período de estiagem no RS e sugerir alternativas capazes de amenizar as perdas ambientais, sociais e econômicas advindas.
Segundo o parlamentar, o executivo estadual também foi oficiado, por meio da Casa Civil e da Emater, pela necessidade da elaboração de uma Nota Técnica sobre a situação das perdas na agropecuária, bem como das famílias e comunidades diretamente afetadas pela falta de água.
“Esses dados serão importantes nas tratativas que faremos junto aos governos do RS e da União”, explica.
Valdeci lembra que durante o governo Tarso Genro programas estruturantes foram realizados pensando no ciclo histórico das estiagens.
“Os programas Mais Água Mais Renda, da Secretaria da Agricultura, e o Irrigando a Agricultura Familiar, da Secretaria do Desenvolvimento Rural, não tiveram continuidade após a gestão petista e foram estes que dobraram a área irrigada no RS.
A estiagem nos atinge desde o ano de 2019 e somente no final de 2022, durante o período eleitoral, que o governo Leite passou a executar algumas medidas anunciadas, como o Auxílio Emergencial”.
A comissão de representação externa, que ainda será aprovada pelo plenário da AL, se justifica na necessidade de o Parlamento acompanhar a situação nas diversas regiões, contribuir no diagnóstico e sistematizar as demandas, bem como demandar e acompanhar as medidas junto ao Governos Estadual e Governo Federal.
Valdeci anuncia, ainda, que o Governo Federal está preparando um pacote de medidas para enfrentar a estiagem no Estado.
Com informações da Jornalista Raquel Wunsch (MTE 12867)
Leia e ouça também sobre o Tema aqui no Blog Agricultora Cleonice Back mostra em Brasília a tragédia da Seca que assola a Agricultura Familiar no RS (Áudio e texto)
Assista Também o Testemunho do Frei Sérgio sobre a Seca e as consequências: